envelopamento de fibra de carbono

Envelopamento de fibra de carbono vale a pena?

2 novembro, 2017 8:04 am | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Seja para proteger a pintura, alterar a cor ou, até mesmo, dar uma nova personalidade àquele carro antigo que está guardado na garagem, o envelopamento automotivo surgiu no mercado brasileiro há quase 10 anos e segue conquistando os apaixonados por veículos.

Muitas empresas também têm adotado esta técnica, para tornar sua frota personalizada e divulgar sua marca pelas ruas.

Existem diferentes formas de personalizar o carro com a plotagem, porém, como o mercado vive em constante mudança e modernização, uma das técnicas mais procuradas hoje em dia e que tem virado tendência para quem quer cuidar do carro é o envelopamento de fibra de carbono.

A técnica, que também pode ser utilizada para cobrir totalmente o carro ou apenas uma parte dele, tem sido muito utilizada para quem deseja proteger o automóvel de raios solares, de chuva, riscos, pequenos arranhões e de possíveis manchas.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona o envelopamento de fibra de carbono? Confira a seguir os detalhes que reunimos para você!

Siba mais: Envelopamento de carros: como fazer para não ter erros?

Dicas de envelopamento de fibra de carbono

Diferente das outras coberturas e plotagens, o envelopamento de fibra de carbona está se revelando uma das melhores maneiras de proteger e mudar o visual de seu carro, com qualidade total.

Veja também: Passo a passo: envelopamento de carros

A tendência do envelopamento

O envelopamento automotivo surgiu primeiramente nos mercados norte-americano e europeu e se tornou uma verdadeira febre no Brasil em meados dos anos 2009. Quando a técnica chegou no país, a procura era maior por pessoas que desejavam dar uma nova cara ao automóvel, e a película preta com efeito fosco foi a que mais conquistou o público.

No início, o método também foi muito utilizado, principalmente, por veículos corporativos, a fim de divulgar serviços ou marcas, mas acabou conquistando o mercado brasileiro como um todo, já que as pessoas viram a plotagem não só como estilização, mas como uma forma de proteger o carro.

Apesar de já ter passado quase 10 anos do surgimento da película automotiva no Brasil, a técnica se consolidou no mercado e se mantém como uma das favoritas pelos amantes de carros, com destaque, principalmente, para o envelopamento de fibra de carbono.

Confira: Tipos de envelopamento de carros mais comuns no mercado

O que é fibra de carbono e como é aplicada

O principal material da fibra de carbono é o chamado polímero de poliacrilonitrila — obtido por meio da polimerização de um tipo do acrílico.

Sua maior vantagem é a concentração alta de carbono, já que mais de 90% dos átomos no material são constituídos por esse elemento. Na produção, o polímero é esticado, se tornando paralelo ao eixo das fibras, o que forma uma liga firme e resistente.

Em seguida, é feito o processo de oxidação em temperaturas que variam de 200° C a 300° C, com o intuito de fazer com que os átomos de hidrogênio sejam removidos das chapas ou ligas – simultaneamente, o oxigênio é acrescentado. A temperatura é, então, elevada novamente para ocasionar uma carbonização.

Veja mais: Envelopamento automotivo: preço e o porquê vale a pena

Leveza do material

Entre as principais vantagens de utilizar a técnica diz respeito à leveza da fibra de carbono. Por ser de fácil aplicação e possuir grande durabilidade, o tipo de material tem conquistado diferentes tipos de produtos, que vão desde a produção de raquetes de tênis e envelopamento de carros até em modelos de Fórmula 1.

Também tem um papel importante em setores industriais, construção civil e, até mesmo, como parte do projeto de aviões.

Vantagens do envelopamento de fibra de carbono

O envelopamento de carros com fibra de carbono conta com vantagens como durabilidade, resistência, fácil aplicação e manutenção e alta fixação. Além disso, é ideal para pessoas que desejam customizar o carro com efeitos únicos e que prezam por uma aparência mais sofisticada e diferenciada.

A fibra de carbono ainda é altamente resistente a riscos, manchas, exposição a raios solares, pequenas batidas e arranhões. Outra vantagem que diferencia a técnica das comuns disponíveis no mercado é que não existe o risco de criar bolhas de ar, já que conta com micropartículas para que o ar não se concentre internamente.

Tomando todos os cuidados necessários, o envelopamento automotivo de fibra de carbono pode durar mais de 5 anos. Ou seja, além de ser um excelente custo-benefício, você não precisará se preocupar em fazer manutenções periódicas no carro.

Excelente, não é? Parece, afinal, que vale a pena!

Confira também: Adesivos para envelopamento de carros dão estilo e proteção

Se você precisa criar materiais de divulgação para sua empresa, como logotipos, folders e cartões de vista, pode contar com a We Do Logos. Você envia seu pedido para o site e em pouco tempo estará recebendo diversas opções de artes para escolher a melhor para o seu negócio.

Entenda como funciona a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.