7 frases para auxiliar a controlar situações delicadas

As frases abaixo foram publicadas no blog dos empreendedores. São formas de se expressar que ajudam a acalmar algumas situações em que você precisa resolver uma questão delicada, lidando com um cliente nervoso.

 

 

“Vamos recapitular o que aconteceu”

Quando você pede para o cliente explicar novamente o que aconteceu, além de estar demonstrando o seu interesse em ajudá-lo, você faz com que ele repense em todo o acontecido, isso ajuda acalmar a situação.

 

 

“Vamos nos encontrar para falar sobre isso”

Quando estiver lidando com um cliente muito estressado pelo telefone, sugira um encontro pessoalmente para resolver a questão. Esse tempo será favorável para que o cliente se acalme, além do mais, uma conversa pessoalmente fica mais fácil de ser controlada e é mais produtiva.

 
“Vamos chamar outra pessoa para ouvir o que aconteceu”
Às vezes, uma terceira opinião pode fazer a diferença, já que a pessoa está fora do ocorrido. Pergunte ao cliente se ele não se incomoda que uma terceira pessoa ouça o ocorrido, para auxiliar a resolver a questão.

 

 

“Vamos ver o que podemos fazer para resolver isso”
Ouça todos os lados da história e mostre que está disposto a resolver, de forma justa e satisfatória para todos. Após resolver a questão do cliente, tome providências internas para corrigir e evitar repetir o erro.

 

 

“Vamos ouvir a sua opinião sobre isso”

Esta frase só deve ser usada quando a proposta do cliente for viável, caso seja inaceitável, explique a situação e não se comprometa.

 

 

“Vamos conversar sobre como evitar que isso ocorra novamente”

Se o cliente sugerir algo interessante e viável, e você coloca em prática, está demonstrando compromisso e interesse em oferecer um bom atendimento.

 

 

Vamos usar ‘vamos’ quantas vezes for possível

Mostre que você não é um inimigo tentando vencer uma disputa, e sim que está disposto a buscar soluções possíveis.

 

(via)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *