Uma boa rede de contatos surge a partir do momento que você tem definidos os objetivos que deseja alcançar. Mas esses encontros são trocas e você também deve estar disposto a se esforçar para ajudar. Veja cinco dicas para turbinar sua rede de contatos.
Tenha um objetivo
Antes de ir a um evento de network saiba exatamente o que procura no momento. Isso ajuda quando alguém perguntar algo do tipo “de que maneira posso te ajudar?”, “o que você procura” ou “quem é o seu cliente ideal?” você saberá exatamente o que responder e terá mais oportunidades.
Ter algo para oferecer
Nesses encontros você vai a fim de receber ajudar e ajudar. Saiba identificar quem são as pessoas influentes em sua agenda atual e/ou os serviços que pode indicar.
Cartão de Visita
Nada de ficar catando cartão em bolsas. Mantenha seu contato em um lugar de fácil acesso como o bolso ou um porta cartão, por exemplo. E deixe-os separado dos que você está recebendo. Para quem tem iPhone ou Android existe o aplicativo #Hashable, que permite virtualmente a troca de contato.
Follow-up
Dê continuidade aos assuntos falados através do Follow-up. Mande e-mails com informações que faltaram no encontro, isso demonstra atenção. Para ficar mais fácil recordar a pessoa que falou, é bom fazer anotações sobre o que foi dito e até as características físicas da pessoa (ajuda a lembrar). Muitos dão o Follow-up após o encontro, mas dificilmente continuam o contato depois de um tempo. Espere passar um mês e refaça esse contato e reforce-o.