O seu site é responsivo? | Bate papo com Tecnologia #3

Por: Gustavo Zimmermann & Equipe
Edição: Everson Marinho

Oi!

Meu nome é Roberto Marçal e eu sou o Desenvolvedor Web aqui na We Do Logos.

Para o assunto dessa semana, escolhi falar para vocês sobre a importância de se ter um site responsivo!

Fique calmo…Site responsivo não é nenhum “bicho de 7 cabeças” e é com certeza mais usual e familiar do que você imagina, rs.

Sabe aquele site que você acessa pelo celular ou tablet e, de repente, ela se encaixa perfeitamente na tela? Isso é um site responsivo! Basicamente, significa que aquela página é flexível, adaptando automaticamente todo o layout, as imagens e textos para o tamanho do dispositivo que você está utilizando.

E aí, você me pergunta: “Roberto, mas por que isso é tão importante?”

Atualmente, em uma breve pesquisa, comprova que 89% dos usuários utilizam smartphones para procurar informações, serviços e produtos de empresas locais;

32% dos usuários ficam frustrados quando um site não é exibido corretamente em dispositivos móveis;

13% dos brasileiros usam os celulares para comparar preços, enquanto visitam as lojas físicas;

30% dos consumidores no Brasil têm feito compras utilizando dispositivos móveis (celulares, tablets, etc).

Isso já explica muita coisa, não é mesmo?

Imagina, por exemplo, você em seu horário de almoço com o celular tentando acessar um site para comprar um produto/serviço e ao entrar, se depara com os textos, imagens e vídeos totalmente desalinhados, impendindo a perfeita navegação e visualização do conteúdo. Que péssima experiência, não é mesmo? Com certeza não é nada confortável acessar um site e ter que ficar trabalhando com zoom e scroll repetidas vezes para poder acompanhar o conteúdo, ainda mais, quando estamos falando de vendas e comprometemos o fluxo de usabilidade de compra.

Por esse e outros motivos, é ESSENCIAL que seu site seja flexível ao dispositivo que seu cliente estiver usando e para comprovar o que estou dizendo, gostaria de compartilhar com você uma pesquisa que comprova o crescimento nos acessos dos dispositivos móveis nos últimos anos:

“Segundo o Digital in 2018, os dispositivos mobile já são o principal ponto de acesso das pessoas à internet em todo o mundo, com penetração de 52%, enquanto os computadores tradicionais (laptops e desktops) têm penetração de “apenas” 43%. Os tablets são usados por apenas 4% da população, enquanto outros dispositivos (como os consoles) são utilizados por 0,14% das pessoas ao redor do globo. Caso queria saber um pouco mais, clique aqui neste link, tem mais dados interessantes e relevantes a favor dos smartphones.

E o site da sua Empresa? É responsivo?

Você já despertou para a importância e impacto desse resultado?

Um grande abraço,

Roberto Marçal
Desenvolvedor Web
We Do Logos

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.
Telefone para contato: 0800 8871 571 (gratuito para fixo e celular)