papel timbrado

Descubra o impacto do papel timbrado na imagem de sua empresa

14 junho, 2017 3:00 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Ainda que a presença digital tenha dominado as atenções de empreendedores como um diferencial para atrair novos clientes e fidelizar todos eles, existem muitas ações presenciais que você pode praticar para potencializar a sua imagem corporativa.

Entre as principais alternativas, podemos destacar o papel timbrado, que é uma tradução objetiva e atrativa de sua identidade visual, e que pode estar presente em todo conteúdo impresso que você distribui para fornecedores, parceiros, clientes e prospects.

Agora, caso a relevância do papel timbrado ainda não esteja clara para você, confira as linhas a seguir, onde falaremos sobre como ele pode ser um diferencial para divulgar o seu negócio!

Saiba mais: O que é papel timbrado e como valoriza seu negócio

Papel timbrado: apresentação impecável de sua marca

Já pensou se dirigir a um advogado, contador, engenheiro ou outo profissional liberal deste porte e, ao solicitar uma proposta comercial ou uma parecer, receber isso em um papel qualquer, sem aquele capricho ou distinção?

Pode parecer antiquado, mas mesmo na era digital, quando se recebe um documento escrito em mãos, a falta de um pale timbrado é notada.

Veja, a seguir, toda importância de tomar esta providência para seu negócio e se destacar da concorrência.

O que é o papel timbrado

A papelaria corporativa é tema fundamental para toda empresa. Afinal de contas, esses detalhes mínimos em sua comunicação interna e externa podem trazer enormes vantagens para o seu negócio.

Entre as principais, a possibilidade de mostrar mais qualidades de sua empresa a quem possa interessar, apresentando-a de maneira profissional. E o papel timbrado se destaca enormemente nesse sentido.

Isso porque ele é a tradução do seu posicionamento de marca e visual por meio de toda documentação corporativa que você envia frequentemente, como cartas, contratos e orçamentos.

Ou seja: por mais que o virtual esteja se tornando o principal meio de comunicação, isso não excluiria por completo a relevância do papel timbrado nesse processo. Simplesmente, pelo fato de que esse modelo é, ainda, visto como o método mais profissional e formal de comunicação entre empresas.

Veja também: Quer surpreender os clientes? Conheça o design de papelaria!

O que deve constar em um papel timbrado

Antes de entender a sua devida importância, aprofundando o que já mencionamos, vamos estender a discussão a respeito do que é um papel timbrado e o que deve constar nesse tipo de documento, como:

  • Logotipo
  • Nome da empresa
  • Cores de sua marca
  • Fontes iguais às utilizadas em sua identidade visual

Como complemento, recomendamos o uso de diferentes tipos de papéis, acabamentos, tonalidades e gramaturas.

Para isso, entretanto, vale se atentar ao fato de que o tipo de papel mais utilizado em um papel timbrado é o Offset: aquele que todo mundo utiliza na impressora, que está disponível em gramaturas de 70, 75, 90, 120, 150, 180 e 240 g.

Sobre os acabamentos, convém analisar qual melhor se adapta à sua identidade visual, lembrando que o papel timbrado deve traduzir o seu conceito fielmente, e ajudar a reforçar o seu posicionamento de marca por meio dos documentos que vocês enviam diariamente.

Alguns acabamentos muito usados são cantos aredondados, que conferem modernidade ao papel, relevo sobre o nome da empresas, e outros gostam de usar uma pequena camada discreta de verniz sobre o logo, realçando sua marca para o público, mas com discrição.

Confira também: Como criar um papel timbrado que diferencie sua empresa?

Dicas para criar um papel timbrado

Quer fazer um papel timbrado que reforce os diferenciais de sua marca com um leve toque artístico em seus documentos legais?

Então, confira algumas de nossas dicas para criar um material memorável!

1- Descubra o melhor uso para o papel timbrado

Pense que o papel timbrado, hoje em dia, também aparece em comunicações online, como e-mails, em forma virtual, é claro!

Por isso, deve-se pensar antecipadamente os usos do papel timbrado para adaptar diferentes versões para cada linha de comunicação onde ele será utilizado.

2- Preze a qualidade

Seja para um e-mail, notificação, lembrete ou envio de orçamento, entre tantas outras possibilidades, lembre-se que o papel timbrado traduz muito do cuidado que você tem ao lidar com os seus parceiros e clientes.

Por isso, priorize a qualidade visual, o papel utilizado e, principalmente, o design de sua identidade visual para que os clientes em potencial enxerguem a atenção que você dá em se posicionar no mercado — algo que se estende à atenção que você vai dar aos clientes.

Veja mais: Envelope timbrado: diferencie e valorize seu negócio

3- Cuidado com a escolha de cores

Aqui no blog falamos constantemente do cuidado em escolher as cores ideais para o seu negócio. Procure aplicar essas ideias ao idealizar o design de seu papel timbrado.

E, claro, não tente fazê-lo 100% por conta própria. Um profissional qualificado para isso é a melhor alternativa, ao passo que você deve concentrar as suas boas ideias em oferecer um direcionamento preciso para que ele crie sua identidade visual, por meio de um bom briefing.

Mas, no que diz respeito às cores, pense no impacto que você quer causar em seu público-alvo e no que cada tonalidade representa para a percepção do consumidor.

Para isso, confira esta postagem de nosso blog: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

Além disso, dê uma olhada no que a sua concorrência tem praticado. Assim, você tem não apenas uma noção de como o mercado se comporta nesse sentido, mas em como você pode identificar oportunidades a partir desse rápido exercício.

Veja também: Onde fazer cartão de visita sem enrolação e com qualidade

Precisando de papelaria para sua empresa? Pode contar com a We Do Logos. Você faz seu pedido pelo site e em 24 horas está recebendo diversas opções de artes, para escolher a melhor para o seu negócio.

Conheça mais sobre a We Do Logos:

E então, ficou claro como o papel timbrado pode fazer a diferença para o seu negócio? Caso tenha mais dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.