Aumenta a demanda de micro e pequenas empresas por crédito

Aumenta demanda de micro e pequenas empresas na procura por crédito, segundo o indicador Serasa Experian. A elevação foi de 6,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado. A alta em maio foi determinada devido avanço de 11% registrado pelas MPEs em comparação com abril. As medias e grandes empresas apresentaram uma expansão de 0,6% na demanda por crédito.

Esse aumento deve-se a quantidade de dias úteis em maio (22) sobre abril (19). O mesmo ocorreu na comparação anual, contra maio de 2010 (21). A quantidade de empresas que contrataram crédito de janeiro a maio deste ano aumentou apenas 1,1% comparando ao mesmo período de 2010 – alta de 10,8%. No acumulado de todo ano de 2010 – aumento de 7,6%.

“A menor velocidade de crescimento em 2011 é reflexo das sucessivas elevações da taxa básica de juros, resultando no encarecimento do custo do crédito e das perspectivas de desaceleração do ritmo de crescimento econômico”, avaliam os economistas da Serasa, em nota.

Ainda de janeiro a maio, somente as médias empresas estão com queda em termos de demanda por crédito. “Tais empresas são afetadas mais intensamente pelo cenário internacional ainda bastante adverso e pelo câmbio valorizado, tendo em vista a maior concentração de empresas exportadoras na categoria de porte”, diz Serasa, em nota.

O setor de serviços teve o crescimento de 11,5% na demanda seguido do setor industrial com 9,7%. Já o comércio obteve o registro de 9,6%.

Fonte: http://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *