A valorização do capital humano

Já fizemos alguns posts sobre como é importante investir no funcionário para o sucesso de uma marca. Por isso, para reforçar essa ideia, trazemos a ideia sobre soluções criadas para o dia a dia das empresas e a valorização do capital humano, escrito por Rogério Gurgel, em artigo para o Extreme Makeover.

A princípio, Rogério tem experiência de mais de 20 anos na área bancária e no sistema financeiro. Desse modo, ele conta sobre suas visitas em diversas empresas, de diferentes portes e ramos, a fim de buscar soluções para necessidades pontuais e específicas em cada uma delas.

O artigo fala sobre valorizar e investir no capital humano como um caminho importante para o sucesso de uma empresa. Ou seja, é preciso apoiar as pessoas que trabalham nela.

A valorização do capital humano
Capital humano

Veja: Quais são as características de um líder!

Como valorizar o capital humano e inspirar a sua equipe?

Além do aumento de salário, prêmios, viagens e bonificações, há outras ideias que, às vezes, são mais eficientes para incentivar os seus colaboradores. Então, veja alguns exemplos de empresários que tornaram o dia a dia de trabalho, em suas empresas, mais produtivo e leve.

Ação

De acordo com Walter Elias Disney, co-fundador da The Walt Disney Company, “A melhor maneira de começar algo é parar de falar e começar a fazer”. Assim, o líder aponta pontos fundamentais para uma boa liderança: ser um chefe participativo, que orienta, mas também age junto com seus funcionários.

Oportunidade

Por outro lado, para Brian Halligan, parte da criação desse ambiente de inovação é descentralizar a organização e tirar suas hierarquias. Desse modo, toda vez que o CEO da Hubspot, marca de marketing e software recebe uma ideia inovadora de algum funcionário, o coloca como mini-CEO. Com isso, o colaborador tem como desenvolver a sua própria ideia.

Capital humano e a diversão

Assim, para Paul Spiegelman, CEO da Beryl Companies, “Quando diversão é uma parte do trabalho diário, os empregados veem uns aos outros como pessoas de verdade”. A partir disso, o empresário criou o Departamento de Pessoas Bacanas e da Diversão, o Dia do Pijama e a data dos anos 70. “Sei que essas ideias não são praticáveis por todas as empresas. Mas a ideia é fazer algo divertido, mesmo que seja uma iniciativa muito simples “, explica.

Veja também: Quero abrir uma empresa, e agora?

Empresa nas mãos dos empregados

Nesse sentido, outro plano é “Dar à empresa aos empregados”. A saber, a ideia é chamada de Employee Stock Ownership Program (o que seria o Programa de Ações Distribuídas a Funcionários). “Tantas pessoas trabalham aqui há tantos anos. Para os mais antigos, receber essas ações é garantir uma boa aposentadoria. E, para a equipe em geral, o plano faz com que suas carreiras tenham mais sentido.” Conta o fundador da Swabones Worldwide, Foss Miller, que adotou a a ação no fim de 2010.

Inspiração

Nesse hiato, Howard Schultz diz que “Você não pode esperar que seus colaboradores excedam as expectativas de seus clientes se você não exceder as de seus colaboradores”. Com isso, o líder da Starbucks, grande marca do mercado global, defende a ideia que para um trabalhador alcançar a excelência, antes, precisa ser inspirado por sua empresa ou líder.

Surpresa

Eric Ryan, fundador da Method, uma indústria de produtos de limpeza com sede em São Francisco, acredita que usar um pouco de extravagância inspira os funcionários a se tornarem mais produtivos. “Essas maluquices lembram a todos que eles trabalham em um lugar especial”, diz ele.

Seguindo essa ideia, Eric vestiu-se de esquilo, pôs para tocar a todo volume a música Eye of The Tiger nos elevadores. Assim, o líder organizou um flash mob de dança – mobilizações instantâneas por meio de redes sociais – dentro do escritório.

Veja: Como Manter a Liderança Em Tempos de Crise

Capital humano – valorizar os esforços

Enquanto isso, Mahatma Gandhi traz a ideia que o esforço e o exemplo é a fonte de inspiração e satisfação, tanto para os líderes, quanto para as pessoas que trabalham na empresa. Por isso, o líder afirmava que: “O esforço total é a plena vitória”. Segundo ele, “A satisfação reside no esforço, não no resultado obtido”.

Gratidão

A saber, quando o general da reserva, Stanley McChrystal, comandava as forças norte-americanas e da OTAN no Afeganistão, chefiava mais de 150 mil pessoas. Desse modo, Stanley enviou 2 mil notas de gratidão a suas tropas a cada ano. “Eu costumava escrever essas cartas”, conta. Os soldados guardavam as cartas como troféu ou exibiam com destaque nas paredes dos bunkers.

Descanso

A princípio, várias companhias, de todos os portes, têm criado suas salas de sono. Assim, as salas são espaços onde os empregados podem relaxar e dormir, mesmo que por alguns minutos.

Desse modo, a Pontiflex, loja de acessórios e celulares, para ajudar seus funcionários a relaxarem, converteu uma sala antiga em uma área de cochilos. “Eu sou um grande entusiasta da soneca. Ajuda as pessoas a recarregarem e, de modo pessoal, me auxilia a pensar de modo mais criativo.” Fala Zephrin Lasker, CEO da marca.

Além disso, veja: Qual a importância e 5 dicas para melhorar a sua rotina

Melhorias no Capital humano

“Não há problema em celebrar o sucesso, mas é mais importante dar atenção às lições do fracasso”. A frase do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, ressalta que é essencial reconhecer as falhas e aprender com elas. Assim, as instituições e seus funcionários conseguem superar seus pontos fracos.

Inovação

Nesse sentido, o mentor da Allen & Gerritsen, é Eric Leist, um jovem especialista em tecnologia estratégica. Para a agência de branding e marketing, ter mentores ajuda a equipe a entrar em outras áreas. Além disso, a ação incentiva as pessoas a pensarem fora de seus modelos. Visto que, até o CEO da empresa, Andrew Graff, tem um mentor.

Conclusão

Por fim, essas são algumas das iniciativas que líderes tomaram para melhorar o rendimento dos funcionários e valorizar a atividade de cada um. 

E aí, o que você achou? Nos conte como você motiva a sua equipe.

Saiba mais sobre a We Do Logos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *