Você sabe qual é o dia mais importante da semana? | Bate papo com Empreendedorismo #5

Por: Gustavo Mota
Edição: Everson Marinho

Olá, empreendedor de sucesso!

Aqui na We Do Logos realizamos, toda segunda-feira, o que chamamos de Reunião de Heads.

Juntamos as lideranças e peças chave de toda empresa para essa reunião semanal, onde cada área apresenta seus números e desafios e todos os líderes podem e devem discutir pontos de melhorias.

Temos basicamente 5 áreas na empresa: Vendas, TI, Marketing, Experiência do Cliente e Financeiro.

Todas as áreas possuem suas métricas de sucesso e vamos acompanhando a evolução de cada uma delas de acordo com os seus desafios.

Essa reunião semanal é importantíssima para, em primeiro lugar, mantermos uma cultura de medir e se comprometer perante os seus pares com o resultado, e segundo, para manter todos informados de como a empresa está se desenvolvendo e se, por acaso existir alguma dificuldade de uma área para a outra, conseguirmos resolver rapidamente.

Como sabem, eu faço palestras em todo Brasil, e dificilmente eu encontro com um empreendedor que tem essa rotina, então se esse for o seu caso, faça 1 mês de experimento e compartilhe comigo o seu resultado. E se me permitir, adoraria mostrar seu caso para minha audiência. Bons exemplos sempre devem ser promovidos e divulgados!

Para ajudar, vamos a algumas dicas para sua reunião dar certo:

1. Deixe agendando em um horário que todos os envolvidos possam se comprometer e participar. Aqui na We Do Logos fazemos às 9:30. Na WPensar, startup de gestão escolar, a reunião é às 14:00. Ou seja, não tem certo ou errado. O mais importante é ser as segundas e com um horário fixo.

2. Todos os Líderes devem participar. Sempre! O comprometimento com o crescimento do negócio é fundamental para qualquer estratégia de evolução. Então, todos, inclusive você, precisam estar presentes. Não delegue a sua presença.

3. Cada área precisa trazer seu KPI (Indicador de Performance ou Meta) e dar um resumo de como foi a semana e o que espera para evoluir para a próxima semana.

4. Faça uma ata da reunião e envie para todos os participantes ao final da reunião. Assim, todos lembrarão o que foi discutido e poderão revisitar algum ponto, caso necessário.

Mas a chave do sucesso, sem sombra de dúvidas, é a regularidade e o comprometimento. Não tenho dúvidas, que após você aplicar essa metodologia de acompanhamento, você terá resultados incríveis.

E se você for um empreendedor individual, não tem problema algum. Eu uso essa metodologia para minha vida e minhas metas individuais. Então, mesmo que você não tenha um time grande, a rotina semanal para avaliar como foi a semana, apontar pontos de melhoria e impulsionar o que vem funcionando bem, deve ser implementada já!

E não esqueça de fazer uma ata! A estrutura de uma Ata de Reunião é super simples, mas caso você queira ter o modelo que usamos aqui na WDL, me responda esse e-mail que te envio para servir de guia.

Obs: Parece mais difícil do que realmente é e os resultados são transformadores!

Espero você do outro lado!

Abs,

Gustavo Mota
CEO
We Do Logos

Instagram: @gustavomotarj

PS: Se você realmente gostou desse conteúdo, fica meu convite para nos acompanhar nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *