dicas para fazer um site

Absolutamente todas as dicas para fazer um site!

4 maio, 2015 6:38 pm | Criado por | sem comentários | 3 anos

Com o advento da internet e as mudanças de comportamento do consumidor – que tendem cada vez ser o online, seja para realizar pesquisas quanto a fornecedores ou mesmo para efetivar compras – muitos micro e pequenos empreendedores têm dúvidas sobre como se portar para conseguir novos clientes. Ou pelo menos, não passar despercebido frente a concorrência.  Dentre as dúvidas mais recorrentes está como se posicionar no meio digital. Mais especificamente, se é necessário ou não desenvolver um site para o seu  negócio. Para que você não fique mais com dúvidas, escrevemos esta postagens para te passar todas as dicas para fazer um site!

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Saiba mais: Empreendedorismo digital para não iniciados

Dicas para fazer um site

Saiba definir se seu negócio precisa de um site

Qual o papel e a importância de um site para os negócios?

As pessoas estão cada vez mais online. As facilidades geradas pela web, atendendo às necessidades independente do local físico onde se encontram, têm criado dependência das pessoas para se comunicarem umas com as outras. Ou seja, resolver problemas, pagar contas, pesquisar sobre determinada informação, produtos, serviços e fornecedores, e até mesmo realizar compras.

Nesse cenário, torna-se cada vez mais indispensável às empresas de todas as áreas de atuação ou porte manterem um espaço na web. Contudo, algumas questões precisam ser analisadas antes de realizar o investimento. Isso porque, ao depender do seu objetivo, algumas ações podem ser mais efetivas – e devem ser consideradas conforme o estágio de sua empresa.

Como saber se a sua empresa precisa de um site?

Antes de tudo, é preciso saber que ter um site, de uma forma ou de outra, será vantajoso para o seu negócio, desde que ele seja desenvolvido com os requisitos mínimos necessários para o bom rankeamento nos buscadores, como o uso de palavras-chave adequadas, por exemplo. Isso porque esta ferramenta tende a funcionar também como um complemento de todas as outras ações de marketing e propaganda de sua marca, até mesmo as offline, como panfletos, cartão de visita, dentre outras peças gráficas, que constarão o endereço para que potenciais consumidores entendam melhor sobre a sua empresa.

Você precisará administrá-lo

É também importante levar em consideração que um site demandará acompanhamento. Ou seja, mudanças nos produtos ou serviços ofertados exigirão alterações no conteúdo dele. Além disso, as palavras-chave utilizadas também tendem a mudar conforme o comportamento de pesquisas de seus potenciais clientes. Sendo assim, é preciso dispor de tempo e conhecimento – ou até mesmo de um fornecedor – que contribua para mantê-lo sempre atualizado.

Verifique se não há opções mais adequadas para atender seus objetivos estratégicos

A segunda questão que deve ser levada em consideração é o seu objetivo em ter um website, levando em conta o momento do seu negócio para a priorização de investimentos. Por exemplo, se você atua com um negócio local, com foco maior em um bairro, mas não tem muitos recursos para investir em divulgação, é mais indicado que você foque no desenvolvimento de panfletos e flyers para distribuir na região.

Em paralelo, para que sua empresa não fique prejudicada ou perca oportunidades na web, uma opção que não pode ficar de fora é o Google Places. Gratuito, ele permite a inserção de informações, imagens, recursos de recomendação e até mesmo opções de contato.

Avalie a melhor opção de investimento para desenvolver a sua página

Porém, se a área de atuação de seu negócio for mais ampla – atende a toda a cidade, por exemplo –  ou  sua empresa comercializar produtos ou serviços favorecidos pela web, além da ferramenta da Google, já citada, um website é indispensável. Hoje, inclusive, há alternativas válidas para a construção de websites gratuitos na web, que apesar de algumas deficiências ou restrições, te dá uma série de opções.

Por isso, antes de redirecionar, de definir onde e como investir, avalie quais são os seus objetivos prioritários do seu negócio. Assim, aos poucos, você poderá ir construindo a sua presença na web com os recursos disponíveis, mas focando os investimentos onde os resultados possam aparecer mais rapidamente. E jpa sabe, sempre que possível, procure em nosso blog mais dicas para fazer um site!

Veja mais: 5 estratégias de marketing digital que vão ajudar seu negócio a crescer

A presença no mundo real é tão importante quanto no mundo virtual. Um de nossos clientes logo percebeu isso e tratou de providenciar tanto capa de Facebook quanto logotipo, uniformes, cardápios, fachada de loja e outros materiais de identidade visual. Com isso, o restaurante carioca Point do Macarrão começou a receber propostas de franquia e aumentou suas vendas em 80%!

Assista a este Vídeo CASE e conheça mais sobre esta história de sucesso:

Dicas para fazer um site: produzindo conteúdo:

A produção de conteúdo que realmente geram interesse é muito importante para você, que possui um site ou um blog. O marketing de conteúdo vem cada vez mais ganhando espaço, principalmente na internet, com a febre do marketing digital.

Dica Importante de como Criar um Site: A internet é um meio mais permissivo e você deve adaptar sua mensagem a quem a lê, mas não descuide do Português, principalmente em textos corporativos, de venda ou quando se deseja estabelecer-se como autoridade em um assunto. Vamos lá?!

dicas para fazer um site

01. Anote tudo

Liste suas ideias em tópicos. Anote tudo, mesmo o que parecer inicialmente irrelevante, pois, depois de desenvolvido, esse tópico pode até acabar sendo o mais importante do produto final.

02. Esteja sempre preparado

A segunda é um complemento da primeira. Mantenha sempre à mão um gravador (seja do telefone, notebook, o que for). Se não tiver um, mantenha um bloco de anotações e caneta por perto, ou no bolso. Boas ideias costumam vir quando você não pode anotar. Lembre-se que verdadeiros empreendedores têm ideias até dormindo.

03. Evite distrações

Uma dica para criar site que pode parecer contraditória: Na hora de escrever, afaste-se do computador (ou pelo menos dos emails) e da televisão. Evite distrações que possam “apagar” uma boa ideia.

04. Encare os desafios

Escolha um lado, tenha um posicionamento, arrisque, permita-se. Refiro-me a não ficar em cima do muro, o que é diferente de ter opiniões extremadas. A apatia normalmente tem pouco poder de atração. Agora, independente de sua escolha, pesquise, justifique, embase, respalde sua opinião.

05. Crie rotinas de coisas que te faz produzir

Evite a paralisia da análise. A menos que você seja um filósofo, cuidado! Você pode gastar tanto tempo vendo todos os ângulos de um assunto, buscando informações e estudando o contraditório que acaba não conseguindo sair desse processo e efetivamente produzir. Temas muito complexos ou mais sensíveis tendem a nos colocar nessa dificuldade. Crie rotinas que o(a) livrem dessa situação.

06. Fique atento ao tempo de produção

Limite o tempo para escrever algo. Na internet, 24 horas dão a sensação de um mês. Se você demorar mais de 24 horas para terminar um artigo, é provável que ele não precise ser escrito. Se começar, acabe, se não acabar, esqueça, não era para ser. Note que isso vale para posts, artigos e não para livros ou trabalhos mais elaborados.

07. Não insista se não estiver inspirado

Se perceber que não é um dia bom para escrever, não insista. Use seu tempo para listar ideias ou ler mais sobre o assunto. É difícil você conseguir aprimorar alguns dias depois o que começou a escrever lá atrás. Normalmente esse procedimento faz você entrar em loop e ficar reescrevendo a mesma coisa, sem conseguir expor as coisas da forma que deseja.

08. Informa-se

Leia revistas do assunto sobre o qual você deseja escrever. Se souber inglês, acesse fontes estrangeiras também. Procure algo corrente, atual. Por mais que você domine um assunto, informe-se sempre mais, para ter segurança ao escrever.

09. Busque opiniões

10 dicas para criar conteúdos originais para seu site

Peça ajuda nas redes sociais e colabore com quem pede ajuda. Pergunte, também, sobre o que querem que você escreva ou peça para votarem ou escolherem entre alguns tópicos. Leia com extrema atenção os comentários, você vai se surpreender com o número de boas ideias, dicas e correções que você pode extrair deles. Esses relacionamentos são sempre positivos.

10. Aceite o contraditório

Esta é uma das mais importantes dicas para fazer um site e administrar o conteúdo: Parta do princípio que você nunca vai agradar a todos e que isso é normal. Alguns temas vão gerar muita controvérsia e algumas pessoas se perdem numa discussão, ficando mais exaltadas que o necessário. Ao mesmo tempo, aprenda e definir que discussões valem a pena e quais significam perda de tempo.

Curtiu? Conte pra gente o que achou dos tópicos acima e se tem algum que você conhece mas não está na lista!

Fonte: Marketingdigital.com

Confira: O que é Marketing Digital? Explicações simples para entender melhor

como conquistar clientes com imagens em seu site

Na We Do Logos nossos quase 80 mil designers estão capacitados para criar sites e todos os tipos de materiais gráficos. Quer ver alguns exemplos de sites criados totalmente online pela We Do Logos? Então confira estes projetos de marketing digital criados por nossos profissionais de comunicação: Portfólio de Projetos de Marketing Digital criado pela We Do Logos.

