Preciso de um site. E agora? | Bate papo com Marketing #3

Olá, de novo! Obrigado por estar mais uma vez com a gente 😊

Eu sou Everson Marinho, analista de Marketing na We Do Logos e na semana passada conversamos que, às vezes, está tudo bem não estar tudo bem.

Hoje quero bater um papo sobre aquele momento em que você se dá conta de que, caramba, estamos em 2019 e não dá mais para negar que o seu negócio precisa ter presença digital.

“Mas o que significa presença digital?????”

Estar presente no digital é ter um espaço online onde as pessoas possam se conectar, consumir e fazer parte do seu negócio através da internet. Hoje nós temos as redes sociais (que é um canal indiscutível de acesso e influência) e, o carro-chefe de qualquer presença digital: o site da sua empresa.

Ok. Você entendeu a importância de se ter um site mas agora não faz a menor ideia de como criá-lo com assertividade e sucesso, né?!

Se a sua resposta for sim, não se desespere, você não está sozinho nessa!

É absolutamente comum que as pessoas desconheçam todos os pontos cruciais para se ter um site profissional devidamente no ar. Lidamos diariamente com empreendedores que estão em momentos diferentes: seja iniciando um negócio completamente do zero ou repaginando a Identidade e posicionamento de uma marca antiga no mercado. E vamos ser sinceros? São tantas coisas para pensar e lidar que sinceramente não dá pra saber tudo.

Em ambos os casos, existem muitas dúvidas na hora de se criar o site, por exemplo, qual o formato correto para atingir o seu objetivo.

Site Institucional

Sites Institucionais são voltados para a apresentação da Empresa e conteúdo (imagens, vídeos e textos). Sabe quando você está pesquisando um restaurante novo para ir no final de semana e para se preparar ($$$) ou não ter surpresas com um menu exótico quando você definitivamente não está de dieta, corre para olhar o site e conferir o menu/atrações do dia? Então! É exatamente este tipo de site que é chamado de institucional.

Site Ecommerce

Sites Ecommerce são como lojas virtuais, se o institucional é focado em informação, o ecommerce é voltado para a transação comercial online, ou seja, conta inclusive com carrinho de compra para realizar as vendas do seu negócio ou produto anunciados ali. Sabe aqueles famosos sites que a gente compra roupas, produtos e acessórios em poucos cliques? Esses sites são chamados de ecommerce, por se tratar de comércios virtuais.

Depois de saber qual é o formato ideal para o seu negócio, é hora de entender que para um site existir, é necessário o desenvolvimento de 2 fases para compor a estrutura completa: Layout e Programação.

Layout

A primeira etapa é o Layout, a fase visual do site, serve para que você consiga desenvolver o estilo e imagem que o seu site irá ter, tudo que diz respeito ao design, como cores, fontes, páginas e formatos.

Programação

Após concluir a primeira etapa (visual), esta etapa é onde programamos todas as telas que você definiu anteriormente, inserindo os códigos, funcionalidades, configurando o domínio, hospedagem e efeitos necessários para que o seu site seja finalizado e esteja online.

Certo…Mas o que é domínio e hospedagem?! (Está acabando, eu juro! 😂)

O domínio é seu endereço na web, por exemplo: www.americanas.com. É a forma de você registrar e garantir como será a denominação que as pessoas precisarão buscar para acessar o seu site. Eu recomendo particularmente registrar o domínio no registro.br, que é a autoridade máxima de registros no Brasil. Um domínio custa, por exemplo, R$ 40,00 por ano.

Assim como o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem é a sua casa. É o local onde o site ficará guardado e sempre que alguém acessá-lo, ele será mostrado. Dependendo da hospedagem, ainda existe a possiblidade de se ter um e-mail corporativo, por exemplo: contato@suaempresa.com.

Em relação a sugestão de hospedagem, é válido conferir no mercado qual é a melhor opção que se encaixa com o seu negócio. Existe uma infinidade de hospedagens, diferenciais e perfis nos quais você pode contratar.

Para finalizar, separei um ebook (livro digital) para compartilhar com vocês gratuitamente, feito com um parceiro do nosso time de criativos, nele explica compilando em 10 passos como lançar o seu primeiro site e tudo que você precisa saber de importante em relação a isso.

É só clicar no botão aqui embaixo 🙂

BAIXAR LIVRO: 10 PASSOS PARA LANÇAR O SEU PRIMEIRO SITE!
Na We Do Logos, a gente cria sites tornando todas essas questões práticas e podendo até mesmo resolvé-las por você 🙂

Mas me conta, você já tem o site da sua Empresa? Como ele é? Qual é o sistema e empresa de hospedagem que escolheu? Percebeu que ter a sua marca disponível 24 horas por dia traz um retorno imensurável?

Me conta como foi a sua experiência, ficarei feliz em ouvir.

Abração,

Everson Marinho
Analista de Marketing
We Do Logos

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.
Telefone para contato: 0800 8871 571 (gratuito para fixo e celular)