10 Dicas para ter um Blog: identidade visual e conteúdo

A identidade visual de um blog é formada pelos elementos visuais usados para criar uma percepção visual única e harmônica, permitindo uma comunicação consistente e coerente, que transmite seu posicionamento e diferenciais com clareza para os usuários.

Nesse contexto, ter um blog já o torna um blogueiro profissional? Essa já foi uma dúvida um tempo atrás, quando criar página na internet para compartilhar assuntos pessoais ou profissionais ainda era moda. Com o avanço da tecnologia e o amplo acesso a internet que os brasileiros tiveram na última década, foi muito comum ver pessoas criando blog para compartilhar ideias, dividir opiniões e mostrar seus gostos para um amplo público.

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Veja mais: Passo a passo: como criar logo para blog e detonar na web!

Hoje em dia, manter um blog não é para qualquer um. Deve-se ter muito esforço e dedicação para atualizar seus conteúdos. Por isso, separamos 10 dicas para ter – e manter – um blog de sucesso, e claro, deixa-lo profissional!

Dicas para criar um blog: identidade visual, conteúdo e muito mais!

1. Tenha um domínio próprio!

Ter um domínio próprio não é grátis, mas ajuda a tornar seu blog mais profissional e as pessoas vão se interessar mais pelos conteúdos que você postar. O custo é em torno de R$ 20,00 ou R$ 30,00 em média.

2. Utilize um tamplete personalizado

O conteúdo não é só o que você escreve. Toda o layout e arte que compõem suas páginas são importantes. Não é interessante para o internauta acessar sua página e reconhecer o layout de outros lugares. Isso quebra a ideia de ter algo profissional. Para isso, você pode contratar uma agencia e constuir um Layout exclusivo e personalizado para você. A We Do Logos é a melhor opção, pois com um preço bem acessível, você receber propostas ilimitadas e conta com milhares de profissionais a sua disposição.

3. Ofereça uma forma de contato

Muito importante, além de manter contato com os internautas pelos comentários descritos abaixo de cada post, é deixar um e-mail ou até mesmo páginas de redes sociais para o seu público conhecer mais você e é uma forma dele se abrir mais quanto a sua dúvida ou deixar até um feedback mais construtivo caso não queira deixar exposto sua opinião na página. Isso mostra que tem um profissional por trás e seu blog ganha credibilidade.

4. Tenha um e-mail com seu domínio

Como queremos profissionalizar também o seu blog, não deixe esta dica de lado. É diferente para o usuário entrar em contato com seublog@hotmail.com do que com contato@seublog.com. Viu a diferença ?

5. Responda os e-mails e comentários

Pode parecer a dica mais óbvia, talvez você quisesse pular este tópico. Mas se estamos falando em profissionalismo, responder os emails e comentários que as pessoas deixam para você pode ser uma dica de ouro. Nunca atrase, tenha compromisso de olhar pelo menos 1 vez por dia se recebeu algum contato novo.

6. Tenha um mídia kit

Se você pensa em vender espaço publicitário, esta dica pode valer muito para você. Nele você pode deixar informações sobre seu blog que pode interessar anunciantes.

7. Consiga engajamento dos seus leitores

Se você achou o comentário 5 não muito importante talvez ache que tenha uma outra forma de conseguir engajamento dos seus leitores, mas não é bem assim. Quanto mais você se relacionar com as pessoas, maior a participação deles no seu blog.

8. Seja ético

Lembre-se que o que está em jogo é a identidade do seu blog e a sua. Se você for grosso com algumas pessoas elas vão deixar de te seguir imediatamente e ainda pode fazer propaganda negativa para outras pessoas não acessarem. Seja sempre solicito e atencioso, caso alguém fale alguma grosseria, tente solucionar este caso sendo o mais gentil possível.

9. Invista em seu blog

Depois de todas essas dicas se pergunte mais uma vez: Quer ser um blogueiro profissional ? Se sim, não só seja gentil e poste conteúdos interessantes, não se esqueça de investir na identidade da sua página. Como falamos acima é muito importante que tenha um Layout personalizado e que tenha domínio próprio. Em outras palavras: blog e identidade visual tem que andar juntos, reforçados por um conteúdo de primeira!