E todo esse talento é fruto do trabalho duro de nossos profissionais, conheça um pouco mais sobre eles:

Designers-WDL

Conheça: Infográfico traz perfil dos nossos designers

Dicas para fazer um site: como fazer SEO

Quando se pensa em dicas de como criar sites, a otimização, normalmente, se destaca. Mas só se pensa nas táticas (nem sempre adequadas) para subir no ranking do Google.

Porém, otimizar um site vai muito além disso, incluindo também uma melhor usabilidade que garante mais conversão e um site mais rápido para melhorar a usabilidade.

Veja todos os detalhes sobre Otimização de Sites no infográfico logo abaixo.

dicas para fazer um siteFonte: Viver de Blog

Veja também: Conheça 16 ferramentas de marketing digital muito poderosas

Dicas para fazer um site: 15 exemplos inspiradores

Enquanto em alguns dias novas ideias não param de vir à nossa mente, em outros parece que estamos presos em um bloqueio criativo. Para esses casos, vale à pena dar uma olhada no que outras pessoas estão fazendo para que a inspiração volte.

Felizmente, existe uma infinidade de sites voltados ao design e que podem ser excelentes fontes de inspiração. Se você está encarando há muito tempo um documento em branco em busca de inspirações, aqui estão 15 sites onde você pode encontrar boas ideias e dicas de como fazer um site:

1. Inspiration Grid: Uma compilação de trabalhos incríveis que possui uma infinidade de categorias, incluindo tipografia a fotografia.

15 sites para te inspirar

2. Dribbble: Essa é uma rede social que mostra o trabalho de pessoas criativas e talentosas ao redor do mundo. Os membros convidados mostram pedaços dos seus trabalhos, enquanto os outros participantes podem dar dicas e comentários.

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3. CreativeBloq: De calendários a flyers e templates, esse site é uma compilação de trabalhos produzidos em todo o mundo. Em poucos cliques você consegue encontrar muita inspiração.

dicas para fazer um site

 

 

 

 

 

 

 

 

4. COLOURlovers: É uma rede social que foca em inspiração de cores e tendências em coloração. Ideal para encontrar e definir paletas de cores.
15 sites para te inspirar

Tipográfica

Pensando em combinar fontes, ou tipografias, ou quer criar algo novo e está precisando de ideias? Dá uma olhada nos sites que separamos:

5. From Up North: Esse site é interessante na hora de encontrar trabalhos recentes. Tipografia, além de estampa, design gráfico, logotipos, ilustração, arquitetura, e etc. É muita inspiração!

15 sites para te inspirar

6. TypeInspire: É um espaço destinado a divulgação de tipografias feitas por designers gráfico e web designers.

15 sites para te inspirar

  7. I Love Typography: O melhor desse site é que ele dá destaque para as fontes mais interessantes produzidas durante a semana.

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8. Fontli: Aplicativo semelhante ao Instagram, aqui você encontra um feed de imagens com diferentes famílias de fontes.

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Inspiração para logos

Nem sempre é fácil definir uma identidade para você ou um cliente. Antes de começar um projeto, uma boa forma de encontrar inspiração é olhar trabalhos que estão sendo produzidas por outros profissionais:

9. Logo Pond: Aqui você consegue fazer buscas e navegar por trabalhos bastante interessantes de logomarcas em todo o mundo.

15 sites para te inspirar

10. LogoSpire: O site funciona como uma galeria que te deixa dar notas para diferentes logos. Assim, você acompanha o que é popular, o que é recente, e o que é tendência no site.

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Web Design

Quando você está procurando dicas para criar um site, saber o que é inovador, funcional e quais são as tendências em web design só têm há ajudar!

11. Awwwards: Esse site dá prêmios para as páginas web mais criativas na internet. A lista divulgada é bem seletiva, então, acompanhar o site é uma ótima maneira de estar atualizado sobre as últimas tendências em webdesign.

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12. CssClip: Aqui você consegue buscar sites com algum esquema de cores em particular. Assim, você pode ver como outros designers estão combinando as cores de suas páginas

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Veja mais: 10 Dicas de marketing digital para empresas: Guia definitivo

Sua empresa já tem site? Então conte com a maior plataforma de criação da América Latina para fazer essse site além de logotipo, folder, papelaria e diversos outros materiais de comunicação. É só fazer seu pedido, definir o preço e quando quer receber as artes para em poucas horas já estar escolhendo qual delas é a melhor e pedindo quantas alteração quiser. E sua satisfação é garantida ou pode pedir seu dinheiro de volta!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.