Como atingir metas de vendas

Como atingir metas de vendas: 4 dicas para alcançar seus objetivos

3 julho, 2017 8:58 pm | Criado por | sem comentários | 3 meses

Muitas vezes, os empreendedores se veem em um beco sem saída que os separa de seus objetivos em desenvolver a sua empresa.

E, aí, entram em uma espiral de tentativas frustradas para apontar e encontrar culpados quando, na verdade, o problema pode estar na condução do próprio negócio.

Isso porque muitos não se planejam adequadamente, apontando metas e objetivos irreais, mesmo quando sequer foi feito um planejamento sobre como atingir metas de vendas.

Consequentemente, os resultados tardam ou nunca aparecem. Por isso, que tal analisar, conosco, 4 dicas para você aprender como atingir metas de vendas?

Saiba mais: Dicas sobre como estabelecer metas de vendas e atingi-las

Como atingir metas de vendas

Além de ter uma boa noção de como andam seus negócios sempre, para definir metas de vendas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e atingíveis, estar a frente de tudo e saber motivar a equipe é fundamental.

Veja como fazer isso de forma ágil e prática.

Confira: Como aumentar as vendas no varejo: 5 dicas para sua empresa decolar!

1- Planeje metas atingíveis

Quer saber de algo extremamente desmotivador para a sua força de vendas? Deparar-se com metas inatingíveis ou que não condizem com a realidade do seu negócio.

Pense, agora, e perceba que você se sentiria da mesma maneira caso estivesse no lugar dos seus vendedores. Qual é o propósito de se esforçar quando não há perspectiva alguma em alcançar as metas de vendas propostas?

O primeiro passo, portanto, é fazer uma avaliação do mercado, da concorrência e dos resultados que a sua empresa tem acumulado nos últimos meses. Estude estes dados e trace projeções realistas.

Dessa maneira, fica fácil colocar na ponta do lápis objetivos palpáveis que vão se converter, gradativamente, em resultados. Ainda mais porque a sua equipe também vai passar a comprar a ideia e contribuir com mais afinco e motivação para ultrapassar os próprios resultados, ao verem que isso realmente é possível.

Veja também: Espantando a crise: 6 ideias para aumentar as vendas

2- Seja o epicentro da mudança

Você, como líder, deve ser o reflexo motivacional de sua equipe. Portanto, com as metas atingíveis estabelecidas, reúna-se com todos e apresente os caminhos estratégicos para chegar aos resultados projetados.

Não apenas isso: assuma a dianteira e direcione cada um de sua equipe ao melhor caminho. Quando você os estimula, eles correm atrás dos mesmos objetivos e resultados que você.

Do contrário, nenhum vendedor vai acompanhar você ao longo dessa trajetória para atingir metas de vendas. Por isso, deixe bem claro:

  • O que os seus vendedores precisam fazer
  • Quais qualidades, habilidades e competências eles devem desenvolver
  • Quais atitudes e Ações eles podem abandonar ou desenvolver melhor

O líder é centro de toda mudança em uma empresa e deve ser o exemplo. Assuma esse papel e perceba como atingir metas de vendas passa, primeiramente, pela sua crença pessoal e dedicação ao projeto.

Veja mais: Aprenda como estabelecer metas em 4 passos fáceis de aplicar

3- Planeje, identifique e priorize

No início deste artigo, encenamos um cenário em que as metas são rascunhadas sem cuidado e as ações para atingi-las são fruto do desespero e do despreparo.

Evitar essa situação, entretanto, é muito simples. Para isso, basta analisar, primeiramente, quais são os objetivos que você busca para o seu negócio.

Assim que definidos, esclareça-os para a sua equipe. Aproveite e faça uso da Metodologia do Quando e Como —que é a projeção daquilo que você quer e quando você quer — para colocar o plano em prática.

Isto é, não basta dizer o que, é preciso explicar quando e como, por exemplo:

  • O que: aumentar as vendas em 10 %
  • Quando: durante as férias escolares
  • Como: promoção de descontos progressivos e palestras de treinamento aos vendedores

Em seguida, avalie com a sua equipe quais são as prioridades para descobrir como atingir as metas de vendas estipuladas, apontando os desafios e oportunidades nesse processo.

Por fim, coloque tudo no papel e desafie as suas próprias ideias. Procure desacreditá-las e, a cada gargalo no processo produtivo encontrado, crie um plano de ação para erradicá-lo.

Isso ajuda a colocar as suas metas em um plano mais seguro em que quando, como e o que fazer ficam evidentes para todos!

Confira também: Como aumentar as vendas pela internet sem segredos!

4- Incentive e promova o comprometimento coletivo

Você já deve ter percebido que aprender como atingir metas de vendas não é um processo solitário e, tampouco, impensado.

Por isso, se a mudança começa com você, ela se estende posteriormente para os grandes instrumentos necessários para atingir metas de vendas: os vendedores.

É importante, então, mostrar o quanto eles são fundamentais nesse processo. O comprometimento é o combustível dessa jornada, sendo importante manter cada membro focado e com os mesmos objetivos em mente.

Vale, ainda, trabalhar o seu papel como líder e ser participativo em todas as etapas do processo. Isso significa o desenvolvimento de um processo de avaliação e monitoramento da campanha.

Com isso, vocês todos sabem o que tem sido feito, o que pode ser melhorado e quais foram os acertos. Sem falar que o feedback para os colaboradores é fundamental para que eles também se aperfeiçoem e você tenha, a cada mês, profissionais cada vez mais empenhados!

Leia mais: Plano de Metas: como fazer, acompanhar e atingir resultados.

E se sua empresa está precisando criar materiais de comunicação rapidamente e por um preço justo, para divulgar seu negócio e aumentar suas vendas, pode contar com a We Do Logos.

Confira mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.