Você é o protagonista do seu sucesso? | Bate papo com Vendas #4

Por: Gislayne Araripe & Equipe
Edição: Everson Marinho

Oi!

Me chamo Gabriel Fragoso e sou especialista em negócios aqui na We Do Logos.

Recentemente eu estava conversando com um colega, dono de um pequeno comércio perto da minha casa e escutei dele a seguinte frase: “É meu amigo, essa crise tá braba, ano passado o meu faturamento neste mês foi quase o dobro, esse ano não está fácil.”

Talvez economicamente o país não esteja realmente nos seus melhores momentos, mas nada pior que nos deixarmos levar por esse discurso de que “estamos em época de crise” e assim vivermos cantando o lema do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu…”

Se você está nesse estágio, te dou uma dica, mexa-se, torne-se protagonista do seu sucesso e pare de colocar a culpa na “crise”.

Um pouco antes de me juntar ao time de vendas da WeDoLogos, eu era sócio de uma pizzaria no subúrbio do Rio de Janeiro, @SaborMixDelivery. Logo que entrei eu escutei dos meus dois sócios que o final de ano (Natal e Ano Novo) era o pior período de vendas, que historicamente era mais vantajoso dar férias ao nosso time do que funcionarmos e não ter vendas. Segundo eles, na época de Natal todo mundo fazia muita comida em casa e sempre sobrava, já no Ano Novo todos viajavam e não tinha demanda. Como sou igual a São Tomé, também só acredito vendo, apostei com eles que teríamos o melhor final de ano da história da empresa, mas para isso, teríamos que nos dedicar.

Fiz uma pesquisa com nossos clientes e percebi que muitos passavam o Natal na casa da família e quando voltavam para casa no dia seguinte tinham que ir para a cozinha ou tentar comprar na rua, mas sempre estava tudo fechado, o mesmo acontecia no Ano Novo.

Com essa informação na mão, divulguei em nossas redes sociais que abriríamos no dia 25/12 e no dia 01/01. E para a surpresa dos meus sócios, NUNCA VENDEMOS TANTO!!!

Um caso “semelhante” aconteceu em 2012 com a Reserva. Na época em que ainda era pouco conhecida nacionalmente, a empresa teve uma de suas lojas roubadas em plena época de Natal, a melhor época de vendas para eles, e ao invés de ficarem se lamentando eles fizeram a campanha “Limonada Reserva”. Eles aproveitaram o vídeo da ação dos ladrões para viralizar na web e assim conseguiram ser visto no Brasil inteiro e, literalmente, transformar limão em limonada. Para assistir o vídeo da ação, é só clicar aqui!

E você, o que está esperando para fazer do seu limão uma limonada?

Compartilhe com a gente alguma situação em que você driblou a adversidade!

Gabriel Fragoso
Especialista em Negócios

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.
Telefone para contato: 0800 8871 571 (gratuito para fixo e celular)