como aumentar as vendas no varejo

Como aumentar as vendas no varejo: 5 dicas para sua empresa decolar!

25 junho, 2017 11:49 pm | Criado por | sem comentários | 5 meses

Até algumas décadas atrás, o vendedor tinha os argumentos de venda na ponta da língua. Com a popularização da internet, a fonte das informações passou a estar ao alcance de todos.

Isso, somado à natural concorrência do setor varejista, faz com que os empreendedores busquem soluções imediatas e inovadoras para despontar em seu ramo de atuação e gerar uma vantagem estratégica competitiva sustentável.

Para ajudar você a estruturar as suas próximas estratégias sobre como aumentar as vendas no varejo, nós reunimos algumas dicas que têm tudo para fazer do seu empreendimento um grande sucesso. Acompanhe!

Saiba mais: Espantando a crise: 6 ideias para aumentar as vendas

AS 5 regras de ouro de como aumentar as vendas no varejo

Em tempos de crise, estar atento às melhores fornas de fazer as vendas crescerem é fundamental. Aumentar a conversão, seja em um site ou em uma loja física sempre será um aboa ideia.

Veja como fazer isso com estas 5 dicas práticas.

1- Invista em atendimento

Promover melhorias no atendimento é um dos grandes diferenciais para quem procura saber como aumentar as vendas no varejo.

Isso porque, como mencionamos na abertura deste artigo, o consumidor consegue se informar melhor e não depende mais, exclusivamente, da lábia de um vendedor para ter a sua decisão de compra influenciada.

Daí, a importância em pensar em um atendimento personalizado ao cliente e de sua qualidade como uma maneira de solucionar o problema do público — às vezes, problemas que eles sequer sabiam possuir.

Isso ocorre por meio de um profundo estudo sobre o perfil do público de suas lojas, e em como alinhar as suas soluções com esse perfil. Isso tudo contribui positivamente para tornar a experiência de compra mais agradável e atender os desejos do cliente e, consequentemente, a aumentar as vendas.

Veja também: Como aumentar as vendas de uma farmácia em 5 dicas

2- Desenvolva um ambiente atrativo

Como parte desse foco em aprender como aumentar as vendas no varejo, é inquestionável o poder do merchandising nisso. Afinal, o consumidor pode sentir-se estimulado a entrar na loja se ele observar, de imediato, características em comum com a sua personalidade, seus desejos e necessidades.

E, no que diz respeito à identidade visual de sua loja, isso pode ser feito de várias formas:

  • No perfil dos seus colaboradores.
  • Na maneira de abordar e lidar com os clientes.
  • Na disposição de itens em seu estabelecimento comercial.
  • Na trilha sonora dos ambientes do local.
  • Nos tons de cores usados na fachada e no interior de suas lojas.

Quanto mais próxima estiver a sua loja da personalidade do seu público, mais fácil será a construção e manutenção de um relacionamento próspero com ele, que vai se identificar com sua marca.

Confira: Veja como aumentar as vendas de uma loja de roupas em 5 dicas

3- Trabalhe com programas de fidelização

Quer uma boa dica para atrair e reter mais clientes, ajudando a promover a sua marca? Então, uma alternativa bastante popular tem sido o desenvolvimento de campanhas de fidelização de clientes.

Em geral, essa solução ajuda a estimular o impulso de compra nos clientes — desde que as recompensas com esse programa sejam atrativas para o público —e a atrair novos clientes, uma vez que os benefícios são providenciais para agregar mais valor à sua marca.

Veja mais: Como aumentar as vendas pela internet sem segredos!

4- Marque presença

Boa dica para o empreendedor que deseja aprender como aumentar as vendas no varejo: esteja presente. Em todos os lugares.

Isso significa prestar auxílio aos colaboradores, interagir com o consumidor, fazer com que sintam-se bem em suas lojas e em promover os valores de sua marca pessoalmente. Afinal, ninguém melhor do que você para ser o exemplo que seus colaboradores devem seguir.

Para complementar, não se esqueça da relevância em construir e manter o networking com parceiros, fornecedores e clientes em potencial. Os eventos de sua área de atuação ainda são excelentes janelas de oportunidades comerciais.

E não podemos esquecer o quanto as redes sociais têm papel determinante em atrair mais clientes até você.

Afinal, tratam-se das principais ferramentas de relacionamento, hoje em dia, e uma boa estratégia para manter o consumidor atento às suas novidades é uma das melhores formas de posicionar e manter a sua marca na lembrança dos clientes.

Confira também: Dicas sobre como estabelecer metas de vendas e atingi-las

5- Trabalhe a motivação de sua equipe

Falamos, anteriormente, a respeito do exemplo que um líder deve ser para os seus colaboradores. Isso não é tudo, entretanto. Como a rotatividade no setor varejista é altíssima, você deve cuidar também dos seus talentos internos, motivando-os continuamente.

Para isso, desenvolva-os, oferece feedbacks, trabalhe as qualidades de cada um e forme líderes dentro de sua própria empresa, além de buscar a elaboração de um plano de carreira.

A equação é bastante simples, na verdade: quanto mais eles sentirem que fazem parte do desenvolvimento de sua empresa — e sentirem-se recompensados por isso —, mais fácil será a retenção de talentos em sua empresa.

Leia mais: 18 Mensagens motivacionais para vendas: inspire sua equipe

E então, o que achou de nossas dicas sobre como aumentar as vendas no varejo? Caso tenha outras soluções que funcionaram em suas lojas, e não mencionamos aqui, compartilhe conosco no campo de comentários!

E se você precisar criar materiais de comunicação para aumentar suas vendas, pode contar com a We Do Logos, veja porque:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.