tipos de envelopamento de carros

Tipos de envelopamento de carros mais comuns no mercado

17 outubro, 2017 2:26 am | Criado por | sem comentários | 1 mês

Para amantes de carros que querem deixá-los ainda mais bonitos, ou para empresários que querem customizar sua frota, o envelopamento de carros é uma solução bastante prática e econômica

O segredo, além de escolher o tipo de envelopamento de carros mais adequado para suas necessidades, ter todo para fazer com que dure o maior tempo possível.

Essa moda chegou ao Brasil há algum tempo, mas ainda é febre entre as pessoas que desejam manter o carro sempre impecável e um recurso muito usado por empresa que querem dar esse diferencial aos seus veículos.

Quer saber mais sobre a técnica e quais os tipos de envelopamento de carro disponíveis no mercado?

Veja nossas dicas!

Saiba mais: Passo a passo: envelopamento de carros

Principais tipos de envelopamento de carros, como aplicar e preservar

Antes de escolher entre os tipos de envelopamento de carros oferecidos pelo mercado, entenda melhor do que se trata está técnica

DICA: Adesivo para plotagem de carros: como garantir a qualidade

O que é envelopamento?

O envelopamento automotivo de veículos nada mais é do que a aplicação de um adesivo que pode ser feito na mesma cor do carro ou em tons diferentes, quando o condutor ou sua empresa deseja fazer alterações estéticas.

O método tem o objetivo principal de proteger a pintura do veículo contra danos causados pelo sol, leves batidas e pequenos arranhões.

Por ser um material mais acessível, é possível que o dono do automóvel ou a empresa troquem a película com mais frequência e sem pesar no bolso.

Um detalhe importante que deve ser levado ao pé da letra é que, caso deseje aplicar o envelopamento em mais da metade do carro (50% do veículo), é necessário que a cor da película seja a mesma que o automóvel saiu da fábrica, conforme consta na documentação.

Caso a recomendação não seja levada em conta, ao ser parado por uma blitz, você poderá passar por dores de cabeça desnecessárias.

Veja também: Envelopamento de carros: como fazer para não ter erros?

Tipos de envelopamento de carros

Entre os tipos de envelopamentos automotivos mais utilizados, podemos destacar:

  • PVC vinil: hoje em dia, é o tipo de envelopamento mais utilizado. É um tipo de material mais barato que passa por um processo que garante uma proteção ainda maior ao veículo. A película em PVC conta com variados acabamentos e cores, ideal para quem deseja deixar o carro com a própria personalidade ou com o layout característico de sua empresa.
  • Poliuretano: técnica que proporciona alta resistência ao carro – ainda maior que a do PVC vinil. Por ser voltado para proteção da pintura, leves batidas e arranhões, o envelopamento de poliuretano é transparente, ou seja, não é possível alterar a cor original do veículo, não sendo indicado, portanto,para quem pretende customizar a frota de veículos da empresa.
  • Envelopamento líquido: um dos tipos de envelopamento de carros mais recente no mercado, a plotagem líquida é feita com tinta, ou seja, é uma excelente maneira de eliminar o risco uma aplicação mal feita e o surgimento de bolhas. Além disso, garante proteção à riscos e raios solares, e tem o benefício de ser permitido o uso de buchas na hora de lavar o carro.

Confira: Plotagem em veículos: conheça a técnica e renove seu carro

Técnicas para aplicação de envelopamento automotivo

A aplicação do envelopamento automotivo tradicional (com adesivo) é feita com uma espátula na qual o profissional vai colando as películas por etapas, se precavendo de que não ocorra formação de bolhas no processo – algo comum quando a película é aplicada de maneira errada.

No processo do envelopamento líquido, é aplicado uma tinta específica de forma uniforme em toda a extensão do automóvel. Após secar, a tinta se torna uma película única.

É recomendado que, antes de dar início ao processo de envelopamento, o carro seja muito bem lavado. Porém, atente-se em não utilizar cera, pois pode prejudicar a aderência do adesivo.

Aprenda a conquistar seus clintes com imagens

Confira também: Dicas e cuidados sobre como criar adesivos para carros

Cuidados após o envelopamento do carro

Apesar da película automotiva garantir a proteção da pintura por um longo período, é importante tomar alguns cuidados para que a técnica dure muito mais tempo e de forma eficaz.

Em sua maioria, as películas automotivas possuem durabilidade alta – em torno de 7 anos. Após esse período, é necessário fazer a troca do material para que a aparência do carro não seja alterada e que você não fique sem a garantia da proteção.

Porém, mesmo antes do período de validade do envelopamento, poderá ser necessário alguns reparos ao longo do tempo. Para isso, leve o seu automóvel no mesmo local em que foi aplicada a película.

Se a técnica for aplicada em apenas uma parte específica no seu carro, podem ocorrer alterações na cor na área que ficou exposta, e a diferença será vista apenas no momento em que a película for retirada. Para evitar esse tipo de variação na cor, use cera com proteção solar em todo o seu carro.

DICA: Plotagem de carros para empresa: veja como fazer

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.