Ações para feriados: 9 dicas para sua empresa faturar mais

O Brasil é um país que possui muitos feriados. Desse modo, muitas empresas veem as datas como uma grande oportunidade de faturar mais.

Há alguns negócios que podem até verem o feriado como algo negativo, mas sempre é possível melhorar suas estratégias. Visto que, as datas ajudam a ampliar o número de vendas em muitos setores da economia.

Desse modo, muitos feriados são esperadas o ano inteiro, como o dia das mães, dos pais, das crianças etc. Ao se planejar, as empresas garantem formas de se beneficiar com as datas.

Veja: Como melhorar a experiência de vendas no PDV?

Marketing sazonal

A princípio, o marketing sazonal é o responsável por planejar e promover ações especiais, de acordo com a data comemorativa. Assim, o ramo tem como foco atrair clientes e ampliar as vendas de uma marca, em determinada época do ano, através de ações, como: criação de conteúdo e campanhas publicitárias.

Saiba mais: Tenha uma marca que não sai da cabeça do cliente!

Como faturar mais com os feriados?

1. Planeje com antecedência as ações de feriados

Para aproveitar o máximo as datas, o ideal é que as ações da sua empresa sejam bem planejadas. Um exemplo são lojas de chocolates, que já começam o ano pensando em promoções específicas para a Páscoa.

Assim, é muito importante que, as empresas de todos os setores, criem um cronograma para o ano inteiro, em especial para os feriados.

2. Foque em feriados que tenham a ver com seu negócio 

Antes de investir em qualquer ação, analise quais datas e táticas têm eficácia com seu negócio e seu público. Por exemplo, se sua marca vende produtos infantis, o ideal é que você tenha como foco ações para o dia das crianças. Ao investir nas datas certas, você não perderá tempo e nem dinheiro. 

3. Ofereça vantagens

Faça seu público se sentir especial. Dê descontos nos “prés-feriados”, ofereça frete grátis no e-commerce, dê brindes, cupons de desconto aos clientes antigos, e muito mais.

4. Identidade visual nos feriados

Em meio a tantos feriados, o ideal é que a sua marca tenha uma imagem que seja tão marcante quanto a celebração da data. Desse modo, o apelo ao dia comemorativo deve estar ligado aos bons momentos, através de uma boa abordagem e uma identidade visual marcante. 

Há marcas que mudam o logo, slogan e vários elementos de sua identidade visual para ações específicas. Nesse sentido, muitos atraem clientes ao apostar em decorações que fazem alusão à data comemorativa. 

Veja: Como criar a personalidade da sua marca?

5. Conte com a tecnologia

A saber, tanto para obter uma boa organização interna, quanto para oferecer um atendimento ágil ao cliente, a tecnologia é fundamental para as empresas. Com um banco de dados e uma boa gestão, é possível separar cada período, históricos de anos anteriores e todos os plano de vendas. Assim, é possível criar ações mais assertivas.

6. Produção de conteúdo para feriados

Por outro lado, crie um blog e faça conteúdos, seguindo as estratégias de SEO. Além disso, tenha um e-mail profissional e esteja presente nas redes sociais. Faça e publique, com antecedência, conteúdos que possam ser úteis para seu público. 

7. Campanhas nas redes sociais

Que a presença online é um plano de marketing essencial, todos já sabem. Então, invista em suas redes sociais e solte a criatividade! Conte com uma boa gestão de suas mídias digitais, crie enquetes, posts que chamem os seguidores para interação, grave vídeos… As redes sociais são ótimas vitrines para as suas campanhas!

8. Gatilhos de urgência

Diante disso, gatilhos de urgência funcionam muito bem em anúncios que antecedem feriados e informam ao público sobre descontos antecipados. As ações com frases, como: “é agora ou nunca” e “último dia para aproveitar” fazem os clientes verem a compra como exclusiva e terem a sensação de escassez.

9. Logística

Por fim, ao criar ações para suas lojas físicas e virtuais, é fundamental garantir uma boa logística para que suas vendas sejam entregues para os clientes. Visto que, em datas como o dia das mães, por exemplo, os presentes devem chegar, no mínimo, uma semana antes.

Por isso, dê uma data limite para as compras dos clientes e para suas entregas, negocie bem com seus fornecedores e confira se toda a parte operacional do seu negócio está funcionando como o planejado.

Saiba mais: Como aumentar as vendas de uma loja: 7 dicas práticas

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