Como criar um papel timbrado

Como criar um papel timbrado que diferencie sua empresa?

4 agosto, 2016 9:00 am | Criado por | sem comentários | 1 ano

Um mercado cada vez mais competitivo exige que os gestores encontrem formas eficientes de colocar as suas empresas em posição de destaque. É preciso se diferenciar dos concorrentes e conquistar a preferência do público. E por mais que muitos o considerem um mero detalhe, criar um papel timbrado corporativa de qualidade pode ajudar a diferenciar sua marca.

Nesse contexto, é responsabilidade do gestor ter atenção constante às exigências do mercado para que a organização use estratégias de marketing e possa se utilizar de soluções inovadoras em todos os seus processos.

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que a comunicação institucional e a identidade visual corporativa são algumas das ferramentas mais importantes para o fortalecimento de uma marca e consolidação da empresa no mercado.

E dentro da comunicação, alguns elementos se fazem fundamentais, como criar um papel timbrado — uma das peças mais importantes da papelaria corporativa.

Nesse post você vai entender como o papel timbrado pode ser utilizado para a diferenciação e aumento do poder competitivo da sua empresa. Boa leitura!

como criar uma identidade visual

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Como criar um papel timbrado e a importância da papelaria

A papelaria corporativa é um conjunto de peças criadas a partir de um logotipo e que têm a função essencial de reforçar a identidade e a imagem de uma empresa.

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante entender os conceitos de identidade visual, a importância do design e como se dá a sua criação e seus desdobramentos.

Toda empresa deve ter elementos gráficos, visuais e conceituais que trabalhem para apresentar aos mais diversos públicos quais são os seus valores, diferenciais competitivos e áreas de atuação.

Estamos falando do nome da empresa, do seu logotipo, das cores utilizadas em sua comunicação, eventuais estampas, ilustrações, frases de impacto, placa de fachada, peças de papelaria e muito mais. Dada a sua importância, sempre recomendamos que a identidade visual seja desenvolvida por um profissional qualificado e experiente, com habilidade para traduzir as principais características da empresa com personalidade e apuro estético.

Processo para criar um papel timbrado e papelaria

O processo de criação se inicia com a escolha do nome e o desenho do logotipo da empresa e, a partir daí, vai se desdobrando para uma série de peças, sendo que a papelaria corporativa compõe um dos conjuntos mais eficientes.

Ela é formada pelo cartão de visita, o papel timbrado, os envelopes de correspondência, uma pasta de documentos e outros materiais que se façam necessários de acordo com as especificidades da empresa.

Por conter todas as informações essenciais para que o público possa conhecer a empresa, como o logotipo, o endereço (físico e virtual) e dados de contato, a papelaria corporativa funciona como uma plataforma para divulgação da marca.

As peças da papelaria são utilizadas no cotidiano da empresa e repassadas aos mais diversos públicos, consolidando uma imagem de profissionalismo, preocupação com os detalhes e competência.

Isso significa que, de uma forma sutil, a marca vai ganhando espaço no mercado, sendo divulgada através de materiais importantes. Desenvolver uma papelaria instigante, de qualidade e que apresente bem a sua marca é essencial para construir uma boa imagem.

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Os cuidados com a identidade visual do negócio

Agora que você já entende o conceito de identidade visual e o seu impacto para o sucesso do negócio, é preciso pensar na melhor forma de desenvolver um conjunto de peças que seja ideal para as necessidades de sua empresa. Antes de tudo, ressaltamos mais uma vez a importância de construir parcerias com bom profissionais.

Por mais que o trabalho de desenvolvimento de identidade visual se relacione com a intuição, ele é, também, extremamente técnico. Sim, não podemos nos esquecer que Design Gráfico é uma área de atuação que demanda anos de estudo em uma universidade e muita experiência.

Portanto, lembre-se: uma identidade visual não é, de forma alguma, uma questão de gosto pessoal.

Tenha certeza de que por trás das escolhas do designer estão embasamentos técnicos, muita pesquisa e experiência. Em resumo, o principal cuidado no momento de criação é a seleção do profissional responsável.

Mensagem coerente

Depois disso, temos que ter em mente a importância de passar uma mensagem coerente e consistente para o público. Isso significa, entre outras coisas, que todas as peças que compõem a identidade visual devem ser harmônicas, funcionando como um conjunto que trabalha em prol da empresa.

Não adianta passar uma mensagem ao criar um papel timbrado e papelaria e se contradizer na ambientação da sua loja, por exemplo. Imagine que um dos pilares de sua identidade é a organização. Isso significa que esse elemento deve ser percebido em todas as peças, sem exceção.

Diferenciação

É importante considerarmos também a necessidade de diferenciação. Por isso, é muito válido conhecer o trabalho dos seus concorrentes, de forma a encontrar maneiras de desenvolver uma identidade e criar um papel timbrado que não corram o risco de serem confundidos com outra marca que oferece um produto ou serviço semelhante ao seu. Com a competitividade do mercado, ser original faz toda a diferença.

Identidade visual

Por fim, outro aspecto que não deve ser negligenciado em relação à identidade visual da empresa é a preocupação constante com a modernização. É claro que uma marca (e seus desdobramentos) deve ser criada para durar, mas à medida que o tempo passa e uma empresa vai conquistando novos públicos e mudando o perfil de seus produtos e serviços, deve estar preparada para fazer mudanças também em sua identidade, garantindo que ela seja sempre coerente com a empresa e adequada ao momento atual.

Confira: O que é papel timbrado e como valoriza seu negócio

Investindo no diferencial de sua empresa

Com a globalização, os avanços tecnológicos e a disseminação da informação, temos um mercado cada vez mais competitivo e um público formado por cidadãos exigentes, bem informados e que desejam consumir muito mais que produtos ou serviços. O consumidor de hoje está em busca de se conectar com as suas marcas preferidas, por meio de um reconhecimento de valores, do alinhamento de objetivos e da admiração pela postura corporativa da empresa.

Nesse cenário, é preciso adotar uma política constante de investimento nos diferenciais da sua empresa. O primeiro ponto, então, é buscar um conhecimento profundo sobre o seu negócio:

  • O que você oferece ao cliente?
  • Que tipo de necessidade ou desejo a sua empresa é capaz de suprir?
  • Quem é o seu público, quais as suas expectativas?
  • De que maneira e em quais aspectos o seu negócio é superior ao negócio dos seus concorrentes?

Essas respostas devem ajudar no desenvolvimento de um planejamento estratégico e de investimentos em seus principais diferenciais competitivos. E aqui, mais uma vez, entra a comunicação.

A comunicação é uma ferramenta poderosa para que os empreendedores possam apresentar uma empresa ao público e, aqui, todos os detalhes devem ser pensados e utilizados para a transmissão de uma mensagem única.

Trace um plano de ação que lhe permita apresentar os seus diferenciais com clareza e objetividade, seja através de uma campanha publicitária, um website completo, intuitivo e amigável ou claro, de um papel timbrado desenvolvido com propriedade, técnica e qualidade.

À medida que os clientes e potenciais clientes começarem a perceber os diferenciais, sua marca tende a ganhar mais espaço no mercado, sendo memorizada e facilmente reconhecida. E afinal, não é esse o objetivo de todo empreendedor?

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Como criar um papel timbrado com 3 ferramentas digitais

Ao criar o papel timbrado deve levar em consideração a identidade visual da empresa, suas características principais, os públicos prioritários e, claro, os usos do material.

É preciso entender em quais situações o papel timbrado será utilizado para garantir que a sua diagramação e organização da informação sejam feitas da melhor forma possível. Por exemplo: se ele for utilizado para o envio de orçamentos e propostas aos clientes, é necessário que ele traga todos os dados de contato da organização, incluindo telefones.

Algumas ferramentas são muito úteis na criação do papel timbrado, veja aqui:

CorelDraw

O Corel é um excelente programa para designers e um dos seus principais benefícios é a facilidade de uso e uma interface bem amigável. Nesse sentido, pode ser de grande ajuda no momento de desenvolvimento do seu timbrado, oferecendo recursos excelentes para que o resultado ajude na consolidação da imagem da empresa.

Illustrator

Um programa com princípios semelhantes ao Corel, mas com algumas especificidades. A conversa sobre qual é a melhor opção faz parte do dia a dia dos designers e tem dado o que falar. De toda forma, assim como o Corel Draw, o Adobe Illustrator é uma ótima ferramenta para a criação do seu timbrado!

Word

Sim, é possível utilizar até mesmo o mais famoso editor de textos para criar o seu papel timbrado. Aqui é importante ressaltar que o word não é um programa de editoração gráfica e, por isso, oferece algumas limitações. Entretanto, se você já possui a marca da sua empresa, é possível trabalhar com o programa para a criação de uma versão simplificada do timbrado.

Todas as ferramentas são muito úteis e interessantes, mas voltamos a ressaltar a importância de um profissional especializado em design para a criação das peças de comunicação da sua empresa. Há, inclusive, empresas que fazem a conexão entre esses profissionais e os clientes.

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A importância de uma comunicação bem estabelecida

Todo gestor deve ter em mente que a comunicação é uma das principais ferramentas para consolidação da marca e garantia de um bom espaço no mercado. Os avanços tecnológicos e a consequente facilidade de obter informações tem feito com que os clientes se tornem cada vez mais exigentes.

Hoje em dia, não basta oferecer um bom produto ou serviço — é preciso ter uma postura sólida, coerente e responsável diante da sociedade. Os clientes vão sempre preferir aquelas marcas que se abrem ao diálogo, que apresentam valores com que eles se identificam e que se mostram constantemente preocupados com a melhoria do produto, atendimento e da sociedade como um todo.

Nesse contexto, a comunicação é uma das formas mais eficientes de se apresentar e posicionar no mercado. Mostrar ao público em geral e aos clientes e potenciais clientes quais são os valores da marca e seus principais diferenciais em relação aos concorrentes deve ser uma preocupação constante. Aqui, a papelaria corporativa e, consequentemente, o papel timbrado, exercem um papel essencial.

Eles padronizam qualquer comunicado emitido pela empresa — seja o envio de orçamentos e propostas, contratos, solicitações, entre outros, transmitindo uma mensagem de profissionalismo, organização e preocupação com os detalhes. Além disso, é uma forma indireta de reforçar a imagem da marca na mente das pessoas: ao visualizá-la em todas as páginas de um documento, ela eventualmente será mais facilmente reconhecida e lembrada.

Em outras palavras, uma comunicação bem estabelecida é um convite para que os clientes conheçam, entendam e admirem a marca, estando abertos para a construção de um relacionamento mais duradouro com a empresa.

Sabemos que nos dias de hoje não é possível garantir o sucesso pensando apenas em vendas imediatas, é preciso conquistar a confiança e o respeito dos clientes, pensando no longo prazo e isso só é possível através do uso eficiente das ferramentas de comunicação social. Para além disso, um cliente satisfeito e que admira a empresa é sempre um embaixador da marca, divulgando seus diferenciais e incentivando o consumo de outras pessoas.

Por que buscar o diferencial competitivo?

Encontrar um diferencial competitivo se faz uma necessidade básica e muito importante para qualquer empresa nos dias de hoje, em um mercado cada vez mais disputado e onde a tendência é de que produtos e serviços sejam cada vez mais parecidos e padronizados.

É muito importante descobrir quais são as formas de encantar os clientes, de fazer com que eles se lembrem da marca e que essa memória se transforme em mais vendas e indicações.

Para que isso aconteça, é muito importante que os gestores façam um trabalho contínuo de autoconhecimento. É só a partir de um entendimento completo do negócio e da atuação da empresa que os diferenciais competitivos poderão ser encontrados e melhor explorados em favor do sucesso.

Preço baixo não é diferencial

Também é importante ter em mente que esse diferencial não pode ser o menor preço e deve estar em várias áreas e aspectos: pode ser o atendimento impecável, a velocidade na prestação do serviço, a política de patrocínios e cuidados com o meio ambiente, enfim, são muitos os caminhos para se destacar e se diferenciar.

Mais uma vez lembramos que os clientes têm se tornado exigentes e muito bem informados e o menor preço já deixou de ser garantia de venda há algum tempo.

Encontrar e comunicar este material

Encontrar o diferencial competitivo, então, é o primeiro passo na caminhada de qualquer empreendedor rumo ao sucesso.

Depois, é claro, é preciso descobrir as melhores formas de comunicar essas qualidades ao cliente — um slogan que traduza os pontos mais fortes, um material de comunicação que seja atraente, coerente e bastante persuasivo, uma papelaria corporativa bonita, eficiente e pensada de forma a colocar a empresa em um novo patamar no mercado.

Todas as ações em conjunto fazem com que a empresa se torne cada vez mais forte diante dos concorrentes e, ainda mais importante, bem vista pelos clientes e futuros clientes — esses sim os responsáveis pelo sucesso de qualquer marca no mercado.

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A marca e sua fixação na mente dos consumidores

Todos nós sabemos que o processo de compra é, muitas vezes, um tanto subjetivo e nem mesmo o consumidor sabe apresentar argumentos racionais e objetivos que justifiquem a sua escolha de uma marca em detrimento a tantas outras. O que sabemos, entretanto, é que uma marca que já tem um espaço na mente do consumidor e que vai ser lembrada e reconhecida, tem muito mais chances de ser escolhida.

Então, podemos dizer que a fixação da marca na mente do consumidor é uma das etapas mais importantes para que a empresa se consolide no mercado.

Afinal, de forma geral e ampla, são os consumidores os responsáveis por transformar uma empresa em sucesso de vendas. E como obter a fixação da marca, garantindo que a sua empresa seja sempre lembrada e reconhecida? Não temos dúvidas de que se trata de um trabalho a longo prazo, que demanda bastante planejamento, trabalho e autoconhecimento.

