Ferramentas que salvam! | Bate papo com Tecnologia #4

Por: Gustavo Zimmermann
Edição: Everson Marinho

Olá, amigos empreendendores,

Meu nome é Gustavo Zimmermann, conhecido como Z e sou Head do time de T.I da We Do Logos.

Estamos aqui novamente para falar sobre os desafios de tecnologia no nosso dia a dia, na última vez falamos sobre os processos de desenvolvimento e como escolher o que melhor se encaixa na realidade de cada um.

Hoje quero falar um pouco de uma ferramenta que nos ajuda a organizar as tarefas e os times, porque na minha experiência um dos primeiros problemas que surge em um novo projeto é perder a noção das tarefas, o que foi feito, o que falta fazer, o que tem para corrigir e o que fazer em seguida.

Para resolver este problema, uma das ferramentas mais usadas hoje em dia é o famoso quadro kanban, aquele quadro com algumas colunas e muitos post-its coloridos. Ele é muito usado por ser muito simples, direto pela quantidade de post-its no quadro e intuitivo ao ponto de te permitir entender sem nem necessariamente ler o que está escrito em cada um deles. Olhando para ele com frequência, percebe-se logo se as coisas estão andando e em que ritmo está.

Podemos começar com um quadro bem simples, o mais comum são 3 colunas: uma para as tarefas não iniciadas, uma para as que estão em andamento e outra para as finalizadas. E aos poucos, sente-se a necessidade de incluir novas colunas que vão refletir as etapas do seu processo, como por exemplo, se existe uma etapa de homologação, ficamos com 4 colunas: não iniciadas, em andamento, em homologação e finalizadas.

Assim aos poucos o kanban vai evoluindo junto com o seu processo e estará sempre refletindo o andamento das tarefas, e servirá também para descobrir onde se encontra o gargalo de seu processo, talvez você irá perceber que em uma das colunas poderá ficar acumulada com muitos post-its e assim poderá tomar ações para melhorar ainda mais o seu processo.

Mais uma vez foi muito bom poder compartilhar com vocês, se quiserem mais dicas de como usar o kanban, ou se usam alguma outra ferramenta para gerência de tarefas, me conta, será um prazer conversarmos sobre isso!

Grande abraço,

Gustavo Zimmermann
Head de T.I
We Do Logos

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.
Telefone para contato: 0800 8871 571 (gratuito para fixo e celular)