como conquistar clientes

12 segredos de como conquistar clientes com imagens

14 março, 2016 6:12 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Constantemente, somos bombardeados por incontáveis conteúdos visuais. Imagens ilustram websites, redes sociais, folders, panfletos, outdoors, cartazes, fachadas, banners, reportagens, propagandas etc. Como conquistar clientes em meio a esta enorme massa de informações e estímulos?

É comprovado que nós processamos muito melhor e mais rapidamente as imagens que os textos. Fotos provocam sentimentos e, no contexto do marketing, a emoção aproxima o consumidor da marca. Imagens boas, autênticas e em alta qualidade podem despertar o interesse e a atração dos consumidores e servir como ótimos instrumentos para estratégias de marketing bem-sucedidas, conquistando clientes.

como conquistar clientes com identidade visual da marca

Veja a seguir 12 segredos da conquista de clientes escolhendo as imagens certas para as estratégias de marketing do seu negócio.

Os 12 segredos de como conquistar clientes com imagens incríveis

1. Conte histórias inspiradoras com suas imagens

Boas imagens contam histórias. Sobretudo, fotos de gente, quando retratam pessoas em cenas envolventes e espontâneas do cotidiano. Imagens provocam nossas sensações e nos fazem sentir uma miscelânea de emoções, sejam experiências motivantes e alegres ou sentimentos mais profundos, como tristeza e compaixão.

O impacto das imagens é mais visual e, portanto, mais autêntico. E, na guerra com as frases de efeitos – ou mesmo com os melhores slogans – as imagens são potencialmente mais impressionantes e memoráveis.

Dificilmente, você esquece uma boa imagem. Conte mais histórias com imagens que retratem o amor, o sucesso, a satisfação… uma ótima tática na conquista de clientes!

  • Conheça a história inspiradora de nosso cliente Point do Macarrão, que desenvolveu todo sua identidade visual online: CASE Point do Macarrão.

2. Use imagens originais e significativas

O volume de informações disponível na internet e de fácil acesso nunca foi tão grande. Nesse sentido, ter uma ideia ótima e saber como contá-la é sinônimo de ter boas condições para se destacar em meio a um tsunami de conteúdos digitais. Não basta, no entanto, saber contar a ideia. É preciso ilustrá-la com imagens originais.

Nesse contexto, não há como conquistar clientes sem se esforçar na busca da imagem perfeita! Sai na frente quem entender que, acima de tudo, um conteúdo bom é aquele que tem excelentes imagens significativas e ajuda a criar um relacionamento de valor com o cliente.

Confira: Os 23 melhores lugares para encontrar imagens de qualidade e gratuitas.

3. Explore o valor da sua marca na conquista de clientes

A marca representa a identidade da empresa, bem como os seus valores, missão, compromissos, produtos e serviços. Para se diferenciar das concorrentes e se aproximar dos clientes, ela precisa ter cara, forma, conteúdo, alma e imagem. Explore o valor da sua marca com imagens autênticas, que gerem identificação e curiosidade em seus clientes. O diferencial está em surpreender com o inusitado, em explorar os territórios dos valores da marca e, especialmente, em sustentar um relacionamento a longo prazo com o cliente.

Criar logomarcas é uma das especialidades da We Do Logos. Confira como ficaram realmente lindas estas opções de logotipo enviadas para o restaurante Portuga. Foram 30 no notal e deve ter sido duro escolher a melhor!

4. Deixe as imagens respirarem

Assim como a poesia, a imagem pode ser utilizada, em muitos aspectos, para fins inspiradores e criativos, conquistando clientes os mais diversos, uma vez que retrata algo em que tudo pode e tudo é, só dependendo da imaginação do espectador.

Mais áreas de respiro nas imagens ajudam a tornar a leitura das fotos mais rápida e fácil para o usuário. Além disso, estimulam a liberdade do designer, que pode trabalhar em cima dos fundos brancos, por exemplo, as suas técnicas de composição. Uma imagem com espaços vazios ou com fundo branco pode funcionar bem em determinados contextos publicitários. Invista nisso!

Veja também: Saiba qual é o significado das cores ao redor do mundo

5. Não deixe suas campanhas parecerem anúncios

No hall das melhores ações publicitárias, a melhor propaganda, geralmente, é aquela que não se parece com um anúncio propriamente dito. Isto é, que não estampe, descaradamente, a intenção de vender um produto ou um serviço.

Ações de marketing impactantes vendem sensações. Então, jogue com as impressões: venda a experiência de uso do seu produto, a emoção que ele pode proporcionar. Em vez de só anunciar um produto e suas qualidades, revele os prazeres e os envolvimentos emocionais que ele pode provocar.

