Como conseguir clientes para escritório de contabilidade

Você tem uma empresa de contabilidade montada, bem instalada, uma carteira de clientes satisfeitos e quer expandir seu negócio. E, para isso, quer saber como conseguir clientes para seu escritório de contabilidade.

A primeira coisa a fazer é se certificar de que está oferecendo um bom serviço. Faça uma verificação das últimas reclamacões e problemas, se é que existem e, em seguida, ligue para alguns clientes. Peça um feedback dos serviços e tenha plena certeza de que sua imagem no mercado é de uma empresa competente.

Afinal, como conseguir clientes para um escritório de contabilidade se os atuais não estiverem satisfeitos?

Feito isto, existem dois caminhos a seguir:

  1. Há realmente algum problema a ser sanado: Analise seus processos, reveja procedimentos, converse com a equipe e verifique o que pode ser feito. Como por exemplo: treinar e capacitar os profissionais, ampliar ou reestruturar o quadro de funcionários, investir em novos softwares e equipamentos e outras medidas.
  1. Não há problemas na entrega dos serviços: Bom, está na hora de fazer todo mundo saber disso!

Pense bem: depois de trabalhar tanto para saber como montar um escritório de contabilidade que funciona muito bem e atende os clientes com qualidade, é preciso construir a imagem da sua marca, divulgar sua excelência e conquistar novos clientes.

É bem provável que seus clientes atuais já estejam fazendo isso por você, recomendando e elogiando sua empresa no mercado. Seu objetivo agora é potencializar isso ao máximo. E para ajudar você nesta tarefa, preparamos uma lista com 7 passos que ensinam como conseguir clientes para um escritórios de contabilidade.

É um trabalho importante e necessita da dedicação de  profissionais especializados. Mas você vai ver que existem maneiras muito práticas, rápidas e econômicas de divulgar sua empresa.

Como conseguir clientes para escritório de contabilidade em 7 passos

1- Verifique o que já tem

Sua empresa certamente já deve ter um nome. E logotipo?

Confira esta lista com alguns itens importantes para a divulgação de uma empresa de contabilidade:

2- Avalie o que fazer

São 3 alternativas, dependendo do que você encontrou:

  1. Falta boa parte desta lista: providencie o que falta e melhore o que já tem.
  2. Já existe boa parte dos materiais, mas precisam ser melhorados: planeje como renovar sua imagem por meio de materiais e artes novas.
  3. Todos os materiais estão prontos e você gosta deles: potencialize seu uso com as dicas que vamos dar a seguir.

3- Pense bem no nome e logotipo

O nome e o logotipo são peças fundamentais que vão nortear toda percepção do posicionamento de sua empresa e a comunicação do seu negócio. É por meio desses elementos que o público entende o tipo de serviço que sua empresa oferece, ao interpretar a sonoridade e significados do nome, e as cores, formas e tipografia do logotipo. O ideal é usar um profissional capacitado para não só dar dicas de nomes de esctitório de contabilidade, como orientar na sua escolha e no desenvolvimento de um logotipo adequado. Você verá mais sobre isso no passo 7.

4- Use adequadamente o website

Hoje em dia a primeira coisa que um cliente faz para conhecer uma empresa é entrar em seu site e entender seus produtos e serviços. O site precisa ter uma aparência totalmente profissional, mostar conhecimento do assunto e seu conteúdo precisa ser relevante. Outra perocupação é que ele esteja bem posicionado nos sites de busca, como Google, o que se faz por meio de técnicas de SEO: cria-se um conteúdo interessante ligado as principais palavras chaves relacionadas a buscas do seu negócio. Assim seus clientes acham você na web! Se possível, ofereça um conteúdo na forma de e-book, ou assinatura de newsletter, por exemplo, pedindo em troca dados como nome, telefone e email. Em seguida, a equipe comercial pode entrar em contato.

5- Ative sua presença nas mídias sociais

Além do Facebook, que a maioria conhece, uma outra mídia social muito indicada para ser uma das maneiras de como conseguir clientes para escritórios de contabilidade é o LinkedIn, uma plataforma totalmente focada para o mercado profissional e corporativo. Tanto em uma como na outra, além da beleza estética das artes de capas e avatares, um conteúdo competente e interessante é fundamental para atrair clientes. Assim, eles podem ser direcionados dessas mídias para seu site.

6- Crie uma papelaria que mostre solidez

Papel timbrado, envelopes personalizados e cartões de visita para contador mostram que sua empresa tem capacidade para disponibilizar materiais de qualidade, do mesmo nível dos seus serviços contábeis.

7- Use um designer  profissional

Da mesma forma que a atividade contábil é exercida com competência por profissionais da árae, o mesmo ocorre com o design dos materiais de comunicação. Anos de estudo e experiência fazem a diferença na hora de impressionar clientes.

E, para encontrar o profissional certo para executar esse trabalho de comunicação, existem diversas alternativas econômicas, ágeias e de alta qualidade. Principalmente quando se usam soluções criativas baseadas na internet.

É o caso da We Do Logos: trata-se do maior site de concorrênias criativa da América Latina. Se você pretende por estas dicas em prática agora mesmo, o site permite que você faça pedidos para criação de logo, websites, cartão de visitas, palpelaria, capa para facebook e muito mais, para diversos designers profissionais cadastrados. Conforme for recebendo as propostas deles, você pede ajustes até escolher a melhor e mais adequada para seu negócio. Todo proceso é inline, incluindo briefing, pagamento e entrega das artes.