Criação da identidade visual

Tudo começa com a criação de uma identidade visual que seja forte, criativa, coerente e que traduza os valores e diferenciais da organização de forma interessante e inovadora, dialogando com os clientes de uma forma que os concorrentes não fazem.

É sempre recomendável trabalhar com um profissional especializado, um bom designer que será capaz de criar uma identidade adequada às necessidades da empresa e às expectativas do público. A responsabilidade do gestor é fornecer informações completas ao designer, tanto sobre a empresa quanto sobre o mercado e os concorrentes, permitindo que ele tenha em mãos todo o material necessário para a criação.

Fixação da marca

Com a identidade visual em mãos, o processo de fixação da marca na mente dos consumidores é muito mais fácil e intuitivo e se dá a partir de peças de comunicação que sejam harmoniosas e que trabalhem com os mesmos objetivos.

Nesse sentido, tudo aquilo que será visto pelo público deverá ser pensado de forma sistêmica: a embalagem do produto, a fachada da loja, o website, a papelaria corporativa.

É essencial que essas peças funcionem como um conjunto forte e coerente, transmitindo sempre a mesma mensagem de profissionalismo e qualidade. Mesmo sem perceber, o consumidor vai começar a vincular os elementos da marca (cores, estilo do discurso, ilustrações, etc) à sua empresa, o que contará muitos pontos no momento de decisão de compra.

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5 dicas antes de como criar um papel timbrado

Antes de criar o seu papel timbrado, é importante observar algumas questões que têm grande influência no resultado final e podem fazer toda a diferença no sucesso da sua peça. Veja as nossas dicas:

1- Pense nos usos

É muito importante pensar em quais serão os principais usos do seu timbrado para que os fatores essenciais sejam considerados no momento da criação. Por exemplo, se a sua empresa envia muitos orçamentos por e-mail, é indispensável que seja pensada uma versão eletrônica leve e que funcione em qualquer tipo de computador.

2- Capriche no suporte

Para os timbrados tradicionais, enviados fisicamente para os clientes, parceiros e prospects, é super importante pensar em um suporte adequado, um papel que valorize a empresa e que também transmita a mensagem de qualidade e atenção aos detalhes. Converse com um designer ou um produtor gráfico e selecione aquele papel que vai te ajudar na transmissão da mensagem. Ele deve ser firme e elegante — um papel extremamente fino pode, por exemplo, dar a impressão de que você está economizando nos detalhes.

3- Escolha as cores

As cores têm grande importância no momento de criação da sua identidade visual e, consequentemente, do seu papel timbrado. Sabemos que cada tonalidade está vinculada a uma série de sentidos e sensações e é muito importante pensar nisso no momento de criar a identidade da sua marca. Por exemplo, o vermelho está relacionado à força, impulso, apetite, enquanto o verde e o azul se vinculam à tranquilidade, calma, esperança. O amarelo significa felicidade. Pense sempre em qual é a mensagem que você deseja transmitir para o seu público e como as cores podem te ajudar nisso.

4- Instrua a equipe

Antes de criar um papel timbrado é importante ter a certeza de que o seu time de colaboradores irá utilizá-lo da forma adequada. Por isso, que tal preparar um treinamento básico, explicando a importância da papelaria corporativa e como ela pode ser útil para o sucesso da organização? Um time bem alinhado tem todo o impacto na hora de se consolidar uma imagem.

5- Analise a concorrência

Seguimos batendo na tecla da diferenciação: é importante avaliar o que os seus concorrentes estão fazendo para seguir por um caminho distinto, cheio de personalidade e com caraterísticas únicas que vão encantar o seu cliente.

criação de logo e papelaria

Veja mais: Papelaria corporativa: capriche no visual do seu negócio!

Conclusão

A partir de todos os temas analisados, é possível perceber a importância de saber como criar um papel timbrado e papelaria corporativa para uma empresa que busca formas de se diferenciar e se destacar no mercado.

Um bom trabalho de desenvolvimento de identidade visual, que consiga traduzir os valores da organização, mostrando ao público uma imagem coerente e de personalidade, é um passo indispensável para as empresas. Diante disso, criar um papel timbrado é uma ação que merece atenção especial por sua capacidade de transmitir profissionalismo e reforçar a imagem da instituição.

Portanto, invista seu tempo na criação desta peça, trabalhe com parceiros talentosos e de confiança e prepare-se para colher ótimos frutos e resultados cada vez mais promissores. Para entender mais sobre o assunto, leia também o nosso post O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.