10. Não copie. Crie!

Jamais copie algum artigo de outro post. Isso acaba com a credibilidade e com o profissionalismo do seu blog. Caso tenha visto algum artigo interessante e que seria muito útil para sua página, você pode adaptar e sempre mostrar a fonte do blog  ou site original de onde você pegou a ideia, como no caso deste post com o gerenciandoblog.

CURIOSIDADE: 31 de agosto é o Dia do Blog. Mas você sabe porque esta data ?  Leia 31/08. Leu blog, não foi ? Acredite, esta data foi escolhida justamente por esta curiosidade.

Veja também: Slogan para blog: aprenda a criar a frase perfeita!

É, não é fácil criar um blog, sua identidade visual, um conteúdo bacana e ainda interagir e fazer sucesso com seu público. Seja para um blog ou um site, o design é determinante para seu sucesso. Quem pôde perceber isso, não apenas em relação a identidade visual de sua empresa no mundo virtual como no ponto de vendas físico, foi nosso cliente, o restaurante Point do Macarrão que, além de site e capa de Facebook, fez fachada de loja física, logo, cardápios e diverso outros materiais com a We Do Logos.

Confira o vídeo com o depoimento dos proprietários do restaurante Point do Macarrão contando sua história de sucesso que a We Do Logos ajudou a construir:

Na We Do Logos, nossos dsigners estão preparados para criar diversos materiais para seu blog: identidade visual, logo e muito mais com toda criatividade que você precisa. Confira este projeto de criação de logotipos para o blog sobre cervejas Harmoniza Beer. Foram 35 opções de logotipo enviadas por 8 designers.

 

E tem mais: separamos 12 identidades criativas criadas na nossa plataforma para este segmento para que você possa se inspirar. Confira!

Blog: indentidade visual de 12 deles para você se inspirar!

1. Saiba do mundo do investimento e sobre suas finanaças pessoais

Confira como ficou: http://www.blogdoinvestidor.com.br/

blog identidade visual

2. Quer saber mais sobre Política?

Confira como ficou: http://blogdomarioflavio.com.br/vs1/sobre-o-blog/

blog identidade visual

3. Informaçãoes que geram negócios

Confira como ficou: http://www.televendasecobranca.com.br/sobre/

blog identidade visual

4. Blog voltado para moda feminina

Confira como ficou: http://www.blogficadica.com.br/

blog identidade visual

5. Blog odontologico

Confira como ficou a identidade visual deste blog: http://julianadentista.com/

blog identidade visual

 

6. Veja como ele ficou satisfeito 🙂

blog identidade visual

7. Blog sobre empreendedorismo para empreendedoras

Confira como ficou a identidade visual deste blog: http://empreendedorismodebatom.com.br/

blog identidade visual

8. Quando a babá está de folga o blog te traz a solução

Confira como ficou: http://folgadababa.blogspot.com.br/

blog identidade visual

9. Quer saber mais sobre computação ?

Confira como ficou: http://www.adamsilva.com.br/

blog identidade visual

10. Sobre movimentação de cargas

Confira como ficou: http://blogmovicargas.rdstation.com.br/

blog identidade visual

11. Empresa para empreendedorismo e negócios


blog identidade visual

12. Blog sobre viagens e turismo

Confira como ficou: http://www.blogdadeia.com.br/
blog identidade visual

Confira: Como criar um nome para blog que bombe na internet?

como conquistar clientes com imagens em seu site

Saiba mais: Como montar um blog: 7 dicas para o sucesso.

Gostou ? Que tal criar agora mesmo um logo e um Layout para deixar seu blog profissional? Na We Do Logos você pode criar diversos outros materiais, como banner digital, folder e layout para site, por exemplo. É só se cadastrar, enviar seu pedido e, em 24 horas, já estará recebendo propostas para analisar, pedir ajustes e escolher a melhor, dentre as dezenas de opções criativas enviadas por vários designers. Tudo online e sem complicação. E o melhor de tudo: se não gostar de nenhum dos materiais enviados, pode pedir seu dinheiro de volta!

12 identidades blog