Aprendizado através de histórias! | Bate papo com Atendimento (CS) #2

Opa, boa tarde, tudo bom?

Meu nome é João Cardoso e sou líder do time de Gestores de Experiência da We Do Logos.

Você já ouviu falar sobre TED Talks ou TEDx?
TED’s são apresentações e palestras de no máximo 20 minutos, realizadas por grandes oradores do mundo em relação a diversos temas de diversos segmentos. Podemos encontrar apresentações sobre ciência, empreendedorismo, técnicas de vendas, cinema e até mesmo religião.

A grande diferença? Eles ensinam contando histórias.

Eu acredito no aprendizado através de histórias.

Histórias que, incluindo as minhas, são de onde tiro inspiração para viver a vida da maneira que eu vivo e aprendo a crescer como pessoa e profissional.

Por isso sou um grande fã de TED Talks.

Em menos de 20 minutos, você se aprofunda tão densamente na mente de um completo estranho, a ponto de perder seu fôlego e fazer sua mente girar com tantas novas ideias.

Hoje, vou te apresentar os 4 TED Talks que mais me inspiraram a tomar as rédeas de minha carreira e me portar como líder de um time. Todos possuem legendas em português e a transcrição completa da palestra!

1 – Simon Sinek – Como grandes líderes inspiram ações.

Todos precisam ser aprender a serem líderes de suas vidas, sejam no meio de nossas famílias, durante os estudos ou em nosso ambiente de trabalho. “Liderança não é sobre ser uma autoridade, é sobre cuidar da pessoa que está a sua esquerda e cuidar da pessoa que está a sua direita”. Nesse, que é um dos TED Talks mais famosos da atualidade, aprendi que meu comportamento profissonal não precisa ser diferente do pessoal. A palavra chave é CUIDAR.

2 – Amy Cuddy – Sua linguagem corporal pode moldar quem você é.

Nossa linguagem corporal é poderosa. Seja na hora de vender um conceito, fazer uma entrevista para seu emprego dos sonhos ou defender sua opinião em seu ambiente de trabalho, sua linguagem corporal precisa de volume. Nessa apresentação, é possível aprender como ser mais confiante e ser notado!
3 – Brené Brown – O poder da vulnerabilidade.
Em uma das mais importantes apresentações de minha formação pessoal, Brené apresenta sua pesquisa acadêmica onde ela estuda o que fazem as pessoas felizes. De acordo com ela, quanto mais vulnerabilidade você demonstra em sua vida, mais você consegue se conectar com outras pessoas e mais feliz você é. Apesar de parecer óbvio, a conversa é extremamente profunda e poderá abrir sua mente.

4 – Adam Grant – Você é um doador ou um aproveitador?
Uma conversa franca sobre os tipos de pessoa que você encontra em seu ambiente de trabalho. Nessa apresentação, é possível identificar os três tipos de funcionários de uma empresa e aprender a lidar com cada um deles. Como líder, é importante identificar cada um desses tipos e dedicar um tempo para pesquisar a motivação certa que cada um deles necessita para entregar um melhor resultado.

E você, já conhecia o TED Talks? Quais são seus favoritos? Vamos bater um papo sobre o assunto!

——–

João Cardoso
Líder de Sucesso do Cliente
We Do Logos

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.