Aposte em você! | Bate papo com empreendedorismo #1

Aposte em Você!

Por: Gustavo Mota
Edição: Everson Marinho

Semana passada nós falamos sobre planejamento. E como você sabe, para ter um ano de 2019 incrível, definir metas e objetivos para a We Do Logos é fundamental medir e acompanhar o crescimento dos resultados e corrigir possíveis falhas no meio do caminho já no primeiro mês.

O que eu não falei semana passada, é que eu também defino metas e objetivos para minha vida pessoal. Inicialmente, parece estranho, ainda mais para empreendedores como eu que vivo o dia inteiro pensando na empresa e não consigo separar a vida pessoal da profissional. Mas essas metas fazem toda a diferença em você e na sua performance nos negócios.

Eu não estou falando de promessas de ano novo que falamos no réveillon e nunca cumprimos no ano seguinte. Eu estou me referindo a metas claras e mensuráveis para a sua vida ser melhor e com isso, você será o motor propulsor da mudança nos resultados da sua empresa.

Iniciado o planejamento pessoal, fiz uma lista de 10 objetivos para 2019. Incluí objetivos financeiros, aquisição de bens, saúde, educação e treinamento, e momentos de qualidade com a família. Todos os objetivos, como falei, mensuráveis, para eu saber ao final do ano se cumpri, ou não.

Para evitar que meu planejamento vire promessa de reveillon, separei o ano em trimestres, igual ao que faço para definir as metas da We Do Logos, e de distribui de forma realista os objetivos a serem alcançados dentro dos 4 trimestres do ano. A lógica é simples, se você não consegue ver o resultado de forma tangível ou rápida, você acaba desestimulando. Assim, fica mais fácil de medir e acompanhar a evolução, ao mesmo tempo que você se estimula ao alcançar cada objetivo traçado.

Uma das metas que quero compartilhar com vocês é super simples e facilmente aplicável por todos, e você pode começar hoje: Ler 12 livros em 2019 (1 por mês).

O brasileiro, infelizmente não tem o habito da leitura, mas quando você começa com uma relação de bons livros, você simplesmente não consegue parar. Nós que batalhamos todos os dias nas nossas empresas, precisamos de doses de inspiração, educação, metodologia e técnica. É incrível como conseguimos aprender com os livros e a maneira como nos envolvemos e podemos crescer a cada página.

O melhor da definição da meta, é que como já estamos no ritmo acelerado habitual de janeiro, aproveitei minhas mini férias para concluir o meu segundo livro de 2019 (e com o terceiro já comprado). Como disse nossa ex-presidente, quando eu bater a meta, quero dobrar a meta!

Para te ajudar, vou listar 6 livros que me ajudaram muito e espero que eles também façam a diferença na sua vida. Separei em 3 pilares para facilitar o seu direcionamento, mas você pode ler na ordem que desejar.

Para você se inspirar:

– Jack Definitivo

– Hard things about hard things

Para você melhorar suas vendas

– Receita previsível

– Hipercrescimento (vou começar esse!)

Para você melhorar como pessoa:

– O poder da ação

– Preciso saber se estou indo bem (esse foi o último que li)

Como eu ainda não fechei a lista de livros para todo o meu ano, eu gostaria da sua ajuda! Seria muito bom se puder me indicar um ou mais livros que fizeram a diferença na sua vida, seja pessoal ou profissional. Acredito que essa troca de informação seja valiosíssima para nossa evolução como pessoa e, principalmente, como profissional.

Espero poder contar com você e que juntos, possamos construir nosso sucesso e o sucesso dos nossos negócios.

Abs,

Gustavo Mota
CEO
We Do Logos

Instagram: @gustavomotarj