Há algum tempo atrás, as tecnologias de segurança SSL/TLS eram aplicadas apenas em sites onde havia troca de dados sensíveis e confidenciais, porém dois fatores em especial estão transformando a adoção do certificado SSL em algo cada vez mais popular e difundido. A primeira é a disponibilidade de um serviço de segurança open source e gratuito, o Let’s Encrypt. Como um impulso a mais nessa direção, temos os benefícios ligados a otimização para as buscas (SEO), já que há alguns anos o Google adotou o SSL como fator de ranqueamento em seu algoritmo de buscas.
O que é o certificado SSL?
Em primeiro lugar, é importante entendermos o que é e como funciona o certificado SSL. Trata-se de uma tecnologia de segurança online que garante a integridade na troca de dados entre o servidor e as pessoas que estão acessando um site na web. Através desse certificado, uma organização terceira garante que seu site é confiável e viabiliza a troca de dados criptografados, impedindo que essas informações sejam visualizadas por outros durante a navegação.
Existem vantagens em utilizar o certificado SSL em sites que não sejam lojas online?
Esse cuidado com a troca de dados é algo primordial em alguns tipos de sites como, por exemplo, estabelecimentos e-commerce que solicitam dados sensíveis de identificação e pagamento. No entanto, existem benefícios que o certificado SSL pode trazer para quem tem um site onde o foco principal é prover conteúdo, ou seja, que foge do padrão loja online.
O primeiro desses fatores é uma vantagem no algoritmo de buscas do Google, o maior portal de buscas da web. Qualquer tipo de site que deseja obter vantagem competitiva junto aos resultados do Google, pode investir na ativação de um certificado de segurança digital, inclusive sites de conteúdo como blogs, portais e revistas online. Outro benefício do SSL diz respeito à experiência dos usuários ao navegarem em sites protegidos, já que os sinais de segurança do SSL são reconhecíveis e trazem com eles uma mensagem de respeito e confiança.
Benefícios em SEO
Em 2014 o Google falou pela primeira vez sobre beneficiar sites que utilizassem o SSL, adicionando oficialmente esse item como fator em seu algoritmo de buscas. Na época, o anúncio veio com a explicação de que seria um benefício leve “ganhando um peso menor do que outros fatores, como a qualidade do conteúdo”. No entanto, segurança é algo que o Google leva bastante a sério e, já na época do primeiro anúncio, houve uma promessa de expansão do peso deste fator no ranqueamento.
Investindo na relação de confiança com o usuário
Sinais de segurança contam pontos no desenvolvimento de uma relação de confiança com seus visitantes. Mesmo sem conhecimento técnico, usuários identificam com facilidade um site seguro. Existem alguns fatores visuais que atestam o uso do certificado SSL como, por exemplo, o início da URL do site que passa de http:// para https://. Outro sinal bastante conhecido consiste em um cadeado que aparece fechado, na barra de endereço, enquanto o usuário navega em ambiente seguro. Também na barra de endereços, o título do site aparece em verde.
Todos esses sinais passam uma mensagem principal aos usuários que estão navegando, uma mensagem de respeito à privacidade, que promove confiança dele no seu site. De modo prático, somados a um conteúdo interessante e de qualidade, estes sinais podem garantir um maior retorno dos usuários, mais assinaturas no feed/rss e newsletter, ou seja, um crescimento geral em suas métricas de engajamento.
É fácil e gratuito ativar o certificado SSL
Mesmo levando em conta essas vantagens, donos de sites de conteúdo esbarravam em barreiras que comprometiam a adoção do certificado SSL em seus sites. O custo e o trabalho técnico envolvido na sua ativação e na manutenção do certificado eram os principais impeditivos. A iniciativa global Let’s Encrypt surgiu em resposta a esses problemas. Visando uma web democraticamente mais segura para todos, o Let’s Encrypt é um certificado SSL válido, open source e gratuito. O mais legal é que a causa foi abraçada e agora o Let’s Encrypt pode ser instalado facilmente, inclusive em ambientes de hospedagem compartilhada, através de poucos cliques.
Principais características do certificado gratuito Let’s Encrypt:
Livre: você pode instalá-lo gratuitamente em todos os seus domínios.
Simples: com a integração via painel de controle você o instala com poucos cliques.
Automático: após a instalação, ele é renovado automaticamente.
Seguro: utiliza altos padrões de segurança para a troca de informações.
Transparente: os certificados emitidos ou revogados são gravados e disponíveis para que qualquer um possa inspecionar.
Sem IP dedicado: você não precisará gastar mais dinheiro para ter um IP dedicado.
Compatibilidade: compatível com os principais navegadores do mercado.
São várias as vantagens em utilizar o certificado SSL, o uso adequado da tecnologia ajuda a proteger a sua privacidade e a de seus usuários, além de fortalecer a confiança dos visitantes durante a navegação. A vantagem relacionada ao SEO vai se tornando cada vez mais importante, à medida que mais e mais sites vão fazendo a troca do HTTP para o HTTPs. Agora que você já conhece as vantagens, aproveite o benefício do SSL gratuito e ative o seu certificado!
Último, mas não menos importante todo site precisa também ter uma política de privacidade para justamente assegurar que tudo acima funcione da maneira correta e esteja descrito para o usuário de forma clara!
Este post foi escrito por Leonéia Evangelista, Analista de Conteúdos da KingHost, bacharel em Comunicação Digital pela Unisinos e mestre em Bibliotecas Digitais pelo programa Digital Library Learning (Erasmus Mundus).