o que é um slogan

Saiba o que é um slogan e confira dezenas de exemplos

13 fevereiro, 2016 5:11 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

O que é um slogan? Slogan é uma frase curta que define o posicionamento de uma marca e seu diferencial.

Os donos de empresas, sejam elas pequenas ou grandes, querem que seus clientes enxerguem o diferencial de suas marcas e, por isso, confiem mais nelas do que na concorrência.

Num mercado tão concorrido e globalizado como o que conhecemos atualmente, é evidente que todo empreendedor busca mais visibilidade e destaque para que o negócio sobreviva e tenha sucesso. Mas, antes de tudo, é preciso definir bem qual é o posicionamento mais adequado para a empresa e quem ela deseja atingir.

Essa orientação correta da marca é fundamental para gerar identificação com o público e, a partir desse ponto, ganhar cada vez mais espaço e evidência.

o que é um slogan

Sabemos que um dos elementos mais importantes para gerar essa identificação é o logotipo, pois ele é capaz de condensar e transmitir visualmente o conceito da empresa, além de torná-la reconhecível em qualquer lugar. Contudo, o para que esse logo tenha mais força, um elemento indispensável para complementá-lo é o slogan.

Agora que você entendeu melhor o que é um slogan, dê uma olhada em tudo que ele pode fazer por sua empresa. Mais adiante apresentaremos também alguns exemplos de slogans famosos.

O que é um slogan e o poder de fixação da marca

Muita gente se engana, achando que a importância do slogan está na simples memorização de uma mensagem, quando ele, na verdade, tem o poder de fixar mais ainda a marca na mente do consumidor. Além disso, em poucas palavras, podemos definir assim o que é um slogan: o slogan traz o principal conceito da empresa ou produto, o que ajuda a agregar ainda mais valor.

Por esse motivo, sua eficácia só é alcançada plenamente quando a assinatura é construída em harmonia com os objetivos da empresa e os conceitos que compõe sua identidade.

Porém, não se deve esquecer que essa fixação na mente do consumidor tem mais sucesso quando a frase é fácil de guardar, por isso, algo original, curto e mnemônico é o ideal. Assim, escolha o diferencial que você deseja destacar, seja ele o preço, atributos funcionais ou emocionais, tradição etc.

Confira abaixo algumas marcas que entenderam perfeitamente o que é um slogan e acertaram na escolha da frase ideal, conseguindo a fixação desejada na mente do consumidor.

Exemplos de slogans

1001 utilidades

o que é um slogan

Tomou Doril, a dor sumiu

o que é um slogan

A cerveja que desce redondo

o que é um slogan

Energia que dá gosto

o que é um slogan

Porque se sujar faz bem

o que é um slogan

Linhas aéreas inteligentes

o que é um slogan

Mandou, chegou

o que é um slogan

Você, sem fronteiras

o que é um slogan

Bem estar bem

o que é slogan

Onde o pneu é um pneu

o que é slogan

Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard

o que é um slogan

 

Viva o lado Coca Cola da vida

o que é um slogan

 

Faz um 21

o que é um slogan

 

A número 1

o que é um slogan

 

51 uma boa idéia

o que é um slogan

 

O melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed.

o que é um slogan

Amo muito tudo isso

o que é slogan

 

 

Mais exemplos de slogan

O mais importante em um slogan é ser memorável. Isso sem grandes esforços e de preferência acompanhado ao nome da marca. A linguagem deve ser fácil! Trocadilhos e rimas são boas maneiras de fazer um slogan ser recordado facilmente. Por isso, apesar de não estarem acompanhados das imagens, prsquisamos mais alguns exemplos de logos que merecem ser lembrados, condira:

Para reforçar a marca:

“o primeiro Valisére a gente nunca esquece”

“Coca-cola é isso aí!”

Agregar benefício-chave também é uma boa estratégia:

Polaroid: “A diversão é instantânea”.

Mercedes Benz “Projetado como nenhum outro carro do mundo”

Diferenciar a marca dos demais concorrentes:

“A Heineken refresca as partes que as outras cervejas não alcançam”

Outra opção é usar ideias concisas na construção do slogan:

Air France: “Nova. Rápida. Eficiente”.

Chevrolet: “Olhe para ele. Experimente-o. Compre-o”.

Esqueça o famoso “Simplesmente o melhor” ele é usado por diversas empresas. Ou seja, sua marca pode ser confundida a qualquer uma delas.

Aspen: “Simplesmente o melhor”.

Bishop’s Nissan: “Simplesmente o melhor”.

HME Firetrucks: “Simplesmente… o melhor”.

Kuoni: “Simplesmente, o melhor”.

o que é um slogan

Se o nome da marca não estiver no slogan ele deve usar algum elemento que reconheça a entidade. Quando esse elemento que já possui uma identidade com o público, você percebe o quanto ele é poderoso, pois o força a falar o nome da marca.

A Nike costuma vincular comerciais só com o logo (o “swoosh”), sem que o nome seja falado ou escrito.

Se você deseja criar seu slogan, ou nome para empresa ou produto de maneira profissional e segura, então venha para o We Do Logos. Nossos profissionais estão em todo o Brasil, esperando seu briefing para fazer o melhor pela sua marca. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

o que é um slogan

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.