Belo Horizonte, a capital mineira, é também a capital nacional da peteca. A fabricação de petecas é um grande negócio e já ganhou o mundo. São mais de 20 fábricas que além de atender ao mercado interno, exportam para vários países.
O estado de Minas Gerais é famoso pelas belas paisagens, pelo patrimônio histórico e culinária típica. O que nem todo mundo sabe é que o estado também é referência num esporte que começou como uma brincadeira e hoje busca a profissionalização, um jogo que é paixão dos mineiros, e a cada dia ganha mais adeptos: clube que se preza tem uma quadra para jogar.
Hoje a empresa exporta 15% da produção, para a Europa, Estados Unidos e Canadá.
“A peteca tem crescido para o mundo. Os franceses estão implantando a peteca lá e ganhando dinheiro com a peteca. Tivemos aqui ingleses gravando tudo para levar para a Inglaterra então ela dá oportunidade não só para a peteca como para outros acessórios, equipamentos e para diversos tipos de pessoas que queiram investir no mercado.”
Hoje a fábrica de Mesquita produz 500 petecas por dia. Além do modelo oficial, faz um colorido, de E.V.A, mais macio, para crianças e iniciantes. A empresa também fabrica acessórios, como estojo para peteca e fita para marcação de quadra – 65 % do mercado da fábrica ainda está em Minas Gerais.
O lucro da empresa com a venda de petecas é absurdo,materiais baratos,profissionais bem pagos e satisfeitos com o salário,isso é o que diz os fundadores da empresa,que com um investimento de 2.200 reais em matérias,hoje lucram pouco mais de 10.000.000 reias por mês.