12 melhores alternativas ao Canvas para criação de designs

alternativa ao canva

O Canva é uma alternativa para criação de designs e edição de imagens completamente online, onde tudo pode ser feito direto no navegador.

A sua popularidade cresceu, pois permitiu que as pessoas criassem posts para redes sociais de forma gratuita, aproveitando de alguns modelos como base, então até quem era leigo conseguia se virar com o aplicativo.

Hoje em dia, a concorrência aumentou muito, e alternativa ao Canva é o que não falta na internet para que você possa criar designs interessantes de forma rápida e leve, sem ter que instalar programas complexos como Photoshop por exemplo.

E é sobre essas versões que falaremos no artigo de hoje, com 12 opções ótimas para você testar.

Vem conhecer os prós e contras de cada uma delas.

Boa leitura.

Por que buscar opções ao Canvas para fazer seu design?

Antes de tudo, é importante ressaltar que esses aplicativos como o Canva, são uma forma de você conseguir designs para redes sociais, impressos e afins, mas que em geral são totalmente padronizados.

Ou seja, esses programas possuem algumas limitações, o que faz com que as artes fiquem sempre muito semelhantes de modo geral.

O que queremos dizer na verdade é que um profissional sabe reconhecer quando um design foi feito no Canva, e isso não é demérito, mas se você deseja profissionalizar a sua comunicação visual, esse pode não ser o melhor caminho.

No entanto, o empreendedor que está começando pode estar com orçamento bem apertado, e recorrer a essas alternativas gratuitas sem dúvida ajuda muito no dia a dia.

Justamente por ser gratuito, o Canva tem funcionalidades limitadas, por isso você precisa conhecer outros aplicativos, com funções diferentes, para não ficar sempre no mesmo design.

Sem mais delongas, confira 12 opções para experimentar:

Veja 12 alternativas ao Canva para design

Separamos os 12 aplicativos gratuitos que consideramos os mais completos para criação de imagens, dentro das possibilidades, todos eles rodam direto no navegador e em geral são bastante intuitivos.

Alguns oferecem até banco de imagens e modelos padrão para economizar tempo na criação, sendo assim ótimas ferramentas para divulgar seus produtos e seus serviços enquanto aumenta o fluxo de caixa para profissionalizar a comunicação visual.

A lista não está exatamente na ordem de melhor ou pior, mas sim de popularidade, mas a gente encoraja que você teste o máximo de opções possíveis para encontrar a que mais se sairá melhor.

1. Crello

O Crello é um dos serviços onlines de criação de imagens mais populares da internet e entrega muitas funcionalidades.

Para se ter uma ideia, a ferramenta é tão utilizada que até mesmo designers experientes utilizam de vez em quando para acelerar algum processo, porque é uma forma ágil de conseguir uma imagem para publicar.

O diferencial maior do Crello é o fato de ser totalmente voltado para criação de peças para as redes sociais, o que por outro lado limita um pouco as suas funcionalidades.

Para designs bonitos e também para criar rápido, o Crello é uma ótima opção, pois vem com mais 12000 modelos pré definidos para você editar e publicar.

alternativa ao canva desygner

2. Desygner

A segunda opção da lista é o Desygner, que é uma ferramenta online um pouco mais ampla pois permite a criação de apresentações, folhetos, posts de redes sociais e muito mais.

Possui uma interface bem intuitiva, então até quem não tem tantas manhas com edição de imagens, consegue pegar o jeito e utilizar bem a plataforma para criar suas imagens.

Ele também vem nas versões de aplicativo para Android e IOS, então com ele é possível criar artes, gráficos e afins pelo celular onde você estiver, trazendo muita praticidade.

3. We do Logos

A gente podia parar a lista por aqui, porque estamos entrando na melhor solução para os designs que sua empresa irá encontrar na internet.

Aqui na We Do Logos, formamos uma equipe de designers mega qualificados pois levamos muito a sério a identidade visual dos nossos clientes, então desde a logo até um storie do Instagram, nossa equipe faz a melhor entrega, sempre mantendo o padrão visual.

Isso porque, nosso processo de briefing é sem enrolação, e usamos da nossa experiência para captar a essência do seu negócio e transformar em peças gráficas de altíssima qualidade que saltam aos olhos.

Portanto, se quer realmente uma alternativa ao Canva com entrega profissional, a We Do Logos é a opção ideal.

