A história da marca ABSOLUT

A trajetória da bebida começa em 1879, com o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que dominava um terço da produção de bebidas na Suécia – país sem muita tradição nesse ramo. Lars levou ao mercado um novo tipo de vodca “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka). O processo de refinaria dá o toque especial, a bebida é destilada mais de cem vezes. No começo da fabricação, todo processo era feito na destilaria de Smith, localizada na ilha de Reimersholmen, próximo a Estocolmo, onde foi lançada.

Em 1979 é exportada para os Estados Unidos, estreada na cidade de Boston seguindo para Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Nesse momento o líder no mercado norte americano era a bebida russa Stolichnaya. No primeiro ano a bebida de garrafa diferente, oriunda de um país sem tradição em vodca, vende 90 mil litros no mercado americano.

ABSOLUT é feita com ingredientes naturais e ao contrário de outras vodcas não contém açúcar. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural.

No ano de 1984 a marca já era consumida em 18 países pelo mundo, em 85 já é líder nos EUA. Mas o produto foi além das expectativas. Nessa época o Bloody Mary era um dos drinks mais famosos, ciente desta popularidade a Absolut teve uma brilhante ideia! Para facilitar a vida dos especialistas e fãs da bebida lançou no mercado a primeira vodca com sabor – Bloody Marys. A partir de 1988 a empresa começou a expansão da linha de produtos com outros sabores, novidade para a ocasião.

Devido sucesso muitas edições limitadas começaram a surgir, uma delas foi a ABSOLUT CITIES em homenagem as cidades de Nova Orleans, Los Angeles e Boston, Contendo sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão.

Embalagens da marca

A garrafa de ABSOLUT VODKA foi inspirada em um frasco de remédio sueco do século XVIII. O primeiro modelo foi feito em plástico, com gargalo curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também ornamentava a garrafa. A tampa era de metal colorido, diferente da idéia inicial, no qual visava apenas uma rolha.

Ao decorrer do tempo as embalagens ganharam alguns modelos especiais, por exemplo, ABSOLUT SECOND SKIN – ornamentada com flocos de neve, ABSOLUT BLING BLING- edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à idéia de ouro e jóia, ABSOLUT DISCO- espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Uma das edições especiais teve a assinatura de criação do artista plástico brasileiro Romero Britto.

Hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida em um povoado de Åhus (sul da Suécia) com pouco mais de 10 mil habitantes. Neste lugar, além da produção da bebida, também é fabricado a embalagem do produto. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *