criação de site wordpress

Criação de site WordPress: passo a passo sem complicações

19 agosto, 2017 10:30 pm | Criado por | sem comentários | 3 meses

Com a popularidade de ferramentas de criação de conteúdo, empreender na internet e ter seu próprio site se tornou ainda mais fácil e barato. E você não precisa ser expert em programação para isso, sabia?

O WordPress, por exemplo, é umas das plataformas mais utilizadas no mundo todo pois, além de poder ser instalada gratuitamente, é fácil de configurar e é altamente versátil.  A ferramenta também conta com dezenas de temas e possui fácil otimização para mecanismos de busca e para dispositivos móveis.

Para te ajudar na criação de site WordPress, confira abaixo um passo a passo fácil e sem complicações.

Saiba mais: Aprenda a criar uma política de troca e devolução em seu site

Passo a passo para a criação de site WordPress

Seguindo estas orientações e dicas de marketing digital com calma, logo você estará com seu site WordPress prontinho para usar, seja para seu e-commerce ou apenas para divulgar sua empresa e alavancar as vendas de seu negócio.

1- Registre um domínio

A primeira etapa para criação de site WordPress é registrar um domínio. Para isso, acesse o site do Registro.br e pesquise o domínio que deseja registrar. Se estiver disponível, basta clicar clicar em contratar e seguir os próximos passos indicados pelo site.

Caso prefira um domínio .com, uma opção é a empresa 100br, que segue a mesma lógica do citado Registro.br.

Dica: evite registrar um domínio utilizando sites que realizam registros pois poderá pesar mais em seu bolso e você poderá ter dificuldades quando decidir trocar de fornecedor.

2- Contrate uma hospedagem web

Após registrar o domínio de seu site, chegou a hora de definir onde ele ficará hospedado. Para sua economia e facilidade, uma boa sugestão é escolher um plano de hospedagem de sites em alguma outra empresa que forneça suporte ao WordPress, como o KingHost.

Após contratar o plano ideal para suas necessidades, você já terá em mãos dois passos essenciais na criação de site WordPress: o domínio e a hospedagem.

Veja também: Como criar layout para site unindo beleza e usabilidade

3- Instale o WordPress

Concluída as duas etapas anteriores, você receberá um e-mail da empresa de hospedagem com login e senha. Basta acessar o painel administrativo pelo e-mail de boas-vindas e instalar o WordPress.

Atenção para algumas dicas:

  • Geralmente, a pasta de instalação costuma estar preenchida como wp, ou seja, caso mantenha assim, seu site ficará em www.seudominio.com.br/wp/. Caso não queira o wp, basta limpar este campo.
  • Se desejar criar o site aos poucos, escreva neste campo algo como “2017” ou “novosite”, seu site será www.seudominio.com.br/2017/ e você poderá atualizá-lo constantemente antes de fazer a versão definitiva e levá-lo ao novo local na web.
  • O idioma padrão do WordPress é o inglês, para alterá-lo, basta clicar em “Settings”, no menu lateral do painel, e selecionar Português do Brasil no item “Site Language”.

Confira: Como criar o nome correto para o domínio do seu site

4- Escolha um tema

Para dar continuidade à criação de site WordPress, é necessário definir um tema. Para isso, clique em “Temas” no menu “Aparência”  e navegue pelas opções.

Tema definido? Hora de fazer seu upload! No mesmo menu utilizado anteriormente,  clique em “Adicionar Novo”  e faça o upload de seu tema. Após essa etapa, clique no link “Ativar” para ativar o tema escolhido. Para visualizá-lo, basta clicar no título do site, na parte superior.

Confira também: Qual a Melhor Hospedagem para o Seu Site

5- Configure o menu

É importante que seu site ofereça uma navegação prática, com categorias, páginas e posts organizados para atrair seu público-alvo e gerar a otimização de conversão.

Para personalizar o menu, clique em “Aparência” e, em seguida, em “Menus”. Digite um nome para o menu e clique em “Criar Menu”. Após a criação, selecione as páginas desejadas e clique em “Adicionar ao menu” e “Salvar Menu”.

Para que o menu apareça no cabeçalho de seu site, clique em “Gerenciar Posições”, escolha o menu que criou na opção “Menu Principal”, salve e visualize o site!

Veja mais: Porque e como fazer política de privacidade para site

6- Ative plugins e widgets

Quer acrescentar funcionalidades ao seu novo site? Acrescente plugins e widgtes e veja a diferença! Confira abaixo como instalá-los:

  • Plugins: acesse o menu “Plugins”, “Adicionar novo” e utilize a opção superior “Populares” para verificar e instalar os que mais lhe agradam e combinam com o seu negócio;
  • Dica: pesquise no google “plugin para wordpress” e conheça diversas opções.
  • Para os widgets, acesse “Apresentação”, “Widgets” e arraste os componentes desejados para o painel a direita. Customize da forma que desejar, acrescentando ou apagando as opções.

7- Ajustes gerais

Com a parte estrutural praticamente pronta, você poderá dar atenção para o conteúdo, imagens e outras informações gerais.

Lembre-se que não é preciso esperar seu site ficar completamente pronto para colocá-lo no ar. Você poderá ir atualizando aos poucos ao longo dos dias até ficar da maneira que deseja.

Divulgue seu site para os amigos e em suas redes sociais e mãos à obra!

DICA: Aprenda a identificar quanto custa um site para sua empresa

Precisando criar um layout para sire com qualidade, agilidade e preço justo? Pode contar com a We Do Logos.

como conquistar clientes com imagens em seu site

Não apenas a criação de sites, mas muitos outros materiais de divulgação podem ser desenvolvidos pelos designers da We Do Logos, conheça mais sobre a maior plataforma criativa da América Latina nestas postagens de nosso blog:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.