como criar um blog corporativo

Como criar um blog corporativo sem cometer erros

19 agosto, 2017 5:59 pm | Criado por | sem comentários | 1 mês

Como engenheiro de software estou acostumado a desenvolver sistemas altamente complexos sob medida para os clientes visando automatizar processos, negócios e até mesmo a operação de suas empresas, facilitando a gestão da mesma como um todo e integrando as diversas áreas.

E se você quer saber como criar um blog corporativo, entenda que o nível de complexidade pode até ser um pouco menor, mas sem os devidos cuidados, graves erros podem acontecer.

Neste postagem, vamos nos aprofundar neste assunto: como criar um blog corporativo de forma ágil e prática, que plataformas, plugins e servidores usar, além dos principais erros evitar.

Esperamos que seja útil para você e para sua empresa que precisa criar um blog.

Como criar um blog empresarial

Assim, quando avalio um software (seja para fazer um blog corporativo ou para automatizar uma empresa), levo em consideração não apenas a “moda” ou “o que todo mundo está falando para usar” ou até mesmo sua facilidade de instalação.

Eu avalio se o sistema foi desenvolvido corretamente, se segue boas práticas (blue prints) e padrões de projetos (Design Patterns), se há falhas de segurança, se é escalável, flexível, fácil de administrar e sim, se é intuitivo para o usuário final, pois é quem realmente vai usar o sistema, entre outros itens comuns relacionados ao desenvolvimento de sistemas.

Minha análise não é superficial e sim técnica, com conhecimentos adquiridos em mais de 18 anos de experiência em desenvolvimento de Software.

Conheci o WordPress a mais de 6 anos e, confesso, tinha muitas restrições quanto ao seu uso, principalmente por ser desenvolvido em PHP, o que para mim (na época) era algo muito ruim, pois desenvolvia sistemas com linguagens de programação de mais alto nível, como o Java, C++ e .Net e nesta época eram muito superiores ao PHP.

Apesar de ainda serem mais poderosas, estas linguagens sempre foram muito focadas a desenvolvimento de sistemas e o PHP ganhou a briga para o desenvolvimento focado na Web (internet), como sites, blogs e negócios online.

Neste cenário o WordPress se destaca para quem está interessado em saber como criar um blog corporativo, pois tem um código fonte aberto, limpo e impecável no ponto de vista de padrões de projeto e boas práticas de programação, além é claro de ser altamente escalável e flexível, podendo desenvolver praticamente qualquer tipo de sistema baseado em seus padrões.

E é exatamente sobre o uso do WordPress para criar um blog empresarial que vamos tratar com mais detalhes, nos tópicos seguintes. Confira, então, nossas dicas de como criar um blog.

Como criar um blog corporativo com WordPress

Desde que desenvolvi meu primeiro site em WordPress e estudei sua estrutura base simplesmente me “apaixonei” e passei a ser um grande defensor de seu uso e posso garantir que o WordPress é uma das ferramentas mais fantásticas que conheço, ela é extremamente flexível, escalável e simples, tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário final.

Apesar de ser muito simples de instalar e publicar um site básico (em 5 minutos você consegue fazer isso) este procedimento não é para todos e abaixo vou listar os 5 principais erros cometidos que interferem diretamente no resultado final e acabam “sabotando” seu site ou negócio não dando os resultados esperados, são eles:

1- Criar seu site em uma plataforma gratuita

Esta é uma das grandes dúvidas na hora de criar um blog ou site em WordPress, pois acabam pensando imediatamente no bolso evitando os cutsos mensais de um serviço de hospedagem, atualmente em torno de R$10 por mês :(.

Quando o fator não é o bolso, pode ser a leitura de algum artigo que indica o uso do WordPress.com como “hospedagem” e se acaba caindo no mesmo problema.

Ao entrar numa plataforma assim, (por desconhecimento ou por economia, não importa) você acaba tendo um monte de limitações de instalação de plugins, criação de tabelas no banco de dados, atividades de backups e atualizações e quando há um problema fica totalmente limitado, pois não há suporte e não há a quem cobrar. Por isso, não há como criar um blog corporativo de qualidade em plataformas gratuitas.

2- Escolha do serviço de hospedagem

Reconhecida a necessidade de um serviço de hospedagem sério e pago, nos deparamos com diversas opções e não sabemos qual escolher e acabamos caindo naquelas que nos enchem de anúncios e oferecem seu serviço a um valor mínimo.

Ao escolher seu serviço de hospedagem você precisa levar em consideração diversos fatores, que apresentamos abaixo.

Os 4 fatores mais importantes ao escolher hospedagem para blog corporativo:

O uso do Sistema Operacional Linux (sempre)

Você não vai acessar o sistema diretamente como se faz no Windows (esqueça disso). Ao usar o Linux em um servidor o mesmo lhe dá uma infinidade de recursos avançados de gerenciamento, além de um nível muito mais elevado de segurança.

Os recursos de gerenciamento

Recomendamos que sempre tenha o painel de controle CPANEL ou ISPanel, pois te dará autonomia para realizar funções administrativas e depender menos do suporte (que comumente não é bom, independentemente da empresa).

O espaço disponível para armazenamento de arquivos

Quanto mais espaço para armazenamento de arquivos melhor. Há inclusive empresas que oferecem espaço ilimitado.

Memória alocada por cliente (memória RAM)

Quanto mais memória RAM melhor, pois ajudará seu site a responder mais rapidamente. Porém, quase todas as hospedagens compartilhadas oferecem 512MB por cliente e raros oferecem 1 ou 2GB e estas acabam sendo um pouco mais caras (mas valem a pena)

Há outros fatores, como capacidade de processamento e latência, por exemplo, mas os citados acima já lhe ajudarão a fazer uma boa escolha.

