o perfil do novo consumidor

Saiba como conhecer o perfil do novo consumidor

19 fevereiro, 2016 6:21 pm | Criado por | sem comentários | 10 meses

Conhecer o perfil do novo consumidor e de seus clientes é uma das principais atitudes que uma empresa precisa tomar para ter sucesso, pois isso fornece a base para que o empreendedor atue de modo a satisfazer as vontades de seu público.

Quando o empresário sabe a quem está oferecendo o produto ou serviço, ele também sabe como orientar as ações dentro de sua empresa, prevendo as necessidades do cliente e buscando as novidades do mercado. Mas o novo perfil do consumidor deve ser levado em conta. Para obter diversas vantagens estratégicas e táticas e ganhar na renovação do estoque, na compra da mercadoria certa e no planejamento, é preciso conhecer corretamente o perfil do novo consumidor, pois assim não se chega ao fim das temporadas com muitas sobras de produtos.

o perfil do novo consumidor

No entanto, não basta apenas saber o que seu cliente comprou, o quanto costuma gastar e quanto tempo ele passa na sua loja. O professor da Duke University, Wagner Kamakura, em sua palestra para o Congresso Brasileiro de Pesquisa, alerta para o perigo de uma empresa achar que conhece os clientes só porque tem seus dados. Esse erro é ainda maior caso não se tenha em mente o perfil do novo consumidor e a mudança de seu comportamento.

Além disso, é importante saber como eles se comportam fora da empresa: se consomem produtos da concorrência ou se deixam de gastar dinheiro em determinadas áreas. Pode parecer irrelevante, mas esses dados podem ajudar nas ações que a empresa deve tomar para conquistar novos consumidores e manter os que já têm.

Veja também: Como fazer um bom panfleto de propaganda e trazer clientes novos!

Dicas de marketing

Como conhecer melhor o perfil do novo consumidor

O professor Kamakura utiliza a fusão de dados para saber como se comporta o consumidor fora da empresa. A estratégia consiste em comparar o comportamento do cliente em sua loja com o comportamento de todos os clientes do mercado.

A empresa conhece os dados dos clientes de sua própria loja e, além disso, pode ter uma pesquisa mais geral que usa uma pequena amostra dos consumidores do mercado em geral.

Ao cruzar esses dados, a empresa pode conhecer mais detalhadamente os outros consumidores e traçar estratégias para aumentar sua participação de mercado.

Conheça o case da uma empresa que conhece muito bem o perfil do novo consumidor e usou a We Do Logos para criar toda sua identidade corporativa: CASE: Point do Macarrão.

O logo de suas empresa tem papel muito importante em sua comunicação e deve refeltir o perfil do novo consumidor. Veja aqui diversos exemplos de logos criados por nossos designers neste projeto para uma loja de roupas para crianças!

crie logo para o novo perfil do consumidor

Confira: Como a fonte do logotipo muda a relação entre cliente e marca

O que mudou com as novas técnicas de pesquisa de mercado

Em entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Kawamura ainda explicou que hoje o comportamento e o perfil do novo consumidor está se tornando mais dinâmico.

As informações têm se transmitido mais rapidamente por causa da internet e pelo número de opções disponíveis para as pessoas. Isso gera uma necessidade de monitorar as tendências, algo que pode ser feito utilizando ferramentas disponíveis na internet, como o Google Trends, por exemplo, que pode auxiliar bastante nesta busca de conhecer o novo perfil do consumidor.

Além de conhecer seu público, cuidar da comunicação visual é muito importante para o sucesso da sua empresa. Por isso, se você precisa de serviços como criação de logotipo, cartão de visitas e embalagens, venha para a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina e crie os materiais de comunicação mais adequados para o perfil do novo consumidor.

Rodapé-conheça-a-WDL1

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

Comentários estão fechados.