We Do Logos: a solução ideal para Design. Conheça!

4. Trakto

O Trakto é um editor de imagens 100% online e 100% gratuito que vem conquistando novos adeptos, por ser uma opção que com poucos cliques gera uma imagem visualmente bem interessante.

É uma ferramenta pensada para que o leigo possa usar sem sofrer, com alguns modelos pré definidos para facilitar a criação dos designs.

Com uma interface bem clara e simples, o aprendizado na plataforma é bem tranquilo e as possibilidades visuais são inúmeras, tanto que com pouco de criatividade você consegue criar peças realmente incríveis.

Como todos os outros, é uma opção gratuita, portanto limitada, mas ela poderá quebrar o galho por algum tempo.

alternativa ao canva adobe spark

5. Adobe Spark

A Adobe é famosa pelos “irmãos mais velhos” Photoshop e Illustrator, que são os editores de imagens profissionais favoritos dos designers mundo afora, no entanto são bem mais complexos de usar.

E pensando no público que não é profissional, mas deseja criar algumas artes para divulgar seus negócios, a empresa criou o Adobe Spark que é uma versão simplificada, gratuita e online para criação e edição de imagens.

O Spark não é tão completo quanto os demais produtos da Adobe, mas cumpre bem a função de criar imagens chamativas para redes sociais, apresentações, impressos e etc..

Tem aplicativo para IOS e Android e também conta com uma função para editar áudio que pode ajudar muito em vídeos para Stories, Reels e afins.

alternativa ao canva design wizard

6. Design Wizard

Com o Design Wizard é possível criar imagens para divulgação em poucos minutos.

A ferramenta segue a estratégia de oferecer modelos prontos e totalmente editáveis para que você simplesmente edite colocando sua logo e o texto desejado, baseado no assunto em questão.

É voltado para o marketing digital, então já na tela de seleção ele pergunta qual o tipo de material que você deseja criar, e divide em flyer, apresentação, redes sociais, anúncios, entre outros.

Oferece também a opção de tamanho customizável para você criar a arte no formato que bem entender.

7. Easil

O Easil é um editor de imagens online no melhor estilo arrasta e solta, onde você pode pegar elementos e ir compondo a imagem do jeito que quiser e depois exportá-la.

É muito bom para criação de infográficos e disponibiliza vários templates prontos, onde basta você inserir as informações do seu produtos para ter uma apresentação visual bem linda.

A ferramenta em si é totalmente gratuita e tem várias funcionalidades já nessa versão, contudo, o Easil Plus Plan permite ainda mais facilidade.

Na versão paga você pode criar seus próprios templates e deixá-los salvos para usar em outras artes no futuro e ainda compartilhar com sua equipe para que tenham acesso e também possam editar.

8. Snappa

Chegamos no Snappa que também é um aplicativo que segue essa modalidade do “freemium” ou seja, alguns recursos disponíveis na versão grátis, porém as melhores funcionalidades só tem acesso quem adquire o plano pago.

Mas a sua versão gratuita já é um bom adianto se você precisa criar imagens rápidas, com um bom visual, além de gráficos e outras peças para redes sociais e blogs.

Também permite acesso gratuito a um banco de imagens com mais de 1 milhão de opções para usar nas suas criações sem se preocupar com direitos autorais, além dos templates pré-prontos onde basta editar para sair com uma arte decente.

9. Stencil

Uma opção de editor de imagens online baseado em tecnologia em nuvem, o Stencil tem se mostrado uma opção bastante interessante e versátil tanto para designers quanto para leigos.

Tem na sua base mais de 2 milhões de fotos, ícones e gráficos a disposição do usuário para utilizar na criação de peças para redes sociais, arquivos impressos, apresentações e muito mais.

Na plataforma também é possível fazer ajustes nas imagens utilizando filtros para melhorar cor e aspecto e automaticamente já compartilhar no Facebook de forma bem rápida, inclusive, o Stencil tem extensão para usar no Google Chrome ou Mozilla Firefox, o que torna tudo bem mais prático.

alternativa ao canva picmonkey

10. PicMonkey

O PicMonkey é uma mão na roda para quem precisa fazer ajustes rápidos nas suas imagens antes de publicá-las, pois funciona de forma online e você pode subir as imagens e tratá-las direto no navegador.

