2013 está acabando, e mais um ano se aproxima. Um ano que promete fortes emoções com as atividades da Copa no meio do ano. Talvez seja a grande oportunidade para sua empresa crescer, ou aparecer em meio a tantas as outras. Mas o que você pode fazer para ganhar destaque? Vamos te ajudar.
Trouxemos cinco dicas básicas para fazer seu negócio ou produto destoar frente aos outros. Vamos lá?
1) Seja interessante
A regra é clara: se você é interessante, as pessoas te seguem. Atualmente, as pessoas não querem simplesmente saber que você existe, elas querem saber porque você existe e como você vai ser útil para elas. E despertar o interesse delas é o primeiro passo para criar uma relação fiel e duradoura com seu cliente. Fale coisas interessantes, conte novidades, chegue a boas conclusões. Utilize blogs, redes sociais, plataformas de divulgação de conhecimentos (Slideshare), site institucional, entre outros. A palavra mais falada no marketing atual é: conteúdo (de qualidade!). Se o conteúdo for bom e direcionado a seu público, com certeza o retorno virá. Se você está falando para amantes de cerveja artesanal, não adianta falar sobre a produção de vinho no Brasil. O que vai funcionar nesse caso é: onde estão os barzinhos mais badalados, como produzir sua própria cerveja artesanal, novos lançamentos, e muito mais. Saiba mais sobre esse modelo de marketing aqui.
Aliado ao conteúdo, existe algo muito maior que também é muito importante: no item a seguir.
2) Se preocupe com sua imagem
Sim, no mundo dos negócios é essencial ter uma boa imagem. Toda sua identidade visual tem que estar andando em conjunto com o quê e pra quem você fala. Você precisa ter uma logo moderna e condizente com seu público (isso a gente pode te ajudar aqui), você precisa ter um site e estar nas redes sociais. Resumindo, você precisa estar bonito para seu público. É claro, que todas essas dicas precisam andar juntas, até porque não adianta ser bonito – logo moderna – e só falar besteira (conteúdo ruim).
3) Invista em você
Investir em sua empresa é mais do que necessário. A gente sabe que às vezes aperta o lado financeiro, mas procure separar um valor mensal para investimentos, seja em infraestrutura, em cursos e especializações, em estratégias de marketing e principalmente, invista em pessoas, elas são a essência da sua empresa.
4) Faça novos amigos
Mesmo nos dias atuais, com todos os canais de comunicação possíveis, o famoso marketing boca-a-boca ainda é o mais eficiente. Mais do que clientes, faça amigos, pessoas que vão ter uma experiência tão boa ao comprar seu produto, que vão sair falando aos quatro cantos (e nas redes sociais também) como foi bom. Para isso, não faça a venda e vá embora, se preocupe com seu cliente, resolva seus problemas e seja atencioso aos elogios e críticas. Essa dica serve também para amigos no sentido de parcerias. Procure empresas que tenham o mesmo pensamento que o seu, não limite suas ideias a seu negócio. Crie redes, converse com pessoas de outros ramos, abra a cabeça.
5) Seja você mesmo
O último, mas não a menos importante dica é: tenha atitude! As pessoas querem saber quem você é de verdade, por isso, se for criar uma marca, pense quem ela seria na vida real. Identifique suas características, seus defeitos, suas competências e passe isso em todos seus materiais. Por exemplo, se sua marca é jovem, sua linguagem pode conter gírias, emoticons e frases ‘filosóficas’; sua identidade visual precisa ser inovadora e com a cara da sua marca; seus produtos tem que passar experiências otimistas e cheias de energia, e por aí vai!
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a pensar um pouco sobre sua empresa e o quê será feito no próximo ano. Lembrando que se precisar renovar sua marca, fazer novos materiais, ou outras artes gráficas, você sempre pode contar com a gente!
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