como aumentar as vendas de uma farmacia

Como aumentar as vendas de uma farmácia em 5 dicas

8 maio, 2017 10:00 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Saber como aumentar as vendas de uma farmácia pode ser um dos grandes desafios que os gestores desse tipo de comércio enfrentam todos os dias.

Afinal, eticamente falando, não se pode “empurrar” produtos para o consumidor e, além disso, trata-se de um tipo de produto de consumo que os clientes só costumam procurar mediante necessidade.

Isso não significa, entretanto, que não existe como aumentar as vendas de uma farmácia. E, para provar nosso argumento, vamos apresentar 5 dicas neste post. Confira!

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5 dicas para aumentar as vendas de uma farmácia

Vitrines arrumadas, variedade de sortimento e uma boa divulgação estão estre as principais maneiras de aumentar as vendas em uma farmácia.

1- Aumente e diversifique o seu mix de produtos

Como mencionamos, a procura por determinado produto, em uma farmácia, está bastante condicionada à necessidade do consumidor naquele momento.

E, se ele não o encontrar em seu estabelecimento, trata-se de uma venda perdida para você.

Por isso, é sempre importante estar com uma boa variedade de produtos para garantir que a procura do consumidor seja prontamente solucionada. Da mesma maneira que, caso você não tenha o item em questão, esforce-se para garantir a entrega ao consumidor em tempo hábil.

Dessa maneira, cria-se um vínculo com esse cliente, uma tendimento diferenciado, podendo estender o laço até a sua fidelização, quando as promessas são cumpridas e as necessidades do cliente atendidas.

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2- Exponha os itens estrategicamente

A identidade visual de uma loja pode ser importante para gerar um impacto no cliente.

Mas para quem está em busca de saber como aumentar as vendas de uma farmácia, a exposição pode ser significativa para que os clientes comprem também por impulso.

Criando-se uma ordem lógica de exposição, por exemplo, os seus consumidores podem entrar na farmácia e percorrer por todos os corredores, fazendo com que eles encontrem algo que queriam, há algum tempo, ou que sequer sabiam necessitar.

Isso ajuda, consequentemente, a aumentar as vendas em sua farmácia. Por isso, convém analisar os hábitos de consumo dos seus clientes e expor os produtos de maior rotatividade de maneira que fiquem sempre ao alcance dos olhos deles.

Próximo do caixa, produtos com preço baixo, mas altas margens (como balas para a garganta, vitaminas efervescentes, produtos de higiene pessoal e analgésicos, entre outros), são ideias para estimular a venda de impulso.

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3- Invista mais em divulgação

Seja por meio de panfletos, em seu bairro, ou mesmo com mais presença digital, é fato que, com mais divulgação da sua marca, existem mais chances de pensar em como aumentar as vendas de uma farmácia.

Nesse sentido, vale a pena explorar uma oferta de produtos de alguma linha específica — como de produtos relacionados às principais doenças que nos acometem em frentes frias — e usar os seus principais canais de comunicação para explorar a oportunidade.

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4- Trabalhe um atendimento mais qualificado

O atendimento ao cliente é um diferencial, hoje em dia, que vale muito para os clientes. E não apenas isso, mas uma preocupação sincera e personalizada, que vai desde a atenção humanizada aos programas de fidelidade.

Sem falar que o farmacêutico pode ser um verdadeiro aconselhador de seus clientes, promovendo cuidados contínuos para garantir a saúde e qualidade de vida deles.

Isso significa trabalhar com marcas e produtos diferenciados que vão além do simples tratamento de doenças, mas em preveni-las, também, e em fortalecer o sistema imunológico de seus consumidores.

Com isso, há como aumentar as vendas de uma farmácia, desde que exista o cuidado e planejamento necessários para identificar uma oportunidade nesse meio. Do contrário, a sua farmácia pode acabar com diversos produtos parados em estoque.

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5- Trabalhe com mais parceiros

Muitas farmácias têm se aproveitado de parcerias pontuais para aumentar as suas vendas, sabia?

E isso se dá por meio de parcerias com empresas para dar descontos a seus funcionários, promover lançamentos de produtos na sua região e ajudar a fortalecer a sua marca!

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Veja mais alguns bons motivos para confiar na We Do Logos:

Viu como é possível idealizar algumas estratégias pontuais e, assim, iniciar o seu projeto sobre como aumentar as vendas de uma farmácia? Agora, caso queira se aprofundar no assunto e compartilhar estratégias pontuais para o seu comércio, entre em contato conosco através dos comentários!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.