lojas virtuais

Entenda qual é importância do design para lojas virtuais!

4 julho, 2016 2:56 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

O segmento de e-commerce é um dos que mais cresce no país. Cada vez mais pessoas usam a internet para comprar de tudo, desde pequenas ferramentas até carros e casas.

Como se trata de um mercado relativamente novo, é comum que lojistas e clientes ainda tenham dificuldades em entender a sua dinâmica e saber como se destacar entre a concorrência crescente. A chave de uma boa loja virtual está em uma comunicação visual bem planejada, eficiente e direcionada ao cliente.

Saiba, neste artigo, as razões pela qual o design importa – e algumas dicas para usá-lo em seu comércio on-line!

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O bom design afasta a aparência genérica

Criar sites, especialmente e-commerces, não é uma tarefa fácil, tampouco barata: há os custos de servidor, de domínio e de manutenção, por exemplo. Essa condição leva muitos administradores, especialmente de pequenas empresas, a recorrerem a layouts pré-fabricados, disponíveis por toda a internet.

Embora sejam práticos, são usados por milhares de outros sites, gerando um aspecto genérico e desinteressante. Investir em um layout único, diferenciado e condizente com o branding de sua marca é garantir sua diferenciação em um ambiente de vendas cada vez mais difuso.

Uma loja bonita vende mais

Assim como em lojas físicas, a clientela é atraída por um ambiente de compra bem projetado e organizado. De nada adianta que a empresa ofereça produtos de boa qualidade a um preço competitivo se estes estão expostos em uma frente de site feia, desorganizada e confusa.

O visitante de um site decide em cerca de cinco segundos se vai continuar ali ou não, fazendo com que seja essencial pensar em um layout atraente, elegante, hierarquizado e que reforce sua marca.

A boa loja virtual tem uma paleta de cores consistente, equilibrada e condizente com o branding da empresa e o público-alvo a que a marca se destina. Uma loja destinada a uma clientela masculina certamente não seria levada a sério se utilizasse uma paleta de tons cor-de-rosa, por exemplo.

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Bom uso da tipografia

A escolha de uma boa tipografia também é importantíssima. Além de transmitir seus valores de forma a inspirar confiança no potencial cliente, a tipografia para web tem que pensar em outro fator: compatibilidade.

Muitas vezes a fonte escolhida, embora bonita e adequada ao negócio, não é compatível com dispositivos mais antigos, gerando espaços em branco ou símbolos sem significado, destruindo todo o planejamento visual.

Para auxiliar o designer, existem várias listas de tipografias web-friendly (compatíveis com a maior parte dos dispositivos) espalhadas pela rede.

Elementos de layout hierarquizados

Mais do que aplicar conceitos estéticos, o design também se encarrega de organizar as informações de acordo com o nível de importância. No contexto de um comércio on-line, a página de um produto deve ter sua foto, a descrição, o menu de compra e a chamada para ação (geralmente o botão de comprar). Esses itens devem estar dispostos de modo que possa demonstrar ao cliente o que ele está comprando, de maneira clara e rápida.

Qualquer erro nessa fase, como botões de compra mal posicionados, imagens do produto com baixa qualidade ou descrições do item perdidas no layout, pode gerar uma experiência de usuário insatisfatória e afastar os potenciais clientes. Portanto, todo cuidado é necessário.

Outro cuidado necessário na hierarquização é o posicionamento “above the fold”. Ao entrar em um site, há uma certa quantidade de conteúdo que fica visível sem necessidade de uso da barra de rolagem. Essa é a área nobre de todo site, onde as informações vitais da loja e dos produtos devem ir.

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Velocidade de carregamento

Como já vimos, um layout esteticamente atrativo e hierarquizado gera bons resultados quanto à atenção e à fidelização do cliente. Para o web design, isso ainda não é tudo: um bom site deve, acima de tudo, ser carregado rapidamente nas telas dos dispositivos dos clientes.

Projetar uma loja que seja rapidamente carregada é desafiante, especialmente no Brasil, onde as conexões de internet tendem a ser lentas e instáveis. No entanto, é essencial: um site carregado pela metade prejudica o layout e a experiência de compra do cliente, deixando uma má impressão final.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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