7 erros da área de finanças

O fundador da consultoria Sageworks e colunista da Inc , Brian Hamilton, apontou para o site Exame os sete erros comuns na área de finanças. Confira quais são:

 

1. Contar vitória antes do tempo.

Não se empolgue. Muitos empresários após realizarem alguns contratos ficam muito otimistas, contratam funcionários, compram equipamento, investem em melhorias. Mas é só um cliente voltar atrás para que as finanças virem um desastre.

 

2. Pegar empréstimo sem necessidade.

Os empréstimos são preocupações a mais – especialmente quando a empresa não tem condições de pagá-los. Sempre que possível aposte em seus próprios recursos para crescer.

 

3. Atrasar o pagamento de impostos.

Juros e multas fazem com que os pagamentos se tornem ainda mais complicados. Pague as contas em dia, caso não tenha verba nas datas, reveja os prazos de vencimentos.

 

4. Colocar preços baixos nas mercadorias.

Baixar os preços é uma estratégia indicada para grandes varejistas. Se esse não é o seu caso, opte por vender menos produtos a preços mais altos. Essa é uma forma de proteger a margem de lucro da empresa e valorizar a marca.

 

5. Permitir compras à prazo.

Se for possível, venda apenas à vista. Nem todos especialistas concordam nesse ponto, mas a verdade é que muitos empreendedores fracassam porque não conseguem manter um fluxo de caixa saudável, muitos por causa das vendas à prazo.

 

6. Colocar todos os ovos em uma cesta só.

Diversifique. Nunca dependa de uma única fonte de receita.

 

7. Contratar pessoas sem critério.

Avalie seus colaboradores. Observe como prestam seus serviços, onde podem melhorar e o que devem evitar. Se algum deles não faz nada disso, há algo errado com a empresa.