como estabelecer metas de vendas

Dicas sobre como estabelecer metas de vendas e atingi-las

7 setembro, 2016 8:49 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Não há empreendedor que negue a importância de se saber como estabelecer metas de vendas na realidade do seu negócio.

Afinal de contas, são elas que ajudam a enxergar — e realizar — as possibilidades de crescimento, bem como planejar um cenário mais seguro para o hoje e também para o futuro.

Por isso, não basta saber como elaborar metas de vendas para projetar cenários, apenas. É preciso compreender, especificamente, o que você espera e o que a sua empresa consegue produzir para atingir tal objetivo.

Que tal conferir, então, o nosso post de hoje, que traz algumas dicas sobre como estabelecer metas de vendas para a sua empresa de forma prática e realista? Confira!

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Saiba mais: 3 passos para seu plano estratégico de vendas ser um sucesso

Dicas incríveis de como estabelecer metas de vendas

Para definir metas de vendas e construir um bom plano de negócios é preciso aprender com o passador, entender o presente e olhar para o futuro. Uma frase até que bonita, mas nada fácil de realizar com precisão. Para ajudá-lo nessa missão, separamos diversas dicas, dê uma olhada e empregue em seu dia a adia:

Conheça profundamente o seu mercado

Parece óbvio, mas tem significativa importância essa informação, uma vez que é a partir dela que você aprende como elaborar metas de vendas.

Basta checar, por exemplo, o crescimento do seu segmento de atuação e, também, as previsões para o próximo ano. Se a tendência é retração, calcule menos. Se é otimista, trabalhe com dados promissores também.

Mas, vale a dica: analise também o percentual de crescimento da sua empresa. De nada adianta apenas se projetar no gramado do vizinho, não é mesmo? Crie um histórico detalhado dos últimos anos ou trabalhe com estimativas, se a sua trajetória for recente.

Analise sempre os seus investimentos

Não apenas investimentos, como estratégias e campanhas. Após a realização de cada um deles, verifique o que funcionou, o que pode ser revisto e o que pode ser lançado de maneira completamente diferente.

O importante, aqui, é concentrar os investimentos onde as coisas funcionaram, e isso ajuda na elaboração de metas de vendas.

Compreenda a sua capacidade total

Você sabe o quanto a sua empresa pode produzir, vender e entregar sem perder a qualidade no serviço prestado?

Oras, estamos falando de algo elementar sobre como estabelecer metas de vendas. Verifique a sua capacidade e passe a descobrir, também, como funciona todo o seu processo de vendas.

Aprenda a identificar, nesse processo, por que algumas vendas não são concretizadas, por exemplo. Dessa maneira, você trabalha com dados cada vez mais fidedignos para elaborar as metas de vendas.

Confira também: 5 motivos para você ter uma equipe de vendas na sua empresa

Projete metas definitivas

Seja conclusivo e, após muito estudo, defina uma meta. Estabeleça, afinal de contas, o quanto você quer crescer. Esse número será o guia para a sua empresa trabalhar no crescimento desejado e, assim, vender o esperado para que a meta seja atingida.

Tenha parâmetros comparativos

Já falamos um pouco sobre isso, mas vale o reforço: não perca de vista os números do mercado, e tampouco os números da sua própria empresa. São eles que vão ajudar a estabelecer a meta definitiva que mencionamos anteriormente.

Por exemplo: se o mercado, no último ano, registrou um aumento de 10 % nas vendas, e a sua empresa registrou, no mesmo período, 7,5 % a partir de um determinado valor investido, fica muito mais fácil elaborar metas de vendas palpáveis e práticas de se perseguir.

Dê autonomia à equipe de vendas

Controlar todo o processo desmotiva os funcionários, por isso, trate-os como os parceiros que eles são. Incentive-os continuamente e faça com que eles percebam — e compreendam — a importância de elaborar metas de vendas e o quanto é fundamental cumpri-las.

Afinal de contas, o crescimento de uma empresa é mérito participativo de todos. Faça com que eles saibam disso!

Veja também: 18 Mensagens motivacionais para vendas: inspire sua equipe

Checklist para estabelecer metas de vendas

Agora, vamos rever e complementar alguns pontos do que vimos até aqui sobre elaborar metas de vendas e desenvolver um planejamento!

  • Seja ousado, ao pensar em como estabelecer metas de vendas, mas seja igualmente realista.
  • Incentive a sua equipe de vendas e faça-os reconhecer a importância de fazer parte desse cumprimento de metas estabelecidas.
  • Trabalhe com programas de incentivo, com os colaboradores, ao elaborar metas de vendas. Isso os motiva ainda mais.
  • As metas de vendas devem ser justas, ou seja: elaboradas de maneira que não privilegiem ninguém, e tampouco prejudiquem outros colaboradores.
  • Trabalhe com um monitoramento frequente de suas ações e investimentos, para compreender a real situação das suas metas.
  • Defina um prazo para o cumprimento de metas.
  • Analise outros fatores além do volume de vendas, como o número de vendas realizadas no mesmo período e, até mesmo, o número de novos clientes.
  • Crie um registro das suas metas de vendas. Eles ajudarão, e muito, para elaborar metas de vendas no futuro.

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Veja mais: 5 cases de empresas que tiveram aumento de vendas investindo em design

E então, que tal as nossas dicas sobre como estabelecer metas de vendas? Agora, é a sua vez. Pratique as nossas dicas e sugestões na realidade do seu negócio, e surpreenda-se com os resultados!

Como você viu no post sobre os 5 cases de aumento de vendas com investimento em design diferenciado, essa estratégia funciona mito bem. E podemos mostra também mais um case desse tipo, que ocorreu com o restaurante carioca Point do Macarrão:

É, não é fácil aumentar as vendas em 80% e ainda receber propostas de franquia. Mas com o seu investimento em identidade visual e design, o Point do Macarrão conseguiu. Que tal incluir isso também em seus planos de negócio?

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.