Recomendo que escolham empresas grandes, mas não estas que tem maquininhas de cartões ou que se entitulam “Reis da Hospedagem” (em inglês) ou que “Locam a Web” (rsrsr)

3- Instalação e Configuração incorretas

Se você quer mesmo saber como criar um blog corporativo, entenda que apesar de ter uma instalação muito simples, que pode ser feitas em menos de 5 minutos, um dos principais problemas dos sites em geral ocorre na instalação (e isso não se limita a criação de um sites em WordPress).

Quando instalamos o WordPress (ou qualquer outra plataforma) precisamos:

  • Pensar em segurança, criando senhas seguras e excluindo arquivos desnecessários;
  • Implementar restrições de acesso aos diretórios;
  • Configurar a forma como as URLs dos sites são exibidas.

Ações neste sentido vão evitar brechas de segurança e melhorar significativamente a performance de seu site nas buscas e em tempo e abertura.

4- Falta de recursos (plugins) e configurações especiais

O WordPress é fantástico por ser extremamente flexível. E esta flexibilidade acaba vindo de suas configurações e da instalação de seus plugins (que são recursos que podem ser “plugados” à sua plataforma base).

Seu site precisa ter plugins para otimização de imagens, para SEO, para cache, para forma de exibição da galeria de imagens, vídeos entre outros. Tudo focado na necessidade de seu site. Sem isso não tem como criar um blog corporativo que atenda suas necessidades.

Com o WordPress é possível criar um blog empresarial, um site institucional, um EADs, um site de classificados, um site para pousadas ou imobiliárias e até mesmo um ERP completo (sim, já fizemos isso).

Com os plugins certos no WordPress “o céu é o limite” e fica muito mais fácil entender como promover o blog e ter sucesso na internet.

A parte de configuração já citamos anteriormente, mas tem ações extras que melhorarão significativamente a segurança e performance de seu site.

Com a configuração certa é possível melhorar sua performance no SEO, e fazer seu site aparecer no Google, configurando corretamente a forma de exibição das URLs (configurando as URLs amigáveis por exemplo). Isso é uma maneira inteligente de melhorar o tráfego orgânico do blog.

5- Desperdício de tempo, mudança de foco e auto sabotagem

Este é um problema não técnico que é muito comum para quem não tem prática em como criar um blog corporativo em WordPress.

Pela simplicidade que o WordPress tem, todos ficam tentados a se aventurar e criar seu blog por sua conta e investem seu tempo em estudar como instalar o WordPress, como configurar, quais plugins utilizar e no final acabam conseguindo fazer isso, porém o resultado acaba sendo visivelmente não profissionais.

Além de não levarem em conta os fatores citados nos itens anteriores, seu acabamento não fica “fino” e passam a imagem errada para aqueles que conhecem sua empresa através da internet.

Essa “economia” acaba te auto sabotando, pois além de desperdiçar seu precioso tempo, você deixa de se preocupar com seu negócio (que é o mais importante) e se desgasta a tal forma que não consegue fazer seu negócio avançar e acabam desanimando no meio do caminho.

Conheço pessoas que levaram meses para colocar seu site no ar e muitos outros que desistiram, infelizmente.

O que fazer então se você não sabre como criar um blog corporativo?

A resposta é muito simples, você precisa contratar um especialista para criar um blog de forma profissional.

Sei que esta resposta é óbvia e levanta muitas outras questões, objeções e preocupações relacionadas ao desenvolvimento de um site, como:

É muito caro criar um blog ou site profissional

Daí se aventuram desenvolver o blog por conta própria ou contratar “o sobrinho do amigo da sua tia que fez um site para o amigo dela e pode fazer isso baratinho ou de graça” (não dá nem pra comentar isso né?!); Sinceramente: não há como criar um blog corporativo que funcione de verdade dessa maneira!

É difícil encontrar profissionais e empresas sérias

Isso tem seu viés de verdade, pois há muitos “pseudo profissionais” e empresas que não levam a sério a criação de sites e acabam entregando um trabalho muito ruim (quando entregam).

Não é à toa, tenho muitos clientes que relatam isso e ficam mega receosos em fazer uma contratação. Conheço clientes que pagaram mais de R$3.000,00 em um site e não receberam o mesmo. Infelizmente é uma realidade.

O bom é que depois de desenvolver um trabalho conosco, conseguimos reverter essa situação e eles passam a ver que nem todos os profissionais e empresas da área são da mesma forma e ficam super satisfeitos com o resultado e nos indicam a muitos amigos e clientes.

Leva muito tempo para se criar um site

Esta já foi uma realidade, mas hoje há como criar um blog corporativo rapidamente. Nossa proposta inclusive é criar um blog completo e personalizado em até 6 dias úteis.

Pensando nessas e em muitas outras questões, nós criamos a plataforma CriarteBlogs, que visa criar um blog de forma rápida, simples e profissional.

Em até 6 dias úteis, o time de especialistas do CriarteBlogs vai criar um blog com todos os recursos que você precisa para realizar suas postagens, abstraindo as questões técnicas relacionadas a este processo e utilizando uma linguagem simples (sem termos demasiadamente técnicos), para que qualquer pessoa possa ter seu site sem precisar ser um especialista em tecnologia.

Nosso time orienta os clientes em questões técnicas, tira dúvidas e passa dicas de como incluir suas palavras chaves, investir em SEO e deixar seu site impecável.

Este texto foi escrito por Evandro Coelho, Engenheiro de Software, Especialista em WordPress, CEO da Refs Tecnologia e Founder da CriarteBlogs.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura