Material gráfico: Agência x Gráfica x Concorrência Criativa x Freelancer

22 dezembro, 2015 6:11 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Sua empresa está precisando de material gráfico para ações de comunicação? Já pensou em quem vai contratar para esse serviço?

Na verdade, este não é exatamente um trabalho simples… é preciso contratar profissionais ou empresas, acertar preços e prazos, pechinchar, pedir descontos e passar um briefing. Depois, você tem que acompanhar o trabalho, ver se ficou do jeito que você queria, pedir para ajustar, se reunir de novo para ver se ficou legal… até acertar. Será que existe uma maneira mais fácil e ágil de fazer isso?

E do jeito que andam as finanças do país, economizar e conseguir sempre o menor custo é uma obrigação de qualquer empresa! Você precisa negociar bastante para conseguir o melhor orçamento e as mais favoráveis condições de pagamento.

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Se você não é o rei do Photoshop, nem tem conhecimentos avançados de design e identidade visual, não se arrisque a querer produzir esse tipo de material sozinho, de forma amadora. A comunicação de sua empresa tem que seguir seu posicionamento e atingir seu público alvo em cheio!

Errar em um layout “feito em casa” e só perceber isso depois que seu material gráfico estiver pronto ou as artes publicadas na internet, pode te causar um prejuízo bem maior do que a economia que você achou que tinha feito ao tentar dar uma de artista.

Como resolver este dilema: Produzir com alta qualidade e, ao mesmo tempo, pagar um preço acessível?

Existem basicamente 4 alternativas no mercado para produção de material gráfico:

  • Usar os serviços de uma agência de publicidade e propaganda.
  • Tentar aproveitar que vai imprimir em uma gráfica e solicitar que façam a arte também.
  • Procurar um profissional freelancer no mercado.
  • Usar a internet, por meio de um site de crowdsourcing e concorrência criativa.

Vamos analisar cada uma das alternativas e descobrir qual a melhor solução para conseguir os materiais gráficos de sua empresa.

Veja mais: Empresas que você precisa conhecer para seu negócio decolar

Usando os serviços de uma agência de publicidade e propaganda

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As agências tem a vantagem de reunir todos os profissionais e serviços que você precisa. Mas, por outro lado, exatamente por terem que manter todo esse pessoal, seus preços costumam ser os mais elevados. Além disso, agências não são muito ágeis, principalmente se você for um cliente pequeno em uma agência grande. É verdade que as agências costumam zelar pela qualidade de seus trabalhos, afinal esse é o seu foco, mas por atenderem muitos clientes, seus prazos são longos, principalmente quando você pede alterações e as alternativas de layout enviadas são limitadas, raramente excedendo 3 opções.

Trabalhando direto com a gráfica

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Não existe uma diferença muito significativa entre trabalhar com uma gráfica e uma agência no que se refere a agilidade e opções de layout apresentadas. Na verdade, apenas duas coisas mudam: a qualidade e o preço.

O preço pode ser menor que o da agência porque a gráfica sabe que se não fizer isso, você vai preferir trabalhar com a agência. Fazer os layouts é um ganho extra para a maioria das gráficas. Na verdade, muitas vezes elas contratam um freelancer para fazer o trabalho e você nem está sabendo.

Quanto a qualidade, geralmente é inferior a das agências, mas não é ruim. O que acontece é que, como dissemos, a criação das peças é um extra para as gráficas, não é nisso que são especializadas. O usual, é receberem os arquivos prontos, de uma agência de publicidade ou de um freelancer.

Solicitar a criação de um designer freelancer

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Você já trabalha usualmente com um designer freelancer ou terá que procurar indicações para contratar um? Isso já vai ser um trabalhinho…

Esses profissionais de design que trabalham como freelancers costumam se dividir em dois tipos:

  • Freelancers em tempo integral: Normalmente tem mais experiência, bastante pro atividade, versatilidade e terão mais disponibilidade de tempo para se dedicar ao seu material gráfico.
  • Freelancers nas horas vagas: trabalham em tempo integral para alguma agência ou outro tipo de empresa de comunicação e se dedicam a trabalhos extras, em busca de melhoria de renda, a noite ou aos finais de semana. Não pense que eles não dão conta do recado! Eles vão dar duro para te atender.

Estes dois tipos de freelancers costumam ser bastante ágeis, porque querem terminar logo para pegar outros trabalhos, e te atendem com bastante atenção, porque querem que você os contrate de novo.

Quanto ao preço, é bem mais em conta que as agências e gráficas. A qualidade é mediana e a quantidade de opções baixa, raramente mais que duas.

Veja também: Criar logomarca grátis: o “barato” que sai caro

Fazer tudo online em sites de concorrência criativa

Você sabe o que é concorrência criativa?

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É uma dessas sacadas da internet que funcionam super bem e trazem benefícios para todos que participam.

Entenda como eles podem te ajudar: um site disponibiliza uma plataforma para cadastrar empresas como a sua, que precisam de materiais gráficos, de um lado. E na outra ponta, se cadastram designers profissionais, em busca de trabalhos freelancers.

Para as empresas, o site oferece a possibilidade de descrever claramente o que querem, detalhando qual peça de comunicação precisam e como querem que ela seja feita. Tudo isso por meio de um formulário online bastante simples, prático e intuitivo.

Para os designers, existe a possibilidade de criarem um portfólio que mostra seus trabalhos, juntamente com seu perfil.

Mas o mais importante é que assim que você faz seu pedido de material gráfico, todos os designers recebem uma notificação e decidem se querem ou não participar desta concorrência para receber o valor que você estipulou (a partir de preços mínimos) caso seu trabalho seja escolhido por você.

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Um desses sites que tem se destacado no mercado é o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, que já atendeu mais 35.000 clientes satisfeitos e conta com um número de designers superior a 80.000!

Os preços são extremamente acessíveis e a qualidade e quantidade de artes enviadas muito elevada.

Veja como funciona:

  • Você cadastra seu pedido com agilidade, estipulando um preço.
  • Rapidamente, começa a receber propostas dos designers.
  • Em 24 horas já terá dezenas de opções para pedir ajustes, tudo online.
  • A qualidade é muito boa, porque são muitos designers trabalhando em seu pedido.
  • Você interage com os designers e vai selecionando as opções mais criativas até escolher a melhor!
  • O designer vencedor recebe o valor estipulado, mas você não precisa se preocupar com nenhuma burocracia, a We Do Logos gerencia tudo para você.
  • Antes do que você imagina, já estará com a arte de sua peça de comunicação disponível, exatamente do jeito que queria.
  • E tem mais: além dos preços serem super econômicos você pode pagar em até 12 vezes no cartão.
  • E a We Do Logos tem tanta confiança na qualidade de seus designers, que se você não gostar de nenhuma opção, recebe seu dinheiro de volta.

É tudo muito ágil, super em conta e com satisfação garantida!

Ainda com dúvidas? Confira a qualidade das artes criadas pelos designers da We Do Logos:

Descubra um caso de sucesso: a história de uma empresa que fez 7 projetos com a gente ! Criamos um ebook super bacana para contar esse case:

http://materiais.wedologos.com.br/case-point-do-macarrao

O que você está esperando? Cadastre-se no We Do Logos e conte com mais 85.000 designers para cuidar da sua comunicação corporativa!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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