A busca pela sua marca pode estar nas referências!

Talvez seja muito difícil para nós, humanos contemporâneos, acreditarmos que estamos criando algo do zero, inventando alguma coisa. Principalmente quando o assunto é arte, temos a impressão que tudo já foi criado, inventado e já está sendo usado por outras pessoas, e, obviamente, plagiar e copiar o trabalho de outros não é algo legal e pode ser considerado crime. Mas as referências podemos usar sem culpa, contanto que coloquemos nossa identidade na mistura da criação e informemos a referência.

Na hora de criar artes para as redes sociais da sua empresa, você precisa ter uma ideia do que quer, precisa ter criatividade e a criatividade não é uma habilidade humana exclusiva para poucos sortudos, todos nós a possuímos, muitos de nós só não a exercitamos como deveríamos. A criatividade, de maneira geral e resumida, é uma mistura de suas experiências pessoais, seu olhar sobre o mundo e sobre as coisas que você gosta e te chamam a atenção.

Exemplos de referências

Para exercitar a sua criatividade e saber usar as referências que te cercam você precisa de atenção para absorver o conhecimento. Um exemplo, a internet, ela pulsa referências mas você precisa saber usar. Não dá para você ficar girando o feed do Instagram esperando que a ideia que te faltava vai aparecer do nada. Você precisa criar, com atenção, o que você quer, absorvendo tudo de pertinente que aparece na sua tela. Um tom de rosa da blusa de uma blogueira que você segue, pode ser uma referência para a letra da logo da sua empresa, a fonte que uma empresa de danone usou em um post, pode ser referência para um projeto que você está criando. Tudo pode ser usado, até coisas momentâneas que geram um engajamento maior nas redes, exemplo, um reality show que está prestes a começar pode ser usado como referência. Talvez criando artes com seus produtos confinados, ou textos nos posts que façam menção ao programa de maneira engraçada e divertida. É só saber usar o seu tempo e ter em mente o que e como você quer, que a busca por referências vai ficar mais fácil.

Outra maneira de buscar referências é ouvindo seu cliente ou seu público, ver o que eles estão comentando em seus posts, descobrir o que eles estão assistindo, ouvindo e seguindo. Talvez a série do momento possa ser usada para a criação de posts para um novo produto que você vai lançar, a música top nas paradas pode ser usada de referência para um IGTV que você está planejando criar, etc. Mas obviamente, essas referências precisam fazer sentido para seus clientes, por isso é importante ouvi-los. 

Depois de criar suas ideias usando referências e exercitando sua criatividade, é só anotar, fotografar, printar e passar para o seu designer da We Do Logos. Com referências, ideias formadas e diálogo, suas artes ficarão bem mais atrativas e chamativas para seus clientes e consumidores, aumentando a chance de você alcançar seus objetivos para a sua empresa.

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