Toda interface da ferramenta é bastante intuitiva e basta alguns cliques para conseguir fazer ajustes básicos em uma imagem, como melhorar a cor, redimensionar ou diminuir o tamanho.

Vem também nas versões em aplicativo para IOS e Android, para que você possa editar suas imagens também no celular, de onde estiver.

11. Prezi Design

A plataforma do Prezi Design ganhou notoriedade como uma ferramenta online para apresentações, sendo então, uma alternativa ao Power Point básico.

Com essa expertise, a solução passou a ser aplicada também para criação de imagens, utilizando esse mesmo conceito de pegar um template pronto e ir editando as informações para deixar com a cara da sua marca.

Hoje o Prezi Design é uma ótima ferramenta para ser alternativa ao Canva, pois permite a criação de imagens de qualidade, de forma simples e bastante intuitiva.

alternativa ao canva piktochart

12. Piktochart

Para fechar a nossa lista, precisamos falar do Piktochart, que apesar de ser um editor de imagens online como todos os outros que já falamos, esse aplicativo oferece algumas funcionalidades específicas que podem ser bastante úteis.

O foco principal do Piktochart é a criação de infográficos, que é uma maneira de gerar um conteúdo informativo, com visual bem mais chamativo, onde a explicação fica mais fluida e palatável.

Na própria ferramenta há vários templates muito lindos e totalmente customizáveis para que você monte infográficos sobre seu produto ou serviço de maneira bastante eficiente, por isso é uma opção que vale ser considerada.

A melhor alternativa: We Do Logos

Depois de 12 alternativas ao Canva, temos que ressaltar que todos esses editores online têm uma coisa em comum: limitação.

Seja de recursos, imagens ou funcionalidades, o fato é que todas essas ferramentas são gratuitas pelo único e simples motivo de que são básicas, e não tem a pretensão de entregar o melhor design para você.

Não podemos negar que elas são um ótimo quebra galho que democratizam a comunicação online de várias pequenas empresas que estão aos poucos entendendo como é a competição no mercado online, porém, o próximo passo para se destacar é ter uma comunicação visual profissional.

Para isso, não precisamos de lista, pois sem dúvidas a melhor alternativa é a We Do Logos.

E não estamos falando isso da boca para fora, pois nossa empresa oferece os seguintes atributos:

Concorrência criativa

Nossa equipe é composta por vários designers, de várias origens e com referências diferentes, mas todos muito antenados com as principais novidades no mercado do design gráfico, para entregar peças arrojadas e criativas.

Sabe aquele post que você olha e até está bonito, mas parece antiquado? Então, isso ocorre porque ou o designer parou no tempo, ou foi utilizado um template gratuito das antigas, e sabemos que não é isso que sua marca merece.

Aqui, fazemos o trabalho de vanguarda, para que sua comunicação visual bata de frente com a concorrência.

Design Profissional

Esqueça template pronto ou a mesma fonte que todo mundo usa, aqui só trabalhamos com criação exclusiva, feita por designers profissionais.

O trabalho começa já no briefing, onde vamos entender exatamente qual é a filosofia da sua empresa e também a personalidade, para criar peças gráficas que conversem com a essência do seu negócio, ajudando a mensagem atingir o consumidor em potencial.

Acessível

Depois de tanta qualidade apontada, você pode estar pensando que o serviço da We Do Logos deve custar muito, mas isso não é verdade.

Nós entendemos as dificuldades de empreender, e além de artes incríveis, o nosso objetivo foi criar uma solução que pudesse atender o máximo de empresas possíveis, principalmente os pequenos e médios empresários que estão na batalha.

Então, nossos planos foram elaborados para serem os mais acessíveis, entregando sempre um ótimo custo benefício para você ter um serviço de design que caiba no seu orçamento.

Confira nosso portfólio e nossos planos e verá que temos solução para o seu tamanho de empresa.

Conclusão

Não é demérito não saber criar artes para sua empresa, pelo contrário, seu foco deve estar onde realmente importa que é no crescimento do negócio.

Nesse contexto, usar o Canva ou qualquer uma das 12 alternativas apresentadas para quebrar um galho é totalmente legítimo, a única questão é que não vai te levar muito longe.

Tenha em vista que uma comunicação visual profissional é o que vai elevar o patamar da sua empresa, então busque deixar isso na mão de quem realmente é especialista.

Conheça a maior plataforma de criação da América Latina  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.