3 motivos porque você deve renovar sua identidade visual em 2015

O ano já começou e a maioria das empresas já possui seu planejamento para 2015. Se durante 2014 você não deu a devida importância a identidade visual da sua empresa, prepare-se para fazer isso esse ano. Essa identidade é uma mensagem da sua empresa para os consumidores e contém um discurso único que deve ser relacionado a como a organização quer ser vista – e claro, ser compatível com a realidade. A imagem da marca deve ser um reflexo da empresa, não apenas uma projeção do que você quer e espera que seja.

Já tem uma identidade visual? Pergunte-se se ela realmente reflete a sua marca, sua missão, valores, qualidades e serviços. Sua marca é compatível com sua natureza e atividades? Caso a identidade visual esteja desalinhada com a sua organização, é hora de mudar. Não há receita pronta, mas um bom termômetro é o seu público. As pessoas se conectam a sua marca? Se ela sumisse do mercado hoje, faria alguma diferença? Alguém sentiria falta?

Compreender o que o público espera da sua empresa é o primeiro passo para construir sua identidade visual. Um indicativo forte de necessidade de mudança é quando existe um afastamento da proposta da sua marca em relação à percepção do público ou aos anseios dele. Nesse caso, o redesign da marca é essencial. Dito isto, vamos dar três motivos para a sua empresa repensar isso esse ano. São eles:

1. Desadequação com a época e público-alvo

Se a marca não transmite mais uma imagem e um conceito com que os clientes se identifiquem, sua empresa precisa repensá-la urgentemente. Seja porque público-alvo mudou com o passar do tempo, ou porque as outras marcas mudaram e se renovaram mais que a sua, é preciso se readaptar com interesses e expectativas de novos consumidores. Para descobrir se o seu posicionamento de marca corresponde aos anseios do público, recomendamos realizar um estudo de mercado. Se o estudo indicar um gap entre a sua estratégia de marca e aquilo que os consumidores querem, é hora de mudar.

2. Desadequação com a própria empresa

Como já falamos acima, se sua organização está prometendo coisas que não pode cumprir ou deixando de evidenciar qualidades, a identidade visual precisa ser alterada. Essa renovação é uma forma de mostrar que sua empresa está por dentro das tendências e atualizada. É normal (e necessário) que uma organização vá mudando conforme o tempo de atuação no mercado, e por isso mudanças de estratégia também devem ser refletidas na marca.

3. Reposicionamento de mercado

Caso a organização queira se tornar referência no setor em que atua, ampliar ou mesmo mudar seu público-alvo, é necessário inovar. Reposicionar e redirecionar significa mudança de rumo e de todo o planejamento feito até o momento. Para fazer esse reposicionamento, uma nova estratégia de branding deve ser formulada. Dentro dessa estratégia de rebranding, está a renovação da identidade visual, ferramenta excelente para garantir a competitividade no mercado.

Você sabe de outro motivo para renovar a identidade visual de uma empresa em 2015? Deixe sua sugestão na área de comentários.