O que é papel timbrado

O que é papel timbrado e como valoriza seu negócio

27 setembro, 2016 10:06 am | Criado por | sem comentários | 1 ano

Ouvimos sempre esse termo, mas pouca gente sabe realmente o que é papel timbrado.

A palavra “timbrado” vem do grego typtein, que quer dizer bater. A palavra tem a mesma origem de “timbre”, que se refere justamente à batida que um determinado som produz.

No caso do papel, o termo se refere ao fato de ele ter impresso ou marcado o símbolo ou logo de uma determinada organização.

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Saiba mais: Como transformar o papel timbrado em um diferencial competitivo na sua empresa?

No passado, o papel timbrado possuía especificamente uma marca dimensional, ou seja, uma marca em alto-relevo da imagem ou texto que indicava a sua origem.

Algumas empresas e instituições ainda usam esse modelo, mas a maioria delas opta por um tipo de papel característico, com elementos personalizados. É dessa forma que podemos identificar o papel e termos a certeza de que ele é original e, portanto, válido.

Para ajudar você a entender o que é papel timbrado, separamos as suas principais características e elementos componentes. Confira abaixo!

Entenda o que é papel timbrado e qual a importância dele para sua empresa

Muitos não dão a devida importância ao papel timbrado, acreditando se tratar um mero detalhe sem importância.

Na verdade, já pensou receber um documento de um advogado, contador ou imobiliária, em um papel qualquer, sem timbre, logo ou identificação?

E o mesmo vale para médicos, psicólogos e dentistas. Sem falar em propostas comerciais, relatório e contratos enviados entre empresas ou mesmo para fornecedores e clientes.

Veja, a seguir, como um bom papel timbrado pode ajudar a destacar seu negócio e valorizar sua empresa no mercado e diante dos clientes.

Identificação da sua marca

Quando se faz uso de um papel característico para correspondências e documentos, você tem a garantia da autenticidade e da procedência do item.

Afinal de contas, o que é papel timbrado se não a própria criação da organização a que pertence, um caprichado trabalho de design diferenciado? Por isso, ele deve conter elementos fundamentais da marca ou nome e permitir uma fácil identificação.

  • Logo: se a sua marca possui um logotipo, vale a pena inseri-lo na criação do papel timbrado. Ele pode ser usada no cabeçalho ou no rodapé do papel, ao lado de outras informações. Também pode ser interessante usá-lo como marca d’água.
  • Nome: o nome de sua empresa ou marca deve aparecer sempre em um papel timbrado, pois ele é fundamental para a identificação. Se o nome for extenso, é possível ainda usar as iniciais ou a sigla característica.

Veja também: Logo para cartão de visita pode dar um up em seu material!

Como utilizar seu papel timbrado

Não é porque a sua marca possui um papel timbrado que você deve usá-lo sempre e por qualquer motivo.

Vale a pena fazer uso desse tipo de papel em situações específicas, que tenham uma razão de ser e ajudem a valorizar o material.

  • Documentos: quando for enviar documentos para seus clientes, parceiros ou fornecedores, use sempre o papel timbrado. Ele deixa a comunicação mais formal e mais confiável aos olhos de seus públicos.
  • Arquivos: se você for fazer a impressão de arquivos que precisam ser armazenados por mais tempo, a título de registro ou controle, vale a pena usar o papel timbrado, já que ele permite a identificação futura. Imagine que haja problemas nos arquivos e que eles se misturem com outros de origens diferentes. Nesse caso, o que é papel timbrado pode ser separado sem maiores problemas, agilizando o trabalho e a organização.

Veja mais: Como transformar o papel timbrado em um diferencial competitivo na sua empresa?

Usando um bom esquema de cores

Você pode optar por um papel timbrado preto e branco ou por um modelo colorido. O importante, contudo, é manter uma unidade entre todos eles e sua marca em si.

  • Preto e branco: se você usar sempre papel branco, é possível economizar na impressão e fazer sempre modelos com tinta preta. No entanto, isso deve ser planejado no ato da criação da identidade visual, já que opções coloridas dificilmente podem ser bem vistas e identificadas em suas versões em preto e branco.
  • Colorido: O que é papel timbrado colorido? Nesse caso, podemos estar falando de duas coisas diferentes. Uma opção é um papel colorido que traz a impressão em preto. Esse modelo é bastante comum em receitas médicas, por exemplo. Mas podemos também estar falando de um papel branco com impressões coloridas. Nesse caso, as imagens podem ser de tons variados – desde que dentro da paleta de cores de sua marca -, assim como o texto escrito.

Confira também: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

Exemplos de papeis timbrados criados online

Para você ter uma ideia de como isso é importante e pode ficar bem bonito, separamos 4 projetos de identidade visual de papelaria, incluindo diversos materiais, como papel timbrado, cartão de vistas, envelopes timbrados, entre outros, todos feitos online, pelos designers da We Do Logos, confira:

Projeto papelaria: Terzoni consultoria empresarial

  • Quantidade de artes enviadas: 44
  • Número de designers participantes: 7

Projeto vencedor:

o que é papel timbrado

Veja aqui mais exemplos de papelaria enviados para este projeto.

Projeto papelaria: Pés na Estrada – Turismo inteligente

  • Quantidade de artes enviadas: 131
  • Número de designers participantes: 4

Projeto vencedor:

o que é papel timbrado

Veja aqui mais exemplos de papelaria enviados para este projeto.

Projeto papelaria: MC&R advocacia

  • Quantidade de artes enviadas: 99
  • Número de designers participantes: 15

Projeto vencedor:

o que é papel timbrado

Veja aqui mais exemplos de papelaria enviados para este projeto.

Projeto papelaria: Savio Impressões

  • Quantidade de artes enviadas: 97
  • Número de designers participantes: 14

Projeto vencedor:

o que é papel timbardo

Veja aqui mais exemplos de papelaria enviados para este projeto.

Quer começar agora mesmo seu projeto de papel timbrado e papelaria?

CTA-Blog2016-600x200px-papelaria-001

Saiba mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.