adesivo plotagem de carros

Adesivo para plotagem de carros: como garantir a qualidade

20 setembro, 2016 9:42 am | Criado por | sem comentários | 1 ano

Você já pensou sobre como colocar adesivo para plotagem de arros pode trazer um ótimo retorno para sua empresa? Essa é uma estratégia amplamente utilizada para melhorar as estratégias de marketing e branding em grandes organizações.

Seja você um empreendedor iniciante ou com mais tempo de mercado, sempre vale a pena divulgar sua marca de maneira inteligente e acertada. Mas, de nada adiantará um ótimo logotipo ou design de marca se não houver um bom trabalho durante a adesivação.

eBook-2015-11-06-Marca-forte-ajuda-a-vender-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Veja também: Passo a passo: envelopamento de carros

Por isso, é preciso saber como e por que garantir uma boa aplicação de adesivo no carro de sua empresa ou em sua frota corporativa.

No post de hoje, você saberá as formas de colocar adesivo para plotagem de carros de maneira ainda mais eficiente. Acompanhe!

O que é adesivação e para que ela serve?

O processo de colocar adesivo para plotagem em veículos trata-se da aplicação de adesivos em determinadas áreas do carro, desde que a pintura original continue aparente. Também pode ser feito o envelopamento, que é diferente da adesivação, uma vez que isso cobrirá toda a superfície do veículo. Nesse caso, deve-se manter, pelo menos, 50% da cor original do veículo.

Esse tipo de ação fixa sua marca em meio ao público, uma vez que há maior exposição do seu logotipo e dos outros elementos da identidade visual da sua empresa. Além disso, serve para dar uma unicidade à sua cultura de marca, sendo ótimo recurso para compor todas as suas estratégias de branding.

Outra função é personalizar frotas de sua companhia. Um bom exemplo disso é se você atuar com entrega de produtos, seja no ramo atacado ou de varejo, tornando os carros facilmente identificáveis.

Também há outras aplicações, caso trabalhe com locação de veículos ou outros tipos de maquinário, sejam estes de pequeno ou grande porte.

A área da engenharia e construção é um destes casos, quando é necessário aplicar adesivos de plotagem em empilhadeiras, guindastes, entre outros.

Voltando ao caso específico da adesivação de carros, certamente é de grande proveito para toda e qualquer empresa: trata-se de uma verdadeira propaganda móvel, uma publicidade de ótima relação custo-benefício.

Veja mais: Plotagem de carros para empresa: veja como fazer

Há alguma legislação ou restrição para colocar adesivo de plotagem em carros?

Antes de mais nada, somente é permitido fazer promoção em carros próprios. Então, caso queira fazer divulgação de seus serviços e produtos por meio da adesivação de carros, tenha em mente que toda a documentação deve ser da própria empresa divulgada.

Além disso, segundo o Art. 14 da Resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2008, se houver adesivação superior a 50% do veículo, será considerada alteração da cor original. Por isso, no caso de envelopamento, é preciso atentar para que, ao menos, 50% da superfície tenha a mesma cor de registro do carro.

Caso não seja respeitada a resolução, o proprietário pode ser multado, a não ser que essas alterações sejam solicitadas ao Detran e as modificações devidamente autorizadas. Se você pretende adesivar os vidros do carro, também existem regras específicas, uma vez que esse tipo de revestimento deve ser perfurado.

O motivo é dar melhor visibilidade ao motorista. O Contran determina isso na Resolução 254, também de 2008, e exige que a transparência deve ser de 70% nos vidros laterais, 75% no para-brisa e 28% no vidro traseiro.

Busque sempre saber todas as condições legais para que seja feita a correta colocação de adesivo para plotagem do seu carro ou frota.

Confira: Envelopamento de carros: como fazer para não ter erros?

Como funciona o processo de adesivação de veículos?

Há quem pense que primeiro deve-se fazer a arte do adesivo. Puro engano. Antes de mais nada, é preciso saber como será a superfície de aplicação.

Para isso, estuda-se previamente o veículo em que será feita a colocação do adesivo para plotagem, verificando curvaturas, se a tinta é original e demais detalhes que vão influenciar a qualidade do trabalho.

Depois dessa primeira verificação, o profissional de design saberá a melhor forma de desenvolver o projeto para que seja afixado no seu carro com maior eficiência. Veja outros itens que merecem atenção na hora de contratar uma boa empresa de adesivação de carros:

1- Escolha do material

A escolha do material será determinante para garantir a qualidade da adesivação. É preciso contar com películas de alta performance, para que em caso de manutenção ou retirada não haja danificação do veículo. Cada tipo de carroceria pedirá um tipo de material diferente.

Então, é necessário que o profissional, além de analisar previamente o carro, também conheça qual material é mais adequado, tanto para a carroceria quanto para outras partes, como, por exemplo, para-choque e vidros.

2- Qualidade da impressão

Muitas vezes, apenas é preciso o corte dos vinis utilizados para adesivar um carro, quando há apenas uma cor no logotipo, por exemplo. Contudo, se você quiser fazer um design de marca colorido, com desenhos e outros recursos para a identidade visual, é preciso contar com uma impressora de alta resolução que dê conta do recado. Sem isso, o adesivo — que será exposto à chuva, sol, etc. — logo poderá perder a cor.

3- Utilização de verniz

É necessário que o profissional designado para a colocação do adesivo para plotagem utilize um bom verniz para proteger o seu carro. Essa ação criará uma película para prevenir arranhões leves, desbotamento causado pela exposição ao tempo, deterioração por contato com a poluição no trânsito e quaisquer outras situações que envolvem o uso do seu carro.

4- Instalação do adesivo para plotagem de carros

Aqui, a capacidade do profissional contará muito. A adesivação é um processo que requer técnica e treinamento, uma vez que tudo é feito manualmente. Além disso, serão necessárias ferramentas que, se mal utilizadas, podem danificar o carro — como, por exemplo, sopradores térmicos. Por isso, há grande importância em se contar com mão de obra especializada em adesivação de carros.

Confira também: Saiba como envelopar carros e diferencie sua frota

30 - eBook - 5 Segredos para criar um logo de sucesso-CTABlog

Um carro com adesivo de plotagem requer quais cuidados?

Assim como tudo que envolve ter um carro bonito, que será sinônimo de inovação e competitividade, a adesivação também requer alguns cuidados e manutenção periódica. Em primeiro lugar, é preciso fazer a aplicação de verniz a cada 6 meses. Isso revitaliza a superfície e previne problemas de desbotamento.

Já quanto à lavagem de um carro adesivado, é preciso ter cuidado acerca dos produtos utilizados. Verifique para não usar substâncias solventes para vinil ou fazer lavagem por pressurização de jato d’água, pois isso pode danificar completamente a impressão.

Agora, se o seu caso é de retirada de um adesivo para plotagem do seu carro, é preciso ter o mesmo cuidado para conseguir o profissional certo. Ele poderá verificar o método certeiro para não estragar a pintura original do carro ou para remediar, caso o adesivo tenha sido aplicado incorretamente.

Garantir uma correta colocação do adesivo para plotagem de carros certamente vai diminuir a possibilidade de problemas futuros e proporcionar uma publicidade para sua marca com alta qualidade e ótima relação custo-benefício.

Seja para personalizar o carro de sua pequena ou média empresa, para padronizar grandes frotas, ou dar um toque de estilo a carros particulares, adesivar os veículos é uma excelente opção!

Usar uma adesivação de carros de alta qualidade contribui para melhorar as estratégias de marketing, promovendo sua empresa e melhorando a imagem dela. Aproveite para conhecer ainda mais, acessando os segredos de 5 marcas famosas em todo o mundo.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.