site de concorrência criativa

Entenda como funciona um site de concorrência criativa

11 novembro, 2015 4:41 pm | Criado por | 1 comentário | 1 ano

Carlos é um ótimo designer que costuma pegar freelas para conseguir uma renda extra no final do mês quando normalmente a coisa aperta um pouco. Lucas é o dono de uma empresa que precisa de um novo site para daqui a sete dias e encontra agências caríssimas dispostas a fazer o seu trabalho ou que exigem um prazo muito maior para entregar o projeto. O que existe em comum entre essas duas pessoas? Bem, além de serem personagens fictícios — e como diria a Globo: qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência — os dois poderiam se dar bem se estivessem ligados por um site de concorrência criativa, um modelo de trabalho que vem crescendo a cada ano ao redor do mundo.

site de concorrência criativa

Quer saber um pouco mais sobre esse tema e entender como um site de concorrência criativa pode ajudar também a sua empresa? Então confira!

Veja também: Conheça o melhor site para criar logotipo online

Como funciona um site de concorrência criativa?

O que chamamos de site de concorrência criativa aqui é um conceito que não é nada novo e nem mesmo brasileiro. Conhecido há muitas décadas como Crowdsourcing — uma mistura das palavras em inglês “crowd” (multidão) e “outsourcing” (terceirizado) —, esse modelo de negócios explodiu nos últimos anos graças ao crescimento do uso da internet. Aqui no Brasil, segundo uma pesquisa do CONECTA (o braço digital do IBOPE), 60% das empresas já atuam com algum tipo de trabalho de crowdsourcing. Através desse sistema, profissionais de uma determinada área conseguem realizar projetos para qualquer tipo de cliente.

Apesar de nem sempre esses projetos serem feitos em um esquema comercial — a Wikipedia, por exemplo, funciona dessa maneira apenas com contribuições voluntárias — o uso do Crowdsourcing para criar concorrências criativas tem sido mais bem aceito tanto por empresas quanto por uma mão cada vez mais especializada e ávida por criar projetos longe da burocracia do mercado convencional. Um mercado que, quando o assunto é criatividade, tende a piorar tanto o lado dos profissionais quanto até do próprio cliente.

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Por que sites de concorrência criativa funcionam melhor do que o mercado convencional?

Quando o assunto é a indústria criativa, nada é menos criativo do que as agências de publicidade ou estúdios de design. Apesar de muitas vezes apresentarem bons e premiados trabalhos, esses tipos de prestadores de serviços muitas vezes trabalham com equipes que precisam atender a uma boa gama de clientes diferentes ao longo da semana (ou mesmo do dia). Em raríssimos casos, quando as equipes são alocadas apenas para um cliente, os projetos realizados ainda precisam passar por uma bateria de aprovações que vão desde a do gerente de área, até os atendimentos da conta, planejamentos e, não raramente, pelo dono da agência.

Com um caminho tão longo e cheio de trâmites, além das criações demorarem bastante para surgir, elas não necessariamente aparecem como o criativo gostaria de entregar ou como o próprio cliente gostaria de receber. Algo bem diferente do que acontece em um site de concorrência criativa.

site de concorrência criativa

Através de mecanismos como o da We Do Logos, o cliente apresenta o seu projeto, que rapidamente é visto por uma gama de profissionais, com estilos de criação diferentes, que se candidatam na concorrência pelo trabalho. Caso algum seja escolhido, o contato entre o criativo e a empresa é feita de forma mais rápida, direta e sem um volume mínimo de retornos, algo que também é um problema para as agências convencionais.

Nesse modelo de trabalho, o cliente sai ganhando por ter um trabalho feito de forma mais rápida e barata do que aquele de uma agência, e o profissional também se beneficia por conseguir desenvolver e apresentar um projeto totalmente pensado para atender bem aquele briefing — e com esquemas como esse, ficou mais fácil encontrar bons designers na web!

Prova disso é o casso de nosso cliente, o restaurante Point do Macarrão, que desenvolveu sua identidade corporativa com nosso site de concorrência criativa, confita o Vídeo CASE Point do Macarrão.

Uma forma de trabalhar que é boa para todos os lados

Empresas que precisam produzir alguma arte com prazo apertado costumam ter dificuldades em encontrar uma agência ou estúdio que tope ou consiga entregar o trabalho final a tempo — e quando isso acontece o preço não costuma ser dos mais baixos! Já com o modelo de site de concorrência criativa acontece o contrário: ao colocar um briefing na internet, já com todas as informações e prazos, o cliente já pode começar a receber propostas com o visual bem próximo daquele que será entregue no final (isso quando as artes já não chegam 100% como ele gostaria).

Esse tipo de trabalho também é muito bem-vindo para os criativos que sonham em manter a sua carreira sem precisar das amarras do mercado e lutam para conseguir manter uma boa carteira de clientes no modelo freelancer.

Com a ajuda da internet, a ponta que produz a criação independe de estar fisicamente presente em algum lugar e ainda consegue escolher o melhor horário para desenvolver aquele projeto, com isso, contratempos frequentes, como o trânsito, deixam de ser um problema para a entrega do trabalho. Vale lembrar que muitas coisas legais já resultaram disso.

Quer ver o resultado de um projeto desenvolvido pelo maior site de concorrência criativa da América Latina? Confira aqui exemplos de folhetos criados para esta empresa de energia, foram 28 opções enviadas por 5 designers.

como conquistar clientes com imagens em seu site

Confira: Onde encontrar bons designers para fazer o logotipo da minha empresa?

O que já foi produzido através de sites de concorrência criativa e crowdsourcing

Contar com a multidão para criar algo interessante e de qualidade pode dar um calafrio em alguns donos de empresa ou gerentes de marketing, mas se você ainda não acredita no potencial dessa ideia, veja algumas marcas que já se deram muito bem apostando nesse modelo de trabalho — pago ou não.

TECNISA

Quando a TECNISA — um dos maiores nomes do mercado imobiliário brasileiro — procurou a We Do Logos, seu problema era criar uma arte atrativa para ser usada em todos os tapumes de suas obras que não tinham parceiros. E foi através de uma plataforma digital de concorrência criativa que a empresa acabou recebendo diversas propostas, das mais variadas, e encontrando aquelas que tivessem mais a cara da marca. Confira o resultado desse trabalho!

Netflix

Adorada por milhões de pessoas ao redor do mundo (incluindo Silvio Santos, que já disse ser um fã da empresa), a Netflix, diferentemente do que parece, não trabalha apenas com a distribuição de filmes e séries pela internet. Um dos segredos do seu sucesso — além de conseguir compactar o som e a imagem de seus programas sem perda de qualidade — é contar com uma ferramenta que consegue recomendar os filmes certos para as pessoas certas.

site de concorrência criativa

E foi pensando nisso que em 2012, Reed Hastings, o CEO da Netflix, lançou um desafio para quem conseguisse entregar um sistema que fosse pelo menos 10% mais eficiente do que o usado na época. O ganhador levaria para casa um prêmio de 1 milhão de dólares. Nem precisa dizer que essa ideia foi um sucesso, não é?

Azul

Quem hoje voa com essa linha aérea talvez não saiba, mas seu nome foi escolhido através de um tipo de concorrência criativa em 2008. Naquele ano, a empresa (que ainda não tinha identidade) pediu para que as pessoas mandassem a melhor proposta de nome e quem desse a melhor sugestão ganharia um passe livre com bilhetes de viagem vitalícios. A história completa pode ser conferida no próprio site da empresa.

O logotipo, todos já sabemos, é algo fundamental para qualquer marca. Ele dá uma cara para a empresa, ajuda a caracterizar seus produtos ou serviços, além de fazer com que seu cliente se identifique com sua empresa. Mas criar um logo não é uma tarefa fácil, como alguns podem pensar que é, e se você não é da área do design, é altamente recomendado que você busque ajuda de um profissional qualificado para que o resultado seja o mais positivo possível. Hoje, vamos ensinar uma maneira eficiente para criar o logotipo mais adequado para a sua empresa.

Dica: Como cortar gastos na empresa com 7 sites de colaborativos

Como criar materiais de comunicação em um site de concorrência criativa em 3 passos:

1. Entre no site da We Do Logos

A We Do Logos é uma maneira rápida e econômica de solucionar seus problemas de design gráfico. Entre em nosso site de concorrência criativa, conheça os diferenciais e tudo o que o serviço tem a oferecer. Você não precisa sair de casa ou perder horas no telefone para resolver seus problemas de comunicação visual. Aqui, você soluciona tudo pelo seu computador, apenas acessando nossa página. Além do logotipo, você pode escolher entre outras muitas opções de serviços, como mascotes, logo e cartão ou logo em 3D, por exemplo.

2. Preencha o briefing

A equipe de designers da We Do Logos está espalhada por todo o Brasil e cresce a cada momento. Preencha o seu briefing, explicando a sua necessidade e inserindo o quanto você quer pagar. Isso mesmo, você decide o quanto vai pagar pelo trabalho. Todos os designers cadastrados receberão o seu projeto, e aqueles que se interessarem começam a trabalhar nele, atendendo a todas as suas especificações e prazos. Você ainda pode conversar com o grupo de criativos do seu concurso ou mesmo com um designer em particular, utilizando a ferramenta de comentário oculto.

3. Escolha o projeto que você mais gostou

Durante o processo, é interessante que você forneça feedbacks e aponte as melhores artes até encontrar a que você achou mais adequada. Após escolher, você a receberá por e-mail, em alta qualidade e com todos os direitos de uso assegurados.

“Mas e se eu não gostar de nenhuma?”

Nesse caso, a We Do Logos garante a devolução do seu dinheiro. Nosso objetivo é que nossos clientes fiquem plenamente satisfeitos.

Viu como é fácil? Antes, criar uma marca demandava um orçamento alto, além de você contar com poucas opções para escolher. A We Do Logos tem uma equipe de vários designers disposta a criar o seu logotipo e oferecer uma variedade de opções para você escolher o melhor para a sua empresa. Nossa equipe de atendimento também é um diferencial, são diversos profissionais preparados para atender você a todo momento.

Quer seja para produzir um logo, uma identidade visual ou até um layout para site, um site de concorrência criativa é de longe uma das maneiras mais rápidas, eficientes e econômicas de se fazer isso. Portanto, não perca tempo, aproveite a nossa plataforma para fazer o seu projeto e conheça os profissionais cadastrados por lá!

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Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

  • Olá Pedro Renan

    Como faço para participar de uma concorrência criativa como redator freelancer?

    abs