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Como montar um briefing para Logo

Muitas pessoas ainda desconhecem a palavra briefing devido a sua origem estrangeira e ou por ser pouco utilizada no dia-a-dia. Dentro da área de design gráfico, o termobriefing é muito utilizado por ser basicamente um resumo daquilo que o cliente pretende em um projeto. Ou seja, quando um designer dá inicio a criação de um logotipo,banner ou até mesmo um layout de website, este toma como inspiração o briefing desenvolvido pelo cliente.

Neste resumo, o cliente expõe todas as informações que deseja para o projeto como, por exemplo, cores, estilos, formatos, exemplos de outros projetos nos quais se identifica, entre outras informações. Mas afinal, como montar um briefing, por onde começar e quais informações este devem ter para que o designer possa receber as informações e trabalhar nelas da melhor maneira? A seguir, algumas dicas:


Como montar um Briefing para Logo: Confira seis passos

1. Breve histórico: A primeira informação a ser incluída no briefing é um breve histórico da empresa, abordando informações sobre o ramo de atuação, público-alvo, seus valores e metas. Essas informações serão relevantes para o designer ter uma visão melhor da empresa, bem como compreender as demais solicitações ao longo do briefing.

2. Pretensão: Neste ponto inicia-se a descrição do que se pretende criar. Seja um logotipo, um banner, um layout para um website, ou até mesmo um slogan para uma campanha, e qual é o objetivo da criação do projeto.

3. Cite exemplos: Em um briefing, uma das maneiras mais fáceis de demonstrar o que se deseja alcançar é citando exemplos já existentes. Por mais inédito que o projeto seja, sempre haverá em outros projetos (sejam concorrentes ou não) elementos que agradem ao cliente. Deste modo, citar exemplos pode ser extremamente válido para inspirar o designer a desenvolver o que se pretende.

4. Especifique: É válido também listar tudo aquilo que se deseja e em outra lista o que não deseja. Assim o briefing torna-se mais específico e auxiliará o designer para que este não venha misturar elementos ou características que o cliente não pretende no projeto.

Além de listar o que pretende e o que não pretende no projeto, é necessário frisar de maneira específica o que se deseja no projeto. Neste ponto devem ser informados elementos como, por exemplo: cores desejadas, formatos, fontes e a mensagem visual que o projeto deve passar.

5. Orçamento: Nesta fase, deve-se informar o orçamento para o projeto, ou seja, quanto o cliente pretende gastar para a elaboração do projeto. Para esta fase, é valido que o cliente faça uma breve pesquisa de mercado para estar a par dos valores cobrados de acordo com o projeto solicitado ao designer. É válido também deixar o designer expor um valor para o projeto, porém de qualquer modo esta opção fica a critério do cliente.

6. Cronogramas e Prazos: Deve-se especificar nesta fase do briefing um cronograma para o projeto. Ou seja, basicamente são previsões para a entrega das etapas do projeto como, por exemplo: entrega das propostas iniciais por parte do designer, tempo para avaliação do cliente, prazos para modificações e análise final do cliente.

É válido ressaltar que quanto mais fico em detalhes for o briefing, melhor será o modo de interpretação do designer que irá trabalhar nos pontos exatos do projeto. Deste modo, evitam-se futuras insatisfações com o projeto final, e até mesmo retrabalhos que possam atrasar o cronograma.

E você, o que acha importante incluir no seu briefing para o designer? Conte para a gente na seção de comentários abaixo.

Agora que você já sabe como preencher um briefing, agora fica mais fácil dos profissionais acertarem no seu pedido. Quer criar uma Identidade Visual criativa e inovadora para o seu negócio? Acesse a We Do Logos e tenha acesso a mais de 80.000 designers. Simples, rápido e seguro!


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