material papelaria

Material de papelaria: 20 itens necessários na sua empresa

27 outubro, 2017 9:30 am | Criado por | sem comentários | 4 semanas

A rotina de um escritório é bastante corrida. Exige praticidade, foco e organização, por isso, comprar adequadamente o material de papelaria facilita e muito a vida dos profissionais.

Tanto faz se você é um executivo, empreendedor individual ou um trabalhador home office que toca o seu negócio de casa. O importante é que haja itens que vão fazer a estrutura do escritório ter a mesma organização e os materiais necessários para trabalhar com mais agilidade e sem perda de tempo.

Outro detalhe importante: use uma papelaria personalizada, com papel e envelopes timbrados, que conferem muito mais importância e respaldo às suas comunicações e documentos profissionais.

Para deixar o seu escritório com cara de profissional, aqui vai uma lista de material de papelaria imprescindível para ter à mesa a qualquer hora.

Saiba mais: Como elaborar um cartão de visita nada óbvio?

Material de papelaria: tudo que você precisa em seu escritório

1- Papel A4

Um dos papéis mais simples, baratos e, por isso, um dos mais utilizados em escritórios. A folha é branca, fina e lisa. Compra-se em pacotes (resmas) com 500 unidades e serve para várias finalidades, desde imprimir uma compra importante, escanear fotos e documentos, fazer impressões e muito mais.

2- Papel timbrado

Já vem com a identidade visual da empresa impressa no papel (logo, slogan, ilustração por exemplo). Geralmente, serve justamente para apresentar ao cliente ou a um fornecedor um documento impresso com a marca da empresa timbrada ou impressa.

Veja mais: Veja como criar papel timbrado online com economia e praticidade

3- Envelopes tipo saco, simples e personalizados

Supernecessários para guardar documentos e organizá-los por tipo. Há envelopes simples, em papel branco, papel kraft, envelopes tipo saco, de vários tamanhos e modelos personalizados.

As cores também variam bastante. O profissional pode usar um carimbo da empresa para personalizar os envelopes, mas o ideal é poder contar com envelopes timbrados e de qualidade, que impressionam seus clientes e geram mais confiança em seus serviços.

4- Organizadores

São imprescindíveis para um escritório bem segmentado. Normalmente, são caixas emborrachadas ou de plásticos resistentes que podem servir para guardar documentos, pastas, contas diversas, orçamentos e contatos de fornecedores, entre outros.

A ideia é guardar o material de papelaria que não é muito acessado durante o dia a dia.

5- Pastas de arquivos

As pastas são úteis para guardar documentos que precisam ser acessados mais vezes durante o dia. Há modelos com separadores, que organizam os papéis por tipo de documento.

Algumas pastas são personalizadas e há modelos até de couro. Esses podem se passar tranquilamente por pastas para reuniões.

6- Kit para escrever

Canetas pretas e azuis, lápis, borracha, líquido de paper, lapiseira, apontador e grafite para lapiseira são necessários para qualquer escritório.

8- Etiquetas

São adesivos em branco que o profissional pode escrever qualquer informação em cima. Etiquetar pastas e documentos é bastante útil para a organização de um escritório.

Além disso, etiquetas personalizadas podem ser usadas para dar um melhor acabamento em CDs e DVDs enviados a clientes.

Veja também: Modelos de etiqueta para Imprimir, prontinhas para você!

9- Pasta-dobra

São pastas simples com uma dobra apenas, boas para proteger poucas folhas, documentos, orçamentos, contas, comprovantes de pagamentos ou qualquer folha de interesse. Geralmente, os modelos são de plástico e são vendidos em várias cores.

É possível também personalizar estas pastas, para entregar propostas comerciais e orçamentos para seus clientes com muito mais elegância e alto impacto.

10- Pasta-bolso

Feita de papel, as pastas não têm divisórias, mas vêm com uma espécie de bolso para guardar e dar suporte a folhas. Também costumam ter uma versão personalizada.

11- Grampeador

Nada mais chato que ver documentos e relatórios soltos sobre uma mesa. Grampeadores deixam a papelada organizada e evitam perder uma página de um documento importante.

Há desde grampeadores pequenos até maiores, que junta mais de 100 folhas de uma vez.

12- Maleta para arquivo

Compõe o kit de organização de documentos. A maleta pode abrigar qualquer tipo de papel e documento. Esconde do ambiente os documentos menos acessíveis e protege papéis de poeira.

13- Pasta arquivo-morto

Uma das mais utilizadas em pequenos e grandes escritórios. As pastas de arquivo morto são grandes e têm várias divisórias, servem para abrigar envelopes, papéis e quaisquer documentos em tamanhos de folhas diferentes.

14- Porta-lápis

Dizem que uma mesa bagunçada reflete a personalidade de quem a usa. Evite passar essa impressão apostando em um porta-lápis. Há modelos variados, com material de fibra ou de plástico. Serve para guardar lápis, lapiseira, canetas, borrachas e deixa a mesa bem mais organizada.

15- Clipes

Outros itens que sempre fazem falta para deixar seus documentos em ordem. Os clipes servem para anexar documentos e os deixam bem armazenados. São pequenos grandes auxiliares de um escritório.

16- Post-it

Excelentes para anotar lembretes e deixar recados, além de muito usados em empresas que usam as chamadas metodologias ágeis, como scrum e kanban.

17- Grampos

E quando você vai garmapera aquele relatório que demorou dias para terminar e o grampeador está sem grampos? Por isso, eles não podem faltar nunca em nenhum escritório.

18- Calculadora

Pode ser encontrada nas versões mais simples ou até científicas e financeiras. Imprescindível para qualquer escritório na hora em que você tem que fazer aquela continha complicada e quer se certificar de que não cometeu erros.

19- Organizador de mesa

Deixam seu posto de trabalho bem mais organizado, sem aquela aparência desagradável de papéis espalhados. Os mais comuns são de acrílico, mas você pode até fazê-los personalizados com o logo de sua empresa e usar como brinde para clientes.

20- Carimbo

Médicos, advogados, dentistas, contadores, engenheiros e outros profissionais que tem um número de inscrição em associações e ordens profissionais costumam usar um carimbo já com esta identificação numérica, facilitando muito na hora de assinar documentos.

Confira também: Como criar um kit papelaria online e com qualidade

Precisando criar papel timbrado, cartões de visita ou outros materiais de papelaria por um preço justo e com agilidade? Pode contar com a We Do Logos.

Faça seu pedido de material no site, recebe dezenas de propostas e escolha a melhor de todas para usar em seu negócio.

Veja mais sobre a We Do Logo:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.