como criar um blog passo a passo

Como criar um blog passo a passo: tudo o que você precisa saber

4 agosto, 2017 1:00 am | Criado por | sem comentários | 4 meses

Um blog deixou de ser aquela ferramenta virtual que substituiria os diários pessoais, sua origem. Tornou-se, inclusive, uma das principais ferramentas para atrair mais pessoas até a sua empresa, um excelente canal de relacionamento e comunicação com o consumidor e com clientes corporativos também.

Acontece que nem todos ainda sabem como criar um blog passo a passo, dificultando as estratégias planejadas para desenvolver a sua marca e torná-la mais conhecida.

E, para ajudar você nessa tarefa, vamos analisar, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre como criar um blog passo a passo. Dessa maneira, queremos que você termine esta leitura com certezas e soluções, e nenhuma dúvida.

Saiba mais: Slogan para blog: aprenda a criar a frase perfeita!

Como criar um blog passo a passo

Antes de pensar em servidores, hospedagem e qual o melhor “construtor” de blogs, o mais importante é definir qual o propósito de seu blog, sobre que assuntos irá tratar, como pretende “encantar” seu público e diversas outras dicas de posicionamento.

Veja mais detalhes sobre estes desafios:

Por que criar um blog?

Primeiramente, porque se trata de uma das grandes ferramentas do marketing de conteúdo, ajudando a gerar tráfego qualificado para suas páginas na web, de modo que você fixe a sua marca no inconsciente deles até que essa relação faça do usuário anônimo um cliente de sua empresa.

Além disso, um estudo apontou que 175 mil blogs são criados diariamente ao redor do mundo. Ou seja: a sua concorrência já está de olho nas vantagens em saber como criar um blog passo a passo e colocar em prática suas estratégias.

Vamos às dicas, então?

1- Tenha um propósito

É importante que você saiba quais são os seus objetivos ao criar um blog. Você quer informar, entreter, divulgar…? Qual é a melhor maneira de se aproximar e encantar o seu público?

Ter essas respostas ajuda a bolar um conteúdo relevante e que vá fazer a diferença para o seu consumidor e fazer com que ele retorne outras vezes para aprender mais sobre o assunto.

2- Molde a abordagem e o tom

Agora, é o momento de alinhar o seu propósito de marca com o perfil do seu público-alvo. Isso vai ajudar a definir:

  • O tipo de conteúdo a ser criado
  • A linguagem adotada e a abordagem dos conteúdos
  • Os principais formatos, como artigos, exclusivamente; ou infográficos, entrevistas, galeria de fotos etc.

3- Pense no título, plataforma e domínio do seu blog

O título tem grande relevância, pois será a maneira mais prática com a qual você vai querer que o consumidor acesse a sua página.por isso, é importante ser cauteloso ao criar nome para um blog.

O mais indicado é que leve o nome de sua empresa no título do blog, ajudando no reconhecimento do usuário. Além disso, a plataforma selecionada é de profunda importância, porque é onde ficará hospedado o seu blog, bem como as funcionalidades variadas para mantê-lo no ar.

Um dos modelos mais populares é, ainda, o WordPress, que é providencial para quem deseja aprender como criar um blog passo a passo. Gratuita, a plataforma oferece amplas possibilidades de customização e temas, ajudando a dar mais personalidade ao blog.

Por fim, atente-se ao domínio escolhido, pois ele vai influenciar na categoria de suas páginas (como as terminações .com, .org etc.).

Veja mais: Como criar um nome para blog que bombe na internet?

4- Avalie o melhor servidor

Importante, pois vai manter o seu blog no ar e seguro, caso ocorra algum imprevisto. Existem diversos serviços de hospedagem que podem ajudar você a contar com mais comodidade e conveniências na manutenção e gestão do seu blog corporativo.

5- Otimize suas páginas e conteúdos

Com o uso de técnicas de SEO para seu blog aparecer no Google, você tem mais chances de atrair o usuário até as suas páginas, destacando naturalmente as palavras-chave mais associadas às pesquisas do seu público-alvo.

Esse tipo de tática para atrair usuários devido à qualidade de seu conteúdo associado às palavras-chave certas é o que se chama de tráfego orgânico.

Assim, você consegue criar um conteúdo relevante e fazer com que eles apareçam em uma posição mais destacada durante as pesquisas on-line do usuário.

6- Temas, templates, layouts, configuração e instalação

Com essas dicas, o processo de como criar um blog passo a passo pode ficar mais claro para você, mas é interessante avaliar a busca de sites especializados, que serão capazes de traduzir as suas ideias e objetivos com agilidade, qualidade e eficiência.

Temas e Templates:

Uma dica é procurar o tema ideal, um template para seu blog, no Themeforest. Esta plataforma tem uma grande variedade e é compatível com o WordPress.

Layout Personalizado:

Mas, se você quiser criar algo realmente personalizado, pode contar com os designers de We Do Logos e fazer um layout para site único, algo que ninguém terá igual, nem ao menos parecido, trazendo muito mais personalidade ao blog do seu negócio.

Configuração e instalação:

Quanto ao set-up do blog e plugins, uma empresa que tem excelentes soluções prontas é a Criarte Blogs.

Depois de escolher o layout, eles fazem todo processo de instalação e configuração, o que pode ajudar muito quem está começando nessa área ou mesmo quem já é experiente, mas não tem tempo a perder.

Ou seja: eles fazem o trabalho pesado que você precisa para que você tenha mais tempo para se concentrar na produção de conteúdos relevantes para o seu público e fazer seu blog bombar.

Confira também: Passo a passo: como criar logo para blog e detonar na web!

como conquistar clientes com imagens em seu site

Saiba mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.