Nada como conquistar clientes usando fotos que representem sensações, prazeres e a experiência de uso dos seus produtos!

6. Crie banners digitais com imagens atrativas

Alguns se perguntam como conquistar clientes na internet. Para atrair a conversão do seu público-alvo e conseguir mais cliques em anúncios veiculados na internet, além de criar boas ofertas, é importante ilustrar os banners com imagens atrativas, inusitadas e relacionadas aos conteúdos promovidos.

No mundo digital, se olhamos algo que gostamos, naturalmente, clicamos sobre ele. Por isso, é muito importante que os anúncios digitais usem imagens chamativas e interessantes.

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7. Mostre pessoas reais

Esqueça a ideia de que as imagens que devem ilustrar as suas campanhas precisam ter modelos profissionais. Nós vivemos num mundo onde anônimos ganham status de celebridade nas redes sociais e onde a palavra nova mais usada, em 2013, foi selfie.

O seu cliente, lembre-se, vive nesta mesma época. Portanto, a melhor maneira de efetivar a conquista de clientes é entrando na realidade dele, nos seus hábitos, costumes e comportamentos.

Imagens de pessoas comuns – em situações espontâneas e cotidianas – são a tendência da fotografia comercial moderna. Então, seja comum, mas com originalidade!

8. Não esqueça o mobile

Segundo pesquisa divulgada, em abril de 2014, pela consultoria IDC, os brasileiros compraram 68 smartphones a cada minuto no ano de 2013. Isso revela que o mobile, para grande parte dos brasileiros, é muito mais que uma realidade. Como conquistar clientes, então, sem estar presente adequadamente neste ponto de contato?

É uma das plataformas que as pessoas mais utilizam para acessar a internet e consumir informações, assim como para avaliar e comprar produtos. Por isso, alinhe objetivos publicitários com os novos hábitos de consumo de informação do seu público-alvo.

Pense estratégias de comunicação que alcancem e atendam as expectativas do seu consumidor, que está conectado a todo momento e em qualquer lugar. Para não perder e continuar conquistando clientes super conectados, invista em mobile marketing e em design responsivo.

Veja mais: Como melhorar a experiência de compra no e-commerce?.

9. Use imagens com tamanhos apropriados

Lembre-se, também, do tamanho das imagens, isto é, do peso dos arquivos. As imagens devem funcionar bem em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Para isso, precisam ter um tamanho de arquivo adequado.

Muitas pessoas acessam a internet pelo celular através da conexão 3G. E, dependendo do sinal de cobertura de um local, por exemplo, essa internet pode ser mais lenta. Para carregar todos os dados rapidamente, independente do tipo de conexão, a imagem precisa ser leve!

10. Seja positivo

Imagens positivas chamam a atenção e despertam a identificação das pessoas, conquistando clientes. Não é à toa que fotos alegres e divertidas são as mais curtidas e compartilhadas nas redes sociais. O motivo é simples: estamos todos com a vida muito corrida, cercados de afazeres e com o tempo livre curto. Dessa forma, fotos positivas remetem à felicidade, aos tempos de ócio e, assim, incentivam o prazer de bons momentos. Abuse de fotos com conceitos positivos.

Dica: Como fazer um bom panfleto de propaganda e trazer clientes novos!

11. Conheça o seu público-alvo

Como conquistar clientes sem essa informação fundamental? Ter sensibilidade na hora de escolher as melhores imagens para ilustrar seu negócio ou campanhas da sua empresa conta muito. Para isso, é preciso conhecer a fundo o seu segmento de atividade, o seu público-alvo e os comportamentos, valores, desejos e apreços de seus clientes.

Se o negócio for focado no mercado brasileiro, é importantíssimo ilustrar as peças e campanhas com foto de brasileiro em realidade e hábitos brasileiros. Nada de foto de estrangeiro, em realidade estrangeira, tirada de bancos de imagens internacionais.

12. Teste o que funciona para você conquistar clientes

Nem todos os conselhos citados se aplicam, com a mesma eficiência, aos diversos segmentos de mercado e atividades. Então, descubra o que funciona para você, para o seu público-alvo e/ou para o seu produto ou serviço.

E a melhor maneira de fazer isso é testando. Errar faz parte do processo de alcançar o sucesso nas estratégias de marketing. Mas lembre-se: não se esqueça de ter às mãos as melhores imagens. Faça a diferença.

Se sua empresa precisa de materiais de comunicação e design de qualidade, com custo acessível e agilidade na entrega, conte com a We Do Logos para produzir folders, embalagens, layout de sites e, é claro, criar logotipos.

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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