Você sabe quem está contratando? | Bate papo com vendas #1

Você sabe quem está contratando?

Por: Gislayne Araripe

Edição: Everson Marinho

Opa, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre reparação de vendas! Dentro desta etapa, é um pré-requisito termos a pessoa certa de acordo com a cultura corporativa da nossa empresa, caso contrário, acaba se tornando uma grande perda de tempo para ambos os lados, né?!

E, como bem sabemos, tempo é dinheiro! E otimizá-lo é um dos hacks que tornam a curva para o sucesso mais curta.

Por isso, antes mesmo de entrarmos em processos vamos ao, que muitas vezes, é o mais complicado: encontrar a pessoa certa para esse trabalho!

Existem muitos tipos de processos de seleção, mas para cada vaga existe um perfil indicado, eu, por exemplo, gosto de trabalhar com pessoas que sejam ambiciosas, arrojadas e o mais importante, prontas para mudanças! Sim, ser adaptável é um dos perfis mais solicitados pelas empresas…pois o mundo dos negócios muda o tempo inteiro, a todo momento existe um processo novo, um sistema de acompanhamento de leads mais completo, uma mudança no perfil de seu cliente e o que fará um vendedor se destacar é a capacidade de se adaptar de forma rápida e flexível para entregar os melhores resultados!

Aqui na WeDoLogos, uma frase descreve bem a vida de um vendedor: “A única constante é a mudança”, sim, sempre testamos coisas novas, trabalhamos com vários tipos de públicos, com todo tipo de demanda e isso exige que o profissional esteja sempre “antenado” nas novidades do mercado de vários segmentos com relação a design, sem esquecer do seu conhecimento em vendas.

Estamos sempre a procura de novos talentos nessa área, ahhh, esqueci de mencionar, sempre mantenha vagas abertas em sua empresa! Assim, você estará apto a conhecer novas pessoas e sempre que precisar, devido a uma saída de um colaborador ou até mesmo na promoção do mesmo, não precisará fazer um processo seletivo às pressas, sem muita base…Por isso, estruturar esse processo é importante!

Existem empresas especializadas em processo de seleção, algumas vezes recorremos a um parceiro que desenvolve este trabalho com excelência, a Loupe Consultoria, eles entendem todo o perfil que você está buscando e encontram profissionais que sejam praticamente 100% compatíveis com a vaga.

“Ahhh, mas não tenho como investir em uma empresa de RH!” 🙁

Não se preocupe, nós também fazemos esse processo por conta própria! Já adianto, que, não existe o único perfil ideal de profissional, isso vai variar de acordo com o cargo, cultura da empresa e muitos fatores, antes de tudo, se pergunte: “O que você está buscando?” Essa é a pergunta que sempre me faço e posso te dizer que na maioria das vezes acertamos (não existe acertar sempre, pessoas são complexas e você não a conhecerá em apenas um processo seletivo), mas os que estavam no perfil são como uma família, eles vestiram a camisa da We Do Logos e encararam todas as metas que foram passadas até aqui!

“Mas, quais tipos de perguntas eu devo fazer para encontrar o perfil x?”

Temos uma apostila bem irada, cedida e utilizada pela Loupe Consultoria para você entender melhor o perfil da pessoa que você está entrevistando e conseguir explorar ao máximo o potencial desta entrevista. E é claro que vou disponibilizar ela para você 😊, basta clicar aqui embaixo!

Download da Apostila de Perguntas por Competências: clique aqui!

Bom…Encontrar a pessoa ideal para o time é um caminho de erros e acertos, com o tempo você entenderá melhor o que se encaixa na cultura da sua empresa e perfil necessário da área.

Esse foi o primeiro passo dentre muitos para montar uma equipe de vendas e processos ideais para seu 2019 ser marcante!

*Disponibilizamos também uma planilha de perguntas e respostas em uma versão completa para alinhamento de perfil, se desejar, responda este e-mail e te encaminho, conte conosco para construir um ano de muito sucesso juntos!

Beijos,

Gislayne Araripe
Diretora Comercial
We Do Logos
Telefone para contato: 0800 8871 571 (gratuito para fixo e celular)