Já reparou que, quando vamos nos referir a uma primeira impressão ou à primeira apresentação que fazemos a outra pessoa, costumamos dizer que os elementos em destaque são o nosso cartão de visitas? Isso porque toda a parte que envolve a apresentação está relacionada com a imagem que o outro terá de nós e daquilo que estamos expondo.
Com relações profissionais ou comerciais isso não é diferente. Ter um cartão bem feito e que reflita exatamente o escopo de suas atividades é fundamental para criar uma boa primeira impressão. Por isso, vale a pena saber mais sobre como confeccionar o cartão de visita perfeito para a sua marca ou para seus serviços.
4 dicas de como confeccionar o cartão de visita perfeito para sua marca
Como confeccionar o cartão de visita perfeito pode ser muito fácil quando se tem em mente os objetivos certos bem definidos!
Isso porque, antes de mais nada, é fundamental estabelecer aquilo que é fundamental no modelo escolhido e a forma como todos os elementos irão se juntar para formar o seu cartão. Afinal de contas, o cartão de visita é a forma como seus clientes e fornecedores irão registrar seus contatos e até mesmo oferecê-los a alguém. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas essenciais para você aprender como fazer o cartão de visita mais adequado para você e para seus serviços.
Use as cores certas
Escolher o tom certo também é importante na hora de pensar em como confeccionar o cartão de visita:
Sua marca ou seus produtos fazem parte de um segmento alimentício? Use cores quentes e que remetam a conforto e felicidade.
Trabalha com um ramo mais corporativo e serviços mais segmentados? Invista em tons de azul ou de verde, que transmitem a ideia de estabilidade, organização e modernidade.
Dê preferência a tons claros se sua marca se relacionar com empresas mais tradicionais e a cores fortes e marcantes se você estiver em um segmento mais dinâmico e criativo, como a comunicação e a prestação de serviços variados.
Aproveite bem o espaço
Precisa colocar uma boa quantidade de informações no cartão? Use frente e verso.
Como confeccionar cartão de visita envolve a seleção de informações e criação de textos enxutos, é preciso colocar aquilo que há de mais importante na frente do cartão e deixar aquilo que é mais secundário para a parte de trás.
O logotipo também deve aparecer na frente, já que ele deve ser visto de forma clara – a identificação visual é fundamental, para que o cliente possa lembrar-se de sua marca em uma busca rápida apenas ao visualizar o seu logo. Por isso, não deixe de usar a identidade visual correta na hora de pensar em como fazer o cartão de visitas que irá deixar seu nome mais conhecido e lembrado.
Confira também: Cartão de visita personalizado online: agilidade e qualidade
Pense fora de caixa
Toda pessoa que se relaciona com empresas e marcas recebe diariamente uma grande quantidade de cartões de visitas.
Todos eles seguem basicamente o mesmo padrão em relação ao texto e à sua estrutura fundamental. Por isso, o seu deve ser o mais diferente e destacável possível. Para que isso seja possível, vale a pena em investir em estratégias mais ousadas e personalizadas. Imagine, por exemplo, imagine que você seja um programador oferecendo os serviços de sua empresa. Que tal colocar parte de seu cartão em uma linguagem de programação, como códigos específicos dos programas com os quais você trabalha?
É claro que é necessário colocar a mensagem escrita também, mas a ideia é o grande destaque dessa opção.
Se você faz parte de um segmento têxtil, por sua vez, por que não usar as texturas e estampas de seus produtos como plano de fundo para o seu cartão?
Não tem como confeccionar um cartão de visita pouco atrativo com marcas registradas como essas.
Uma outra possibilidade é ainda a de usar um verniz especial sobre o logotipo ou mesmo em partes específicas do cartão, como traços ou marcas divisórias.
O que evitar ao fazer cartão de visita
Ao confeccionar cartão de visita, evite alguns destes deslizes muito comuns:
Fazer um cartão muito grande ou muito pequeno (o ideal são as medidas 9 cm X 5 cm).
Usar um monte de tipos de letras diferentes.
Acabamento com brilho, isso dá um ar muito “varejo”.
Letras pequenas demais e que dificultam a leitura.
Papel muito mole: a gramatura recomendada é de 200 g/m2.
Exagerar na quantidade de informações.
Não dividir os textos em blocos simples de entender.
Erros de ortografia e gramática: revise tudo muito bem antes de mandar imprimir!
Usar imagens de baixa qualidade.
Excesso de cores: seja discreto!
Veja também: Quando usar um cartão de visita com foto?
Como confeccionar cartão de visita online
Se sua empresa precisa de cartão de visita, criação de logotipo, papelaria ou embalagens, além de diversos outros materiais de comunicação por um preço justo, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina.
Você cadastra sua empresa e faz o pedido do material que precisa por meio de um formulário de briefing bastante prático. Você já especifica quanto quer pagar e o prazo de entrega. Rapidamente, em torno de 24 horas, já começam a chegar as primeiras opções de artes para você avaliar, dar sugestões e pedir ajustes. É permitido pedir quantas alterações quiser! E tem mais: caso nenhuma arte enviada corresponda às suas expectativas, pode receber seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!