A Guerra dos 100 anos… | Bate papo com Vendas #3

Opa!

Eu por aqui novamente…Gigi, Head do time de Vendas da We Do Logos!

Precisei começar com uma frase impactante…pois todos nós queremos o trono, não é?! E no caso da nossa conversa, o trono de melhor equipe!

Sim, hoje nós vamos conversar sobre o embate mais comum e necessário de todas as empresas, no qual pode ser saudável e próspero ou um verdadeiro desastre!

Primeiro round: Vendas x Marketing!

Ahaa! Isso mesmo, que atire a primeira pedra quem não enfrenta esse “problema”! Quando um setor depende do outro, se um não entrega, o resultado do outro não aparece e assim dá bons “panos para mangas” de altas discussões “homéricas” que valem até mesmo um balde de pipoca rs…Eu falo de cadeira que é uma das maiores dores de cabeça, tanto como vendedora quanto gestora da equipe de vendas! Quando não trabalhamos em conjunto, os resultados podem ser catastróficos.

Em minha vida profissional, já pude viver diversos cenários: com equipes que não tinham nenhuma sintonia entre si, com cada um querendo entregar o seu no final do dia, sem a menor empatia pelo próximo, trabalhei até mesmo com pessoas que eram excelentes no que faziam mas não entendiam nada a respeito do produto que entregavam…E claro, com equipes que eram uma verdadeira EQUIPE, com trocas de feedback e sempre se ajudando para alcançar o melhor! E, preciso mencionar o nosso queridíssimo Veveto (Everson) que hoje está nessa área conosco aqui na We Do Logos! Mas, claro, sempre há a cobrança de ambos os lados pois sempre queremos entregar o melhor resultado!

Uma dica? De maneira nenhuma encare “essa disputa” como algo ruim, são seus colaboradores querendo entregar, mas tudo isso tem que ser de forma saudável, sabendo que no final, somente o trabalho em conjunto – reflexo de um bom alinhamento – trará bons resultados!

Não será fácil! Principalmente quando você não estiver batendo metas de faturamento, e será nesse momento que os times serão testados! Pois enquanto está tudo correndo bem, é maravilhoso todos se amarem rs, como em qualquer casamento: “é nas dificuldades que conhecemos as verdadeiras alianças”…Por isso, integre sempre as ações de marketing com vendas; compartilhe dados entre eles, estipule objetivos em comum e meça sempre!

Arregace as mangas pois esse caso de “amor e ódio” é histórico e não se sinta mal se isso estiver acontecendo em sua empresa…Afinal de contas, o que seria de um sem o outro? ❤

É só alinhar as pessoas para que elas trabalhem juntas com o discernimento de que o campeão deste embate deve ser sempre o sucesso do seu negócio!

Mas me conta, como foi em sua empresa? Como você apaziguou e conseguiu a “bandeira da paz”?

Beijos,

Gislayne Araripe
Diretora Comercial

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.
Telefone para contato: 0800 8871 571 (gratuito para fixo e celular)