plotagem em veículos

Plotagem em veículos: conheça a técnica e renove seu carro

7 setembro, 2017 1:38 am | Criado por | sem comentários | 3 meses

Que tal dar uma cara nova ao seu carro ou proteger o seu xodó de quatro rodas de maneira barata e segura?

Com a plotagem em veículos, você tem a chance de estilizar o seu carro como sempre sonhou sem precisar se aventurar em centenas de parcelas na concessionária.

Também conhecido como envelopamento, o processo oferece diversas possibilidades para o seu carro. É possível fazer mudanças estéticas, como cores diferenciadas ou acabamento fosco; divulgar seu negócio por meio de identidade visual; e também conservar a pintura original de seu veículo.

Ficou animado para começar as mudanças no seu carango? Conheça como funciona a plotagem em veículos, fique por dentro de suas vantagens e saiba como manter seu carro sempre intacto neste post!

Saiba mais: Dicas e cuidados sobre como criar adesivos para carros

Plotagem em veículos, tudo que você precisa saber

Fizemos uma seleção das informações mai relevantes sobre plotagem em veículos, confira cada uma delas e acerta na hora de envelopar seu carro.

O que é plotagem?

O processo de plotagem em veículos consiste na aplicação de uma película em todo o carro para remodelar seu visual. Pode ser aplicado na mesma cor do carro ou com tons variados, caso o objetivo seja estético.

Com ótimo custo-benefício, o procedimento protege o automóvel de danos como luz do sol e arranhões, e pode ser aplicado em qualquer carro novo ou usado.

A técnica mais utilizada e acessível é o PVC vinil, já que conta com um tratamento externo que protege ainda mais a pintura do carro.

Outras técnicas que também podem ser utilizadas na plotagem de veículos são o envelopamento de poliuretano, que conta com maior resistência a riscos e pequenos amassados, e o adesivo líquido, uma opção mais moderna que evita a formação de bolhas.

Veja também: Passo a passo: envelopamento de carros

Vantagens da plotagem

Já parou para pensar em como o sol prejudica a pintura dos carros? Com o passar do tempo, a cor do veículo se torna mais opaca e desgastada ocasionadas principalmente pelo contato frequente dos raios ultravioletas. A plotagem é um excelente método para evitar tais prejuízos.

Imaginou não precisar levar seu carro para um serviço especializado toda vez que sofrer algum arranhão ou leves amassados? O processo de plotagem também garante proteção à pintura do automóvel e ainda esconde pequenos danos superficiais.

O processo também é indicado para veículos que frequentemente ficam estacionados na rua ou em garagens descobertas. Incrível, não é mesmo?

Confira: Plotagem de carros para empresa: veja como fazer

Antes e depois da instalação

Chegou à conclusão que seu carro precisa de passar pelo processo de plotagem ou quer apenas dar uma repaginada em seu visual?

Para começar, procure um local renomado no mercado e que ofereça a garantia de 1 ano pela execução do trabalho. Contratar uma loja especializada neste tipo de serviço é essencial para que o processo seja feito com qualidade e perfeição.

Dica: caso seu veículo seja repintado, comunique o prestador do serviço para que o resultado final do procedimento não seja prejudicado.

Pré-instalação

  • Escolha do material: opte por adesivos resistentes para que o carro suporte questões como chuvas fortes, poeira e alta exposição ao sol.
  • Qualidade da película: a qualidade do adesivo é imprescindível para que a plotagem tenha a maior durabilidade possível. As mesmas condições sitadas anteriormente podem resultar em cores desgastadas com o passar do tempo.

Pós-instalação

Após seu carro passar pelo processo de plotagem, se atentar para algumas dicas são primordias para sua conservação. Confira a seguir!

  • Para que a película se fixe corretamente, não lave o carro e evite chuvas por, pelo menos, 72 horas após o processo de aplicação;
  • É indicado apenas o uso de água e sabão neutro na lavagem do carro, evite outros materiais;
  • Ao abastecer seu carro, peça para que o profissional proteja-o com um pano para evitar que o combustível manche o adesivo.

Manutenção

  • Sempre que possível, evite que seu carro se exponha por muito tempo ao sol. Por mais que a plotagem proteja seu carro de raios solares, o sol intenso e em exagero pode danificar não apenas o adesivo, mas outras partes do carro;
  • Mantenha o veículo limpo para garantir durabilidade e conforto por muitos anos;
  • Converse com o profissional sobre como conservar o seu carro, quais produtos utilizar e tire todas as suas dúvidas para manter o seu carro sempre em excelentes condições de uso e visuais também.

Veja mais: Envelopamento de carros: como fazer para não ter erros?

Alterações proibidas por lei

Fique atento às legislações e garanta que seu veículo esteja dentro das leis estabelecidas pelos órgãos responsáveis:

  • Cor: segundo o Detran, para alterar a cor em mais de 50% do automóvel é necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) com a nova cor do veículo. A ação é necessária em casos de compra e venda do automóvel, por exemplo;
  • Cromados: películas cromadas são proibidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) pois refletem a luz facilmente e com muita intencidade, dificultando a visão de outros motoristas.

Confira também: Adesivo para plotagem de carros: como garantir a qualidade

Já definiu quem vai fazer a arte ou um logotipo de sua empresa para constar desta película de potagem de seu veículo?

Se você precisa contar um designer para isso, pode contar com a We Do Logos.

Você entra no site, faz seu pedido e rapidamente estará recebendo dezenas de artes para escolher a melhor de todas e usar na plotagem do seu veículo.

Saiba mais detalhes sobre a We Do Logo:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.