Cinco conselhos dados por grande empresários

O evento CEO Summit 2011, organizado pela Endeavor em São Paulo, reuniu grandes empresários para compartilhar seu sucesso e o caminho que levou a ele. A troca de experiências e os conselhos oferecidos são muito bons para quem está iniciando um negócio. Já que se tratam de filosofias e estratégias que levaram empresas a se tornarem grandes e conquistarem seu espaço.

 

 

Pão de Açúcar – Nunca deixe de melhorar

Para Abílio Diniz, empresário e presidente do conselho de administração do grupo Pão de Açúcar, o empreendedor precisa ter uma meta, melhorar todos os dias. Essa é o método utilizado por ele na construção e administração da rede de varejo.

“Ser melhor hoje do que ontem, e melhor amanhã do que hoje. Tem gente que diz que isso é marketing pessoal, retórica. Não é uma obsessão, é ter uma meta e querer melhorar sempre”, sugere.

 

Alpargatas: reinvente-se

De simples chinelos a ícone fashion nacional e internacional. Para Marcio Utsch, presidente da Alpargatas, o segredo de sucesso das Havaianas está na inovação das sandálias. “Inovação não é só inventar. É também reinventar-se”, diz Marcio.

 

Natura: encontre sua linguagem

A Natura conquistou seu espaço através de uma linguagem própria, adotando a sustentabilidade como identidade para o negócio.

“A criação da Natura correspondeu enormemente a entender qual projeto a vida tinha para mim. Como empreendedores, temos que encontrar nosso jeito de fazer e isso que vai nos particularizar. Eu podia criar uma linguagem que particularizasse aqueles potinhos. Isso faz prosperar”, fala.

 

Embraer: o dono do seu negócio é o seu cliente

A filosofia de inovação da Embraer, Terceira maior fabricante de jatos civis do mundo, é buscar o que o cliente quer e alinhar ao que a empresa busca. Isso é um dos pontos que levou a empresa brasileira a levar o nome do país a um mercado bastante inovador e tecnológico.

“O processo de inovação não pode sair do nada. Tem que estar baseado no seu mercado”, conta Botelho.

 

Itaú: trabalho, sempre!

Herdeiro do Itaú, Roberto Setúbal foi responsável por levar a marca aos dez maiores do mundo em valor de mercado. Para ele o conselho aos novos empreendedores é o mesmo dos anos 50, quando começou a jornada de sua empresa.

“É muito trabalho, vontade e persistência. O empreendedor passará por momentos em que vai estar cansado, mas tem o sonho grande que tem que ser buscado”, explica.

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