como aumentar as vendas de uma loja

Como aumentar as vendas de uma loja: 7 dicas práticas

22 julho, 2017 10:00 am | Criado por | sem comentários | 5 meses

Você está quebrando a cabeça, pensando em como aumentar as vendas de uma loja? Então, veio ao lugar certo!

Neste post, vamos analisar algumas estratégias e ações simples para serem aplicadas rapidamente no dia a dia do seu comércio.

Confira, conosco, como aumentar as vendas de uma loja em 7 passos para gerar mais vantagem competitiva em seu setor de atuação!

Saiba mais: Como atingir metas de vendas: 4 dicas para alcançar seus objetivos

Como aumentar as vendas e uma loja?

Precisando de resposta para essa pergunta? Pois trouxemos 7 delas para você!

Cada uma com um enfoque diferente, mas, com certeza, todas complementares entre si. O ideal é você pensar em um plano de ações, definindo metas, apontando responsáveis e definindo os recursos a serem usados em cada uma das ações escolhidas.

Veja nossas sugestão e procure a mais adequada para o seu negócio. E depois de descobrir como aumentar as vendas, pense também em como reduzir os custos na empresa e aumente mais ainda sua margens de lucro!

1 – Entenda o perfil do seu público

A grande dica para quem deseja saber como aumentar as vendas de uma loja é conhecer o seu público. Ou seja: aquele que você deve encantar com as suas soluções, pra resolver seus problemas e atender seus desejos.

Afinal, ao saber as preferências, gostos, necessidades e objetivos do seu consumidor, você consegue criar estratégias exclusivas e personalizadas, tendo mais chances de atraí-los até a sua loja.

Procure saber, por exemplo:

  • Seu gênero.
  • Faixa etária.
  • Condições socioeconômicas.
  • Valores e crenças.

Entre outras informações que podem ser úteis para você gerar sempre novidades para esse público, pois sabe exatamente o que eles procuram.

Veja também: Como aumentar as vendas no varejo: 5 dicas para sua empresa decolar!

2 – Invista em decoração

Uma experiência de compra, hoje em dia, é baseada em uma solução diferenciada, um atendimento de qualidade e um ambiente onde o consumidor possa se identificar e se sentir em casa.

E isso inclui desde a organização e disposição dos itens em sua loja à trilha sonora que toca nela. Assim, é importante pensar em uma composição visual que encante os clientes desde a fachada até o momento em que eles estiverem no caixa, pagando suas compras.

Confira: Veja como aumentar as vendas de uma loja de roupas em 5 dicas

3 – Mais qualidade no atendimento

No último tópico falamos do atendimento e, para quem quer saber como aumentar as vendas de uma loja, é bom saber que essa é uma das principais dicas.

O bom atendimento é aquele prestativo, que ouve mais do que fala e não empurra soluções que não vão ajudar o consumidor. Bater as metas é importante, mas em vez de colocá-las como prioridade, os seus vendedores devem enxergá-las como a natural consequência de um atendimento eficaz.

Para isso, procure manter os seus colaboradores atualizados. Dê feedbacks, treinamentos e palestras para eles. Ajude-os a atenderem cada vez melhor os procedimentos de atendimento adequados para aumentar as vendas.

Veja mais: Espantando a crise: 6 ideias para aumentar as vendas

4 – Motive os seus colaboradores

Quem já seguiu as dicas anteriores e ainda não sabe como aumentar as vendas pode estar com um problema interno: a motivação dos colaboradores.

Isso porque a cobrança diária sem a perspectiva de resultados, para eles, é frustrante. Por isso, um plano de carreira ou mesmo algumas competições sadias, recompensas e bônus são boas maneiras de engajar os seus colaboradores.

Confira também: Como aumentar as vendas de uma farmácia em 5 dicas

5 – Coloque a sua marca na internet

Mesmo que você não possua uma loja virtual, os seus clientes estão na internet, e fazem a maioria de suas pesquisas on-line antes de visitarem as lojas.

Por isso, tenha um bom site, crie perfis de sua marca nas redes sociais (de preferência, naquelas que o seu público-alvo mais utiliza) e interaja com eles.

Isso ajuda a fortalecer o alcance do seu negócio, mas também constrói um relacionamento sólido e de qualidade com o consumidor. Agilidade, simpatia e prestatividade são diferenciais que vão fazer com que eles visitem mais as suas páginas e, consequentemente, suas lojas.

DICA: Como aumentar as vendas pela internet sem segredos!

6 – Crie campanhas de fidelização

Além dos seus funcionários, os clientes também querem ser recompensados. E a maneira mais prática para isso pode ocorrer com a criação de campanhas de fidelização.

Pode ser um desconto a partir de um determinado número de compras, um brinde e outras recompensas que os motive a comprar mais vezes em sua loja. Aliada ao bom atendimento, essa pode ser a resposta para você descobrir como aumentar as vendas de uma loja.

Veja: Dicas sobre como estabelecer metas de vendas e atingi-las

7 – Ofereça facilidade de pagamento

Além das recompensas, alinhe-se ainda mais ao perfil dos seus clientes e promova facilidades de pagamento.

Pode ser algo simples, como aceitar cartões de crédito (de maneira parcelada) tickets, fazer convênios com empresas da região e, porque não, o famoso caderninho para acertar a conta no final do mês, para aqueles clientes em que você deposita total confiança.

Pense em formas que ajudem o seu vendedor a estimular a compra por impulso, naquele instante, e faça o consumidor perceber a vantagem